Comissão Organizadora faz avaliação positiva do Carnaval 2018 em Resende Costa

“Nosso Carnaval se mostra com aspecto bem familiar. Recebemos como dever começar a preparação do Carnaval com mais antecedência e persistir no que está dando certo”


Cultura

André Eustáquio0

Comissão organizadora do Carnaval de Resende Costa tem tentado incentivar os foliões a se fantasiarem durante os blocos (Foto Cássio Almeida)

No dia 23 de fevereiro, a Comissão Organizadora do Carnaval 2018 em Resende Costa se reuniu para avaliar a festa. O JL enviou quatro perguntas ao Secretário Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, Lucas Lara, com o intuito de saber qual a opinião da comissão acerca do Carnaval deste ano, que apresentou programação um pouco diferente em relação aos anos anteriores.

Qual a avaliação da Comissão Organizadora sobre o Carnaval 2018 em Resende Costa? Em suma, a avaliação do Carnaval 2018 foi positiva. Claro que com alguns ajustes a serem feitos, mas o resultado foi maior do que a própria expectativa da comissão. O que pensamos ser o mesmo para a população, que esperava bem menos da folia.

As mudanças propostas para este ano confirmaram o objetivo desejado pela comissão? Em grande parte, sim. Foram necessárias algumas mudanças, muitas não populares, mas de fato essenciais para que o Carnaval pudesse acontecer, como a redução dos dias na programação. Conseguimos fazer um evento enxuto, com economia. Esse é o propósito da Prefeitura Municipal, a fim de atender às prioridades e demandas do município.

Quais foram os principais pontos positivos e negativos do Carnaval deste ano, segundo a Comissão Organizadora? Diversos foram os pontos positivos, como o Grito de Carnaval, evento de iniciativa popular com apoio do comércio local, que atendeu às expectativas dos foliões nos primeiros dias de pré-carnaval. Outro ponto que nos deixou bem satisfeitos foi a inserção de música ao vivo nos dias oficias, proposta que veio para ficar. Mais uma vez, tivemos o sucesso do Carnaval Retrô no Teatro Municipal e neste ano com a participação da fanfarra, que engrandeceu o evento e lotou a nossa estimada Casa de Cultura. E além de tudo, tivemos um Carnaval muito seguro. A divisão de dois ambientes na avenida foi uma alternativa elogiada por muitos e que consideramos um ponto positivo. Temos ciência de que precisamos aprimorar, mas já foi um grande passo ao agradar gregos e troianos. Falando no entendimento do que precisamos aperfeiçoar, tivemos alguns pontos negativos, como falhas na estrutura oferecida, dificuldades na execução do Carnaval na avenida (rua Gonçalves Pinto) e a participação dos foliões nos blocos, que não seguiram a proposta dos horários e de fantasias.

O que a comissão julga que pode ser mudado ou mais bem elaborado para os próximos carnavais? Estamos aprimorando a programação do Carnaval resende-costense diante da estrutura que pode ser oferecida pela Prefeitura Municipal. Acreditamos que a partir da experiência do Carnaval deste ano demos um grande passo. Diante desse fato, reconhecemos que o evento que apareceu, na programação deste ano, como Grito de Carnaval deve continuar, seja como iniciativa popular ou não, seguindo com o início do pré-carnaval na quarta ou na quinta-feira que antecedem a festa. Assim, podemos melhor equipar os dias oficiais com uma programação que atenda às expectativas dos foliões. Outros aspectos precisam ser melhorados nas próximas edições, como os locais do Carnaval, uma vez que são diversos desafios enfrentados, como a famosa parada no posto (Posto São José, na avenida Alfredo Penido), e os desgastes na montagem na rua Gonçalves Pinto. Percebemos também que precisamos oferecer algo a mais para as crianças durante os dias de matinê, uma vez que o nosso Carnaval se mostra com aspecto bem familiar. Neste ano, tivemos pula-pulas gratuitos, mas, quem sabe, além disso, tenhamos programação no Teatro voltada para o público infantil, ou até a volta do Bloco dos Palhacinhos. Recebemos como dever começar a preparação do Carnaval com mais antecedência e persistir no que está dando certo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário