Carnaval 2018 em Resende Costa

Saiba o que muda e o que permanece na programação da maior festa popular de Resende Costa


Cultura

Vanuza Resende1

fotoMudanças na programação têm como objetivo revitalizar o tradicional Carnaval de Resende Costa (Foto Emanuelle Ribeiro - JL 2017)

Menos de um mês para o início do Carnaval 2018; nas ruas e nas redes sociais muitas especulações e comentários sobre as mudanças na programação da festa de Momo em Resende Costa. O Jornal das Lajes conversou com o secretário municipal de Turismo e Cultura, Cícero Resende Chaves, que esclareceu sobre algumas mudanças que ocorrerão na edição deste ano do Carnaval.

 Cícero iniciou dizendo sobre a necessidade de algumas reformulações: “Assumi a secretaria em 2 de janeiro, e a primeira atividade que vai ter visibilidade pública será o Carnaval. Assumi com uma determinação do prefeito municipal, Aurélio Suenes, para tentarmos fazer um Carnaval economicamente mais enxuto para o município”. Segundo o secretário de Cultura, a preocupação maior da organização é que, com as mudanças, a festa não perca a qualidade. “Nós começamos a observar os custos dos carnavais passados e também a maneira e a programação que a festa tinha; aquilo que estava funcionando e aquilo que estava caindo em decadência. Os horários de (as pessoas) saírem de casa e a disposição para se fantasiar para os bloco mudaram nos últimos tempos”, observa Cícero.

Para a realização do Carnaval deste ano, bem como a implantação das mudanças na programação, a prefeitura municipal, responsável pela organização do evento, criou uma comissão formada por pessoas que representam diversos segmentos da cidade. “A comissão começou a trabalhar para o Carnaval, observando esse novo viés da festa. Observando a situação financeira, as tradições culturais e as necessidades de modernizar o evento. É uma equação difícil de montar, mas acredito que estamos montando essa equação a contento”, explica Cícero.

Programação

Conforme divulgado ao JL pelo secretário de Cultura, o pré-carnaval, diferente do que vinha ocorrendo nos anos anteriores, será reduzido e terá início na quarta-feira.

Quarta-feira (07/02) – Bloco dos Mendigos;

Quinta-feira (08/02) – Bloco dos Pijamas;

Sexta-feira (09/02) – Bloco das Domésticas e som na Rua Gonçalves Pinto.

Sábado e domingo (10 e 11/02) - apresentações de baterias ou grupos musicais que executam repertório carnavalesco, na Rua Gonçalves Pinto.

Segunda-feira (12/02) - além do som na rua, o Teatro Municipal será palco da segunda edição do Carnaval Retro, que foi um sucesso no ano passado.

A partir de sexta-feira (09/02), a organização do Carnaval 2018 de Resende Costa está preparando uma novidade: a criação de dois ambientes musicais na tradicional “avenida”. “Vamos fazer uma experiência que há muito se falava e nunca tinha sido realizada, que é a tentativa de ter dois ambientes na avenida. O objetivo é que a gente consiga agradar a um número maior de pessoas”, diz Cícero. De acordo com o secretário, a divisão dos dois ambientes será feita próximo ao Banco do Brasil. De um lado, estilos musicais mais atuais e, do outro, gêneros musicais que rememoram os antigos carnavais, como marchinhas, samba-enredo e axé.

Diferente dos outros anos, em que o pré-carnaval iniciava na sexta-feira e no sábado anteriores aos dias oficiais com os blocos Serra do Urubu e do Rifugo, respectivamente, neste ano haverá alterações, conforme explica Cícero: “Sete dias, como nós estamos programando, não são poucos para a festa. Mas, como somos muito festeiros, uma parcela da população quer mais, quer um pré-carnaval. A comissão conversou com pessoas do comércio que têm interesse comercial. A partir disso, vamos fazer os chamados Gritos de Carnaval, que funcionarão semelhante aos blocos que aconteciam nos anos anteriores, mas terão percurso menor”.

Ainda não estão definidos locais e horários dos Gritos de Carnaval. No entanto, Cícero adiantou que acontecerão à noite e durante o dia. Ele acredita que os 10 dias de Carnaval em Resende Costa serão divertidos. “Com esses Gritos de Carnaval que acontecerão na sexta, no sábado e domingo anteriores ao Carnaval, acredito que a população não vai sentir que os dias do pré-carnaval foram reduzidos”, conclui Cícero Chaves.

 

 

 

 

 

 

Comentários

  • Author

    Boa noite. Gostaria de informações sobre o carnaval retrô, como horário, valores e classificação etária.


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário