Carta ao Jornal das Lajes escola Assis Resende


Educação

0

Escola Assis Resende participa de projeto que celebra os 300 anos de Minas Gerais (foto arquivo Jornal das Lajes)

Resende Costa, 3 de Dezembro de 2020.

 

Querido Jornal das Lajes,

Minas Gerais completou 300 anos na quarta-feira, dia 2 de dezembro de 2020. Em meio a um ano atípico, em que os profissionais da educação estão, sim, trabalhando, de forma adaptada, tentando se encaixar ao mundo tecnológico dos jovens, buscando ferramentas inovadoras para mostrar conhecimento, é claro que os professores de Língua Portuguesa, acima de tudo, apreciam que nossos alunos se comuniquem, façam uso social da língua. Apreciam os vídeos, as mídias, os slides, mas ainda se reservam ao direito e ao dever de cultivar e incentivar a leitura e de apreciar as produções escritas de nossos alunos leitores. Porque leitura vai, escrita vem.

A Secretaria Estadual de Educação lançou uma edição especial do Plano de Estudo Tutorado para os alunos da rede estadual de ensino, em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais, que vem bem ao encontro de tudo isso. A edição, além de trazer um breve histórico de Minas e um panorama de nossas cidades históricas, de nosso patrimônio artístico e natural e de nossas tradições culturais, convocou os alunos a produzirem cartas para diferentes destinatários, nas quais eles expressem o que o Estado de Minas Gerais representa para eles. Enfim, era preciso expressar a mineirice, o pertencimento a esta nossa Minas tão mãe e tão avó, tão parte da gente.

Todos os professores da Escola Estadual Assis Resende se uniram para incentivar nossos alunos a produzirem as cartas antes do dia 2 de dezembro, para uma seleção pela Secretaria Estadual de Educação. Das cartas enviadas, foram selecionadas duas: uma representando nossos alunos do Ensino Fundamental e outra, nossos alunos do Ensino Médio. Maria Eduarda Resende Gouvêa (8º ano 3 – da professora Jordânia da Fonseca e Resende) e Graziella Santos (3° ano 1 – da professora Flávia de Barros Silva) são as alunas selecionadas. Por pura coincidência, ambas são alunas que experimentam a vivência no campo e na cidade.

E não é só de leitura que se constrói a escrita. Ela também é resultado de percepção, de sensibilidade. E as duas cartas selecionadas para representarem a Escola Estadual Assis Resende expressaram com essa sensibilidade a representação de uma Minas Gerais adorável, que se faz provinciana, simples, mas ao mesmo tempo é tão rica, convidativa, no abraço e no beijo, com sabor de Minas e de queijo, e acolhedora ao universo...

Esperamos que gostem. Um grande abraço mineiro da Escola Estadual Assis Resende.

 


 

ALUNA: Graziella Fernanda da Silva Santos

TURMA: 3º ANO 1

PROFESSORA: Flávia de Barros Silva

 

Resende Costa, 13 de novembro de 2020.

 

Oh Minas... tão linda e tão almejada nossa Minas Gerais,

 

As pessoas desejam ir para fora do Brasil, conhecer novas tecnologias, novos lugares com imensos prédios, enquanto o mais rico mora aqui em Minas.

O cheirinho da terra molhada, barulho da árvore balançando com os ventos, encontrar animais no meio do campo tendo o “bom dia” deles, isso faz parte da nossa rotina. Nasci em uma roça em Minas, eu amava acordar e sentir meus pés na terra, apanhar jabuticaba e sentir seu sabor, fresco e sem conservantes, andar a cavalo, tirar leite, aprender a tratar bem os animais e a amá-los.

Hoje, no nosso dia a dia, vivemos tanto no automático, que não aproveitamos as coisas simples. Aqui em Resende Costa, sentar nas lajes e ver o sol se pondo, acordar cedinho para comer aquele pão de queijo que acabou de sair do fogão a lenha feito com tanto amor pela nossa avó, parece ser algo sem importância, mas são esses pequenos detalhes que marcam a vida da gente.

Nossa cultura é bela, saborosa e nos ensina a aproveitar as pequenas coisas. Somos apaixonados por um frango caipira com um angu feito na hora, nossa história é repleta de conquistas e coisas que parecem simples. Minas tem as cachoeiras mais lindas, lugares que fazem você relaxar, tirar um tempo pra si mesmo.

Eu arriscaria dizer que Minas é mágico e só quem vive aqui consegue saborear um pouco dessa magia. São 300 anos de história, são 300 anos que marcaram a vida das pessoas, e comigo não seria diferente. Moro em Resende Costa, onde as pessoas são acolhedoras e também gostam de sentar na praça para conversar, prosear. Por mais que algum dia eu saia daqui, ela não sairá de mim, Resende Costa sempre será minha casa, sempre me sentirei em paz aqui, e por aqui espero terminar os meus últimos dias.Na paz de Minas. Espero que cada pessoa que ler essa carta se sinta aqui, Minas, sinta realmente essa magia que tanto descrevo nessa carta.

Um abraço com gosto de Minas!

Graziella Santos.

 


 

ALUNA: Maria Eduarda Resende Gouvêa

TURMA: 8º ANO 3

PROFESSORA: Jordânia da Fonseca e Resende

Resende Costa, 8 de novembro de 2020

 

Querida Bia,

Como você está? Espero que esteja tudo bem!

Aquele dia você me pediu para lhe contar como é Minas e, como você nunca veio até aqui, vou tentar descrever um pouco sobre como é meu estado.

Temos igrejas maravilhosas as quais são visitadas por pessoas de todo o mundo, localizadas em nossas cidades cheias de histórias como Tiradentes, Ouro Preto e Diamantina!

Em minha cidade, Resende Costa, podemos dizer que tecemos muitas histórias, sendo o berço dos inconfidentes, produzimos lindos artesanatos que chamam a atenção por todo o país.

O famoso pão de queijo! Você provavelmente já deve ter experimentado, mas o daqui ninguém supera! Eu juro, é muito bom! Para fazermos o pão de queijo usamos o nosso famoso queijo minas, é perfeito...até eu sei fazer! Meu avô me ensinou enquanto passava as férias lá na fazenda. Temos também deliciosos pratos como feijão tropeiro, carne seca e pratos a base de milho, além da carne de porco que eu adoro!

Aqui nós usamos o leite para fazer completamente tudo, inclusive o doce de leite. Mas você acredita que eu já enjoei? Pois é! Prefiro goiabada, com leite então...é de dar água na boca! “Êta trem bão! “

Você provavelmente já ouviu algum mineiro falando “uai”, nós o usamos para tudo. Se estamos assustados usamos, se estamos tristes usamos, felizes também, uai! Em qualquer situação ele está presente. Ah! E quando alguém pergunta o que significa, ficamos perdidos...uai é uai, uai!

Aqui não temos mar, porém temos lindas serras e cachoeiras, cada uma mais linda que a outra! Além disso, temos em nossas riquezas naturais o ouro, o qual desde o período colonial vem erguendo nossa história pelas pequenas ruas de paralelepípedo em cidades famosas por suas obras arquitetônicas.

Mas então é isso! Espero que tenha ficado curiosa para conhecer esse lugar maravilhoso que é Minas e venha logo me visitar!

 

Um beijo e um queijo!

 

Maria Eduarda.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário