Dia marcante: cerca de 400 pessoas participaram de jogos para a terceira idade em Resende Costa


Esporte

Emanuelle Ribeiro0

Jogo de dominó durante o Jaiver (Fotos Pedro Almeida)

Um dia para sair da rotina, interagir com os colegas e, o mais importante, participar de uma série de atividades esportivas e se divertir muito. Assim foi o 11 de novembro em Resende Costa. A primeira edição do JAIVER (Jogos Ativa Idade Vertentes), realizada pela Divisão de Esportes da Secretaria Municipal de Educação de Resende Costa, vai ficar marcada na história do esporte local.

Uma iniciativa importante e pioneira no incentivo à prática de esportes pela terceira idade no nosso município. Cerca de 400 pessoas, entre resende-costenses e moradores de cidades vizinhas, se reuniram na quadra poliesportiva da Escola Municipal Conjurados e no campo do Expedicionários para participar das diversas modalidades dos jogos, bastante elogiados por todos.

O objetivo do projeto foi resgatar a autoestima e incentivar o convívio social dos idosos, promovendo a saúde e o bem-estar. Participaram do JAIVER pessoas com no mínimo 50 anos de idade.

A chefe da Divisão de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Vivian Daher Aarão, disse que o balanço do evento foi positivo: “As pessoas que participaram vieram até nós dizendo que adoraram. Tanto os idosos quanto os coordenadores de cada cidade. Estamos cientes de que houve erros, mas foi só a primeira vez e, devido a isso, ficava difícil prever a dimensão que tudo iria tomar. Mesmo tendo sido em um dia chuvoso, pudemos contar com mais ou menos 400 pessoas de sete cidades diferentes que abrilhantaram nosso evento. A quadra, o centro de convenções do Conjurados e o campo do Expedicionários ficaram cheios de atividades diferentes durante todo o dia”.

Voleibol, peteca, corrida, boliche, malha, dama, dominó, xadrez, lancebol, buraco, truco e dança foram as categorias esportivas abrangidas pelo JAIVER. Os dois primeiros lugares de cada modalidade receberam um troféu e cada participante levou para casa uma medalha. A Prefeitura Municipal disponibilizou lanche para todos e, além disso, cada delegação, segundo constava no regimento dos jogos, deveria se responsabilizar pela alimentação de sua equipe.

 “Quero aproveitar para agradecer à secretária de Educação, Silvanda Resende, que pôs a mão na massa para ajudar, aos funcionários dos ginásios, Gilberto e Fabinho, à diretoria do Expedicionários e da E.M. Conjurados, por nos cederem os espaços e materiais. À Equipe Novo Amanhecer que compareceu em peso para nos ajudar, à Lucilvânia, que dispôs de seu tempo e também esteve presente o tempo todo, ao Mauro, nosso assessor esportivo, à Iara e Geórgia que se dispuseram a representar nosso município nos jogos, e a todos que, direta ou indiretamente, lançaram mão de seu tempo para fazer com que esse evento acontecesse. Os idosos merecem cada coisinha que foi feita por eles neste dia. Foi um prazer realizar o primeiro JAIVER e ver o sorriso no rosto de cada um que recebia sua medalha por ter participado”, concluiu Vivian.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário