Câmara Municipal homenageia em sessão solene a Escola Estadual Assis Resende


Informativo da Câmara

0

Da esq. para a dir., Roseni Fernandes, diretora do Assis Resende, e as ex-diretoras Luzia Resende, Iêda Melo e Eunice Gomes (Foto Luana Chaves)

No último dia 16 de agosto, a Câmara Municipal de Resende Costa realizou sessão solene em homenagem ao centenário da Escola Estadual Assis Resende, completado no dia 21 de julho último. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Aurélio Suenes de Resende, o vice-prefeito José Gouvea Filho, vereadores, diretores e ex-diretores da Escola Assis Resende, familiares do Coronel Francisco Mendes de Resende (1874 - 1936), além de pessoas convidadas.

A sessão solene da Câmara foi aberta, seguindo uma tradição da Casa Legislativa de Resende Costa, com a oração do Pai Nosso. Em seguida, a cantora e aluna do Assis Resende, Mariana Costa, acompanhada pelos músicos Wagner Barbosa (violino) e Marcos Vinícius (teclado), cantou os hinos Nacional, de Resende Costa e da E. E. Assis Resende.

O vereador e idealizador da sessão solene, Vitor Tibuço, falou sobre a homenagem prestada à escola, responsável pela formação de inúmeras gerações de resende-costenses ao longo de um século de existência: “A ideia partiu de uma conversa rápida com o jornalista André Eustáquio sobre o centenário do Assis Resende. Queríamos resgatar a história da escola, contar como se deu a idealização do projeto do grupo escolar e quem são as pessoas que participaram da concretização desse ideal. E, acima de tudo, destacar a educação. Mesmo com tantas dificuldades pelas quais a escola passou e ainda passa, o ensino no ‘grupo de cima’ é referência. Homenagem aos idealizadores, aos professores, aos alunos, que constituem a história riquíssima do Estadual Assis Resende. Resende Costa, com menos de 10 anos de emancipação política (02/06/1912), já possuía uma biblioteca (1918) e uma escola (1919). Já era evidente que o município sempre priorizou a educação de seus filhos.”

O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Paulo de Assis Vale, destacou a importância da homenagem à centenária Escola Estadual Assis Resende: “Tivemos ilustres participações nessa sessão solene, como a do José Murilo Mendes, filho do Coronel Francisco Mendes Resende (primeiro presidente da Câmara Municipal constituída em 1912, chefe do Executivo e principal responsável pela construção do Grupo Escolar Assis Resende, inaugurado em 21 de julho de 1919). Essa homenagem foi muito merecida, uma vez que a grande maioria dos resende-costenses estudou no Assis Resende, o que reafirma a importância dessa instituição de ensino para Resende Costa. Nós, enquanto representantes do Poder Legislativo, temos que trabalhar cada vez mais pela valorização da escola. Se Resende Costa possui hoje uma população trabalhadora, formada e educada, é também em virtude do ensino oferecido pela Escola Estadual Assis Resende.”

 

Homenagens

Estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal a atual diretora da Escola Estadual Assis Resende, Roseni Fernandes, as vice-diretoras Karla Lima e Carla Raquel e as ex-diretoras, Eunice Gomes, Iêda Melo e Luzia Resende.

A ex-diretora Maria Luzia de Resende foi convidada pela Câmara a prestar homenagem à centenária escola, assim como o professor do Departamento de Letras, Arte e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei e ex-professor do Assis Resende, José Antônio Oliveira de Resende.

No final da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal realizou a entrega do certificado de homenagem pelo centenário da instituição de ensino à diretora Roseni Maria Fernandes.

 

História                              

Durante a sessão solene, o jornalista André Eustáquio e a assessora jurídica da Câmara Municipal, Marina Vale, falaram sobre a construção do Grupo Escolar Assis Resende, contextualizando-a no histórico momento de emancipação política de Resende Costa, justificando a homenagem feita pela Casa do Legislativo. “Em 1912, o então distrito da Lage emancipou-se do município de Tiradentes, adquirindo autonomia política, administrativa e econômica. Homens importantes da localidade, como os coronéis Francisco Mendes de Resende e João Evangelista de Sousa Maia, se destacaram à frente do processo de emancipação política de Resende Costa e deram os primeiros passos para que o novo município se estruturasse (...) a educação da população local foi priorizada e incentivada pelos primeiros administradores. O histórico prédio da escola, localizado na praça Rosa Penido, centro de Resende Costa, traz estampado em alto relevo em sua fachada o sobrenome do seu patrono, o Coronel Francisco Pinto de Assis Resende, pai do Coronel Mendes de Resende.”

 

Merecida homenagem

A histórica sessão solene da Câmara Municipal de Resende Costa do dia 16 de agosto de 2019 destacou e valorizou a importância da centenária Escola Estadual Assis Resende para a formação dos cidadãos resende-costenses. A cada ano, ao longo de um século de existência, são formados nos históricos salões do Assis Resende inúmeros jovens que conseguem acesso aos melhores centros universitários do estado de Minas Gerais e do país. Esse êxito é graças à qualidade do ensino oferecido pelo Assis Resende e, sobretudo, pela capacitação do corpo docente, que atua com profissionalismo e dedicação na centenária instituição de ensino que enche de orgulho a todos os resende-costenses.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário