Carnaval 2015 em Resende Costa


Notícia

André Eustáquio/Emanuelle Ribeiro0

Resende-costense Thiago da Matta comentou as novidades do Carnaval 2015 em Resende Costa

 

Mudanças no pré-carnaval e tentativa de começar a resgatar a animação dos dias oficiais foi a grande novidade deste ano

Mudanças na estrutura e na programação marcaram o carnaval 2015 em Resende Costa. As modificações mais relevantes dizem respeito ao pré-carnaval, que ganhou dois novos blocos em substituição aos antigos; criação de uma estrutura de som na parada dos blocos na Avenida Alfredo Penido substituindo o som automotivo, aliás, motivo de polêmica; além do concurso de melhores fantasias a partir do terceiro dia do pré-carnaval.

O já consagrado pré-carnaval de Resende Costa foi novamente a grande atração da folia deste ano. Ao som da “Bateria do Rifugo” e da fanfarra “A Furiosa” - integrantes essenciais em todos os carnavais, garantindo a animação - muitos foliões pularam pelas ruas da cidade desde o dia 6 de fevereiro. No sábado, 7, o Bloco do Branco foi uma das novidades desse ano. Realizado tradicionalmente na terça-feira, o desfile substituiu o Bloco do Rifugo. Assim também aconteceu na segunda-feira, 9: o Bloco do Retalho deu lugar ao Bloco Funk Ostentação, que é onda em vários locais do Brasil. Já na terça-feira, 10, foi a vez do Bloco Brega Chique colorir as ruas de Resende Costa com elegância e irreverência, afirmando que o brega pode sim, ser chique.

Ainda no pré-carnaval, uma novidade aprovada pela maioria dos foliões foi a criação de uma estrutura fixa de som no principal local de parada dos blocos, na avenida Alfredo Penido. Vários DJs se revezaram durante as noites do pré-carnaval, garantindo a animação da galera que participou dos blocos.

Mas a grande novidade do pré-carnaval foi mesmo a realização do concurso das melhores fantasias. A partir do desfile do Bloco do Mendigo, ocorrido no dia 8, alguns jurados acompanharam os demais blocos, selecionando homens e mulheres melhores fantasiados de cada dia. Após a chegada dos desfiles na Rua Gonçalves Pinto, os candidatos subiam ao palco e o público escolhia seus preferidos. Um homem e uma mulher eram selecionados a cada dia, ganhando prêmios dos patrocinadores do evento. A plateia se entusiasmou com o concurso, escolhendo seus candidatos preferidos através de aplausos e gritos. “O pré-carnaval estava muito cheio, acho até que tinha mais pessoas nos blocos, comparando-se com anos anteriores. Mas, por outro, lado notei que tinha muito menos foliões fantasiados”, comentou o resende-costense Thiago Ricardo da Matta e Sousa.

O concurso foi encerrado na segunda-feira oficial de Carnaval com a eleição da figura do Carnaval 2015. Os vencedores de cada dia subiram ao palco e o público escolheu como a grande figura do evento a foliã Sildes, que venceu o concurso do Bloco do Mendigo. Sildes ganhou um celular Smartphone.



Os dias oficiais de folia

As mudanças que a organização do evento (prefeitura municipal) promoveu neste ano tiveram como objetivo garantir conforto e segurança aos foliões, mas também tentar resgatar a animação dos dias oficiais. Já há alguns anos, o pré-carnaval vem se destacando, deixando os dias oficiais sem animação, o que tem levado muitos foliões resende-costenses a optar por curtir os dias oficiais do carnaval em outras cidades de Minas, em especial a vizinha Prados.

Conforme ocorrera no ano passado, as tendas instaladas em alguns pontos da Rua Gonçalves Pinto foram aprovadas pela maioria dos foliões. Neste ano, as tendas ganharam decoração especial e iluminação. Outra novidade foi a criação de desfiles no sábado, domingo e na segunda-feira de carnaval. O Bloco do Retalho desfilou no sábado, 14. O Artesanato, principal atividade econômica do município, foi representado na Avenida, no desfile que partiu do bairro São José.

Para abrilhantar ainda mais o evento, a escola de samba Acadêmicos Vila Nova, do bairro Nova Resende, entrou na avenida na noite de domingo, 15. O desfile teve todos os adereços e temas dignos de uma escola de samba: samba-enredo, figurino irreverente e até mesmo carro alegórico. A escola, dirigida por Fernando Pacote, se preparou muito para fazer bonito na avenida. A madrinha da bateria, Eliane Sousa, destacou a organização: "O Fernando, sempre com muita garra, sem medir esforços e fazendo o que gosta, tenta fazer para que tudo saia mais bonito. Com todo esse esforço, sem desistência, este ano foi tudo perfeito, com a ajuda de todos. A preparação envolve composição das letras de músicas, costureira que dá o chan nas roupas, ensaios, tudo com o empenho do Fernando e do pessoal da Nova Resende. A música, a bateria, os participantes, incluindo crianças, adultos e idosos, estava tudo muito lindo e super organizado. Tenho só que parabenizar o Fernando e equipe e agradecer a comissão pela oportunidade. Tenho orgulho de fazer parte dessa escola". Eliane já desfilou em outras escolas e há alguns anos é a madrinha da bateria da Acadêmicos Vila Nova: "Em 2015 foi muito diferente, foi tudo mais bonito e emocionante, preparei primeiramente a roupa e depois foi só desfilar, arrasar e deu certo, graças a Deus".

O Bloco do Fogão, que já é tradição na programação da festa, desfilou na segunda-feira, 16. A agitação começou logo cedo com a concentração do bloco em alguns pontos da cidade. A linguiça com angu, destacando a tradicional comida mineira, aliada àquela cerveja gelada e a uma boa dose de cachaça, atraíram muitos foliões que acompanharam o fogão pelas ruas da cidade.

Thiago da Matta comentou algumas novidades apresentadas no carnaval deste ano: “Com certeza a entrada dos DJs foi a novidade mais interessante nas noites do carnaval, juntamente com a estrutura montada, como: banheiros, tendas etc.”



O repertório musical

O JL criou uma enquete em sua página oficial na internet (www.jornaldaslajes.com.br) para saber o que os internautas acharam do Carnaval 2015 de Resende Costa. 43.09% disseram que o carnaval foi ótimo; 30.32% disseram que foi bom; 11.17% que foi ruim e 15.43% disseram que o carnaval foi péssimo.

Um fato a destacar nos comentários dos internautas no site é a desaprovação do repertório. O Funk foi mais uma vez o grande vilão do repertório. A maioria dos internautas que participaram da enquete do JL reprovou o gênero musical nas noites do carnaval. Vejam só o que disseram os internautas: “O carnaval deste ano foi melhor do que o do ano passado. Não houve brigas. O único porém foram as músicas que não têm nada a ver com carnaval. Funk, ninguém merece”. “Seria ótimo, mas o festival de Funk me fez sentir em um baile Funk e não no carnaval, infelizmente!”. “Esteve bom. A estrutura de som foi boa, porém, pecou nas músicas que eram tocadas. Carnaval não combina com Funk...”.

Não foram somente os internautas que comentaram no site do JL que desaprovaram o Funk no repertório do carnaval. Muitos foliões presentes na avenida questionaram a escolha das músicas durante a festa. Alguns, inclusive, cobraram mais destaque para as tradicionais marchinhas e para os sambas-enredo. “È a terceira vez que passo o carnaval aqui em Resende Costa. A gente que vem de São Paulo quer curtir o carnaval tradicional de Minas Gerais, com samba... Achei que tocou muito Funk. Não é um estilo adequado ao carnaval. Uma ideia seria, talvez, deixar para tocar Funk mais no final da noite”, disse um folião da cidade de São Paulo, que elogiou o carnaval e a hospitalidade do povo de Resende Costa.

Para Thiago da Matta, que já teve a oportunidade de curtir o carnaval também em outras cidades, a escolha do repertório foi correta: “Não vi problema algum com as músicas, tudo no seu horário... Mas ainda pode melhorar.”. Thiago destacou as novidades deste ano e aproveitou para dar algumas sugestões para os próximos carnavais: “Achei que todas as mudanças caíram bem, mas tudo pode melhorar. Temos carnavais mais famosos do que o nosso bem perto daqui, mas para fazer as mudanças, não podemos imitar e sim inovar. Tentar colocar dois ou mais ambientes com músicas diferentes; trazer DJs melhores ainda. Dentro dessa opção de outros ambientes, o som pode começar bem mais cedo, para atrair o público que nós perdemos. Mas acho que a mudança que começou não pode parar!”.



Segurança

 

Além das novidades e da programação tradicional, o Carnaval 2015 se destacou pela segurança. De acordo com o tenente Mozart, comandante do terceiro Pelotão de Polícia Militar, 20 policiais se empenharam para manter a ordem durante a folia: "Trabalhamos com o efetivo disponível no município, houve participação maciça dos nossos soldados". De acordo com o oficial, poucas ocorrências foram registradas: "Apenas uma briga de foliões, mas nada generalizado. Houve também casos de embriaguez no volante, Lei Maria da Penha e maus tratos relativos a um casal embriagado nos cuidados de uma criança. No geral, foi um carnaval com foliões ordeiros, comportados, tudo tranquilo", concluiu o tenente.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário