Câmara Municipal institui título de “Honra ao Mérito Vereadora Maria”


Informativo da Câmara

0

Veredor Fernando Chaves (primeiro à dir. na bancada), autor dos dois projetos de lei

Foi aprovada a Resolução nº 431/2021, de autoria do vereador Fernando Chaves (PDT), que institui a homenagem pelo “Título de Honra ao Mérito Vereadora Maria”. A homenagem será concedida a mulheres residentes e/ou nascidas no município de Resende Costa que tenham se destacado por sua relevante atuação social ou política, por serviços prestados à comunidade. A homenagem criada será realizada pela Câmara Municipal em sessão solene, anualmente, no mês de março.

A primeira homenageada pelo “Título de Honra ao Mérito Vereadora Maria”, será a Sra. Geralda Aparecida R. Sousa, ex-vereadora do município de Resende Costa, e acontecerá em sessão solene no primeiro mês de março após o término do estado de pandemia causada pela Covid-19.

De acordo com o autor do projeto, a proposta do título é dar reconhecimento e incentivo à luta das mulheres por mais espaço e representatividade social e política. “Uma leitura da história política de Resende Costa revela o quanto essa luta é atual, tendo em vista que apenas quatro mulheres estiveram em nosso Legislativo Municipal. A ausência quase absoluta de mulheres na Câmara é uma triste realidade durante os 108 anos de sua existência.”

 

As Marias homenageadas

Em 21 de fevereiro de 1963, tomou posse, como primeira vereadora eleita no município de Resende Costa, a Maria Raimunda da Conceição, a Dona Maroca, do Distrito de Jacarandira. Dona Maroca, porém, cumpriu somente um ano do seu mandato, renunciando no fim do primeiro ano.

Em 1983, Maria Luíza Cesconi foi eleita vereadora pelo PMDB e ocupou uma das cadeiras da Câmara Municipal de Resende Costa, presidindo-a entre 1985 e 1986, quando Gilberto Pinto se elegeu prefeito pela primeira vez.

Maria das Dores Silva, a Maria do Pedro, pelo Partido dos Trabalhadores, foi representante feminina na Câmara por duas vezes, entre os anos de 2001 e 2008.

Três Marias que representaram com sua trajetória a luta das mulheres por participação política.

Geralda Aparecida R. Sousa, a Cidinha do Posto, que foi eleita vereadora na década de 1990, completa a lista das quatro mulheres que ocuparam cadeira na Câmara de Resende Costa, tendo participado da votação de vários projetos de grande importância para o município, tais como o Estatuto do Servidor Público do Município, Estatuto do Magistério, Novo Código Tributário, Política Municipal de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, Instituição do Conselho Municipal de Educação, Declaração de Utilidade Pública da Associação Filhas de São Camilo, dentre outros.

 

Homenagem póstuma

O nome do título homenageia postumamente três vereadoras, Maria Raimunda da Conceição, Maria Luíza Cesconi e Maria das Dores Silva, simbolizando também a mulher num sentido universal. “Maria é o nome mais comum entre as mulheres e carrega forte simbologia popular”, justifica o autor do projeto. “Nada mais justo e simbólico que eleger como primeira homenageada a ex-vereadora Geralda Aparecida R. Sousa, a Cidinha do Posto, que alegra e honra a comunidade com sua companhia vivaz e que já deixou seu importante legado na luta por maior representação da mulher no Legislativo Municipal”, completa.

 

O título

“É um título de honra ao mérito voltado para as mulheres. Nós vamos abrir o legislativo municipal todos os meses de março para homenagear uma mulher que tenha se destacado pelo seu trabalho social em nossa comunidade. Nós temos muitas mulheres atuantes em associações e movimentos sociais, mas infelizmente temos uma tradição de baixa representatividade política da mulher aqui em Resende Costa. A proposta desse título é valorizar e incentivar a participação da mulher”, disse Fernando Chaves.

O vereador João Dias, presidente da Câmara, também comentou sobre o título. “Fico feliz com o projeto de resolução de autoria do vereador Fernando Chaves, que institui o título de honra ao mérito “Vereadora Maria”. Essa iniciativa só vêm agregar aos projetos já existentes de honra ao mérito, cidadão honorário e honra ao mérito “José de Resende Costa”. Acredito que tais homenagens devem ser feitas em vida, sempre que possível. Agindo assim, estaremos incentivando, valorizando e agradecendo as lutas dessas mulheres nos aspectos sociais e políticos, além de ressaltarmos, dessa maneira, como se faz necessária a presença feminina nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do nosso município”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário