Com Loco Abreu, Athletic se prepara para a estreia do Mineiro


Esporte

Vanuza Resende0

A contratação de Loco Abreu é considerada uma das maiores para o Campeonato Mineiro 2021 (Foto: Fernanda Trindade - Athletic Club)

A segunda participação do Athletic Club, de São João del-Rei, no Campeonato Mineiro está próxima de acontecer. A estreia do Esquadrão de Aço será no dia 28 de fevereiro contra o Patrocinense, fora de casa, jogo das 16h.  

O Athletic retornou ao futebol profissional em 2018, sendo vice-campeão do Mineiro – Segunda Divisão – e conseguindo a classificação para o Módulo II do Mineiro. Em 2019, não fez uma boa campanha e lutou para não ser rebaixado no estadual, escapando na última rodada ao bater o Nacional de Muriaé por 4×3, ficando em sétimo lugar com 14 pontos.   

Em 2020, o projeto do futebol profissional se manteve firme, mesmo com a pandemia da covid-19. O clube terminou a primeira fase do Módulo II do Mineiro com 20 pontos, em segundo lugar, e conseguiu a classificação para o quadrangular final do torneio. Na fase final, alcançou o objetivo de subir para a elite do futebol mineiro. Com 9 pontos, o time comandado por Cícero Júnior ficou em segundo lugar, carimbando a vaga na elite do Mineiro após 50 anos.

 

Loco é do Esquadrão

Foi uma novela, mas os recentes capítulos colocaram o Athletic como notícia nacional e até internacional: Loco Abreu vai jogar pelo Athletic Club. Na quarta-feira, 03 de fevereiro, a assessoria do Athletic Club anunciou que o clube estava em processo de finalização de contratação do atleta. O anúncio não foi feito pela primeira vez, isso porque a contratação do Loco Abreu já havia sido notícia há dois anos no Esquadrão de Aço. O assunto começou causando bastante repercussão quando o clube postou, ainda em 2019, em suas redes sociais, perguntando à torcida quem eles gostariam que fosse o camisa 9 da temporada 2020. As opções eram Loco Abreu, Magno Alves, Bruno Mineiro e Igor Bádio. E a grande maioria dos votos foi para o atacante das cavadinhas, ídolo do Botafogo.

Em outubro do mesmo ano, dirigentes do Athletic foram até Montevidéu, no Uruguai, para uma possível negociação com o atacante Loco Abreu. Na época, a contratação era tida como 90%, mas por detalhes não aconteceu. Com menos capítulos ao público, as negociações continuaram em 2020 e se concretizaram em 2021. Loco Abreu chegou a Minas Gerais no dia 08 de fevereiro e foi apresentado pelo clube no dia 10.

Em coletiva de imprensa, ainda no desembarque em Belo Horizonte, Loco Abreu falou sobre a sua chegada ao Athletic e o porquê de ter vindo agora para o clube. “Foram até o Uruguai no ano passado com a intenção de somar a gente ao projeto do clube, que em 2018 voltou ao profissional. Havia 50 anos que o clube não jogava a primeira divisão e manifestou vontade de contar com a gente para poder subir. Infelizmente eu já tinha compromisso com um time lá no Uruguai. No momento em que o Atlhetic subiu para a primeira divisão, ligaram na hora, falando que eu teria que vir comemorar esse retorno. Foi assim, eles ligaram, a gente começou a falar e rapidamente deu para entender o momento da torcida, do povo e da diretoria do Athletic.”

Com 44 anos, Loco falou sobre suas condições para jogo. “Eu falo que não subestimo minhas condições mentais e físicas. Tem gente que acredita, como eu acredito em mim. Eu não sei se vou fazer história, mas para mim vai ser um ano histórico por poder participar do Athletic nesse ano especial”, declarou.

Os valores da negociação não foram informados pela assessoria do clube. Esse é o 30° clube da carreira do atacante, que fez sucesso no Brasil quando defendeu o Botafogo e ficou conhecido pelo pênalti batido com a “cavadinha”. É a primeira passagem do uruguaio pelo futebol mineiro. No Brasil, além do Botafogo, ele já defendeu Grêmio, Figueirense, Bangu e Rio Branco-ES.

Loco fez parte da campanha da seleção uruguaia na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, na qual o Uruguai terminou em terceiro lugar. O último clube de Loco Abreu foi o Boston River, de seu país natal. Lá, ele acumulou as funções de jogador e técnico. No momento de sua saída, em novembro, o time ocupava a última colocação do campeonato nacional.

 

Nem só de Loco vive o Athletic

Loco Abreu com certeza é considerado o principal reforço da temporada do Athletic dentro e fora de campo. Mas o time está investindo nas contratações e renovações para chegar firme ao objetivo de 2021: manter-se na elite do estadual.

O Athletic renovou com 10 jogadores. Os zagueiros Danilo, Rayan e Sidimar; os laterais-direitos Fernando e Igor Nunes; o lateral-esquerdo Nathan e os atacantes Alason Carioca, Igor Bádio, Ingro e Willian Mococa. O clube também promoveu quatro atletas da base para o time profissional: Gabriel – volante, João Henrique – lateral direito, João Victor – goleiro e Ruan – zagueiro. Além disso, o volante Silvano retornou ao clube, onde disputou a primeira parte do Módulo II 2020 antes do início da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O Athletic anunciou ainda dois goleiros: Lee Oliveira, que estava no Atlético Tubarão, na disputa do Campeonato Catarinense, e Renan Pastre, que na última temporada disputou o Campeonato Paulista da Segunda Divisão pela Francana. Houve também o anúncio do lateral esquerdo Michel, que estava no Betim Futebol, na disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro na última temporada. Outro reforço é do volante são-joanense, Cristian, que tem passagens por América e Figueirense de Santa Catarina. O meio-campista Willian Pontes, na última temporada, teve passagens pelo Serra (ES), Vocem (SP) e CAP Uberlândia (MG). Também para o meio de campo, Wallace, mais conhecido como Lalado, que estava no Betis, de Ouro Branco.

Além desses, ainda há os atacantes Flávio Gabriel – vindo do Bandeirante, de São Paulo, onde conquistou o acesso à Série A3 do Campeonato Paulista –, Rafael Mineiro, que estava no Caçador, na disputa do Campeonato Catarinense e ainda João Victor, que veio do Coimbra.

Outro destaque do clube foi a contratação do volante Gabriel Galhardo, irmão de Thiago Galhardo, artilheiro do Internacional. O atleta estava no Londrina (PR) na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. Com 26 anos, Gabriel tem passagens pelo Ceará e pelos times do Rio: Goytacaz, Nova Iguaçu, Madureira, Bangu e Botafogo.

 

Athletic jogará em casa contra América e Atlético

O Athletic vai receber em casa dois gigantes da capital: América e Atlético jogarão no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. O compromisso com o América será o segundo jogo da equipe são-joanense, marcado para o dia 03 de março, às 15h. Já o jogo contra o Atlético será a última partida da primeira fase de classificação, marcada para o dia 18 de abril, às 16h.

O formato e a fórmula do campeonato foram mantidos para este ano, seguindo a edição do torneio de 2020. Os 12 times participantes da competição se enfrentarão em turno único, avançando os quatro primeiros colocados diretamente para as semifinais e, posteriormente, para a grande final do estadual (em jogos de ida e volta). Competições paralelas criadas no ano passado também serão mantidas, como o Troféu Inconfidência e a Recopa Mineira, disputados pelos clubes que terminam entre o 5º e o 8º lugares na primeira fase do mineiro.

Caso o clube avance para as fases finais, poderá realizar os jogos no Estádio Joaquim Portugal. Isso porque, de acordo com o previsto para a temporada 2021, não haverá limite mínimo de capacidade dos estádios para as equipes mandantes disputarem as fases decisivas do campeonato. A grande final do Campeonato Mineiro está marcada para acontecer no dia 23 de maio.  

O Athletic jogará fora contra Patrocinense, Cruzeiro, Coimbra, Tombense, Uberlândia e Caldense. Já em casa, os confrontos serão contra o América, o Boa Esporte, Pouso Alegre, URT e Atlético.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário