Campeões da educação


Editorial

0

As disputas esportivas têm como essência revelar talentos, premiar os melhores e registrar na história grandes feitos protagonizados por gênios que se imortalizaram em suas respectivas modalidades. Pelé, Maradona, Ayrton Senna, Mike Tyson, Muhammad Ali, Michael Schumacher, Lewis Hamilton são exemplos de gênios que gozam da glória de melhores esportistas de todos os tempos.

Tradicionalmente, olímpiadas e copas têm como metas promover e incentivar a competição. Na lógica, que no esporte nem sempre é seguida conforme se espera, os melhores vencem, são premiados e consagrados.

Nesta edição do JL, o destaque de capa é uma olimpíada. O leitor descobrirá que não se trata de uma competição de futebol, nem corrida de carros ou luta de boxe. A disputa não envolve suor, tampouco músculos se aflorando em competições de força extrema. Trata-se de uma olimpíada diferente das competições esportivas. No entanto, há uma semelhança entre elas: os melhores são premiados pelos seus esforços e desempenho.

Em 2021, a Escola Estadual Assis Resende, centenária instituição de ensino de Resende Costa, conseguiu um grande feito na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A escola obteve dez premiações, entre medalhas e menções honrosas. A aluna do Ensino Médio, Maria Clara de Assis, conquistou Medalha de Ouro.

Tal como acontece numa disputada e prestigiada competição esportiva, na qual se reúnem os melhores e mais bem preparados atletas, numa olimpíada de matemática exige-se muito preparo e dedicação dos participantes. “Eu sempre gostei muito de estudar, mas não estudava direito. Aí veio a Olimpíada de Química e, a partir dela, comecei a estudar visando às provas. No meu caso, o diferencial para conseguir medalha foi refazer as provas de anos anteriores. Eu sempre estudei em cima dos meus erros e isso me ajudou muito, até em outras olimpíadas. Você precisa ter um foco na área e, ao estudar para uma delas, acaba conseguindo incluir outras também.”, revela Maria Clara, medalhista de ouro na OBMEP 2021.

Foco, dedicação, concentração e planejamento: essa foi a estratégia vitoriosa escolhida pela Maria Clara e que a levou ao pódio dos melhores alunos de matemática das escolas públicas. Sua dedicação aos estudos foi coroada com mais uma medalha para uma coleção que não para de crescer. Planos para o futuro? A aluna de 17 anos do 3º ano do Ensino Médio do Assis Resende tem a resposta: “Eu quero entrar na faculdade”. Qual curso fazer? Bem... essa resposta ela ainda não tem na ponta da língua. Mas a conquista da medalha de ouro na OBMEP pode nos dar uma pista de qual carreira Maria Clara pretende seguir. “Ainda não sei para qual curso eu vou. Penso na área de exatas – matemática, física, química ou biológica. Tudo vai depender da minha nota e dos meus estudos neste ano.” Talento ela tem de sobra para ser destaque no curso que irá escolher. 

O sucesso da Escola Estadual Assis Resende na OBMEP 2021 é justo reconhecimento de um trabalho sério desenvolvido por profissionais da educação comprometidos com a causa e determinados a prepararem seus alunos não somente para uma competição, mas formando-os para enfrentarem novas e exigentes etapas da vida acadêmica. Afinal, o mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais pessoas competentes, criativas e bem preparadas a fim de corresponderem a demandas dinâmicas e competitivas. Daí a importância de investir em educação, começando pela base, nas escolas públicas onde inúmeros talentos, como a Maria Clara de Assis, podem ser descobertos e lapidados.

Qual a semelhança, então, entre uma olímpiada esportiva e uma olimpíada de matemática? Em ambas as competições, para chegarem ao lugar mais alto do pódio, os competidores necessitam de planejamento, dedicação, seriedade na preparação, apoio dos treinadores/professores e investimento de quem acredita no potencial deles. Essa é a fórmula do sucesso que consagra os verdadeiros campeões.

Parabéns à Escola Estadual Assis Resende, que acredita na capacidade dos seus alunos, incentiva o trabalho dos professores e, por isso, vem revelando campeões da educação!

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário