Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura de Resende Costa conta com novos membros


Cidades

Vanuza Resende0

Novos membros do Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura de Resende Costa

Na manhã de quarta-feira, 26 de abril, foi empossado o novo Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura de Resende Costa, formado por 14 conselheiros (sete titulares e sete suplentes) representantes de associações da cidade que têm como enfoque ações culturais: Ana Luiza Coelho Andrade e Aguinaldo Rodrigues Ribeiro de Resende (Associação de Estudantes Universitários de Resende Costa - AEURC); André Eustáquio Melo de Oliveira e Wagner Barbosa da Silva (Orquestra Mater Dei); Edésio de Lara Melo e Taína Camila Resende (Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa – AMIRCO); Vanuza Aparecida Resende e Adenor Amadeu Resende Coelho (Associação Comunitária de Radiodifusão para o Desenvolvimento Artístico, Educacional e Cultural de Resende Costa – ACRADATEC-RC); Pedro Aloísio de Resende, Daniel Fonseca e Silva de Carvalho, Solange Maria do Carmo Silva Daher e Leandro Kloser (Poder Executivo Municipal); Francisco Abel de Assis e José do Socorro Pinto (Poder Legislativo Municipal).

 O conselho tem mandato até 2019 e elegeu a seguinte diretoria: Edésio de Lara Melo (presidente), André Eustáquio Melo de Oliveira (vice-presidente) e Ana Luiza Coelho Andrade (secretária).

O Conselho de Patrimônio e Cultura foi criado em 2002 com o objetivo de zelar pela preservação do patrimônio e da cultura de Resende Costa. É importante destacar a atuação do conselho frente à salvaguarda dos bens imaterais como o registro, em 2016, do artesanato de Resende Costa, que tornou-se oficialmente reconhecido como importante bem cultural imaterial do município.               

André Eustáquio, que atuou como presidente na última gestão, falou aos novos membros da sua experiência e de algumas ações efetivadas pelo conselho. “Os últimos dois anos foram gratificantes, mas ao mesmo tempo difíceis Nós iniciamos a gestão com a proposta de tombamento do que foi chamado ‘núcleo histórico’ (área que abrange as Praças Cônego Cardoso e Mendes de Resende). No entanto, durante o processo, o conselho sofreu um desgaste muito grande, devido ao embate com alguns moradores do núcleo e do entorno. Avalio que faltou diálogo construtivo a ambas as partes. Por isso, infelizmente, o projeto – importantíssimo para a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico do centro da cidade - não obteve êxito”.

O atual vice-presidente destacou que muitas vezes o conselho precisa lidar com situações que necessitam de muita conversa e negociações. “Faz parte das atribuições do conselho discutir questões às vezes polêmicas, como esta do projeto de tombamento do núcleo histórico de Resende Costa. Tratam-se de questões dificeis de se resolver, por haver outros interesses colocados à mesa. Mas, não podemos fugir dessas questões, pois o que deve prevalecer são os interesses coletivos do município”, sublinhou André.

O prefeito Aurélio Suenes, ao empossar os novos conselheiros, destacou a necessidade de colocar em prática projetos importantes, como a reforma da Fazenda das Éguas, construída em 1747, tombada pelo município em 2007, e corre sério risco de desabar. “Esta reforma tem que ser urgente e nós temos recursos para isso”, assegurou o prefeito. Os conselheiros saíram da reunião tendo como uma de suas primeiras tarefas cobrar a execução deste projeto.

Metas e planos já estão sendo traçados para os próximos anos, dando continuidade e até mesmo melhorando algumas ações iniciadas durante a gestão passada. “O que faltou na última gestão, por exemplo, foi definir prioridades na elaboração de políticas públicas de preservação do patrimônio. Faltou esse diálogo não somente entre o conselho e o executivo, mas também com a população, com o legislativo e o Ministério Público”, avalia o ex-presidente André Eustáquio.

Eleito vice-presidente, André propôs novos projetos como o tombamento de prédios históricos públicos: Escola Estadual Assis Resende, Fórum da Comarca, sobrado da Câmara Municipal. “Esses imóveis, além de belos, são de grande importância histórica para Resende Costa e ainda não foram tombados”, destacou André

Um dos assuntos abordados durante a primeira reunião foi a proximidade do conselho com a população. É importante que os conselheiros eleitos atuem como fiscais do patrimônio da cidade, seja ele material ou imaterial. Esse trabalho deve ser feito em parceria com a população da cidade, como destaca o atual presidente Edésio Lara. “Acho que o conselho que foi empossado agora tem todas as condições de promover esse diálogo com a população, sobre a importância do Patrimônio. Existem recursos, projetos iniciados e outros que deverão ser feitos de forma que a gente consiga realizar um trabalho bastante rico, produtivo e em paz, sem que as pessoas necessitem entrar em conflito com as propostas do conselho”.

Para efetivar ainda mais a proximidade com a população, André fez comentários sobre a eficácia do trabalho de educação patrimonial realizado com crianças e adolescentes em escolas do municipio. “Tive o prazer de ministrar palestras nas escolas Conjurados e Paula Assis sobre educação patrimonial. Foi muito bom e avalio que plantamos sementes que podem gerar bons frutos.  É importante que continuemos a realizar um bom trabalho de educação patrimonial nas escolas, em parceria com os educadores do município, para despertar nos alunos a conscientização da preservação do nosso patrimônio”.

Os conselheiros se reuném bimestralmente e as reuniões são abertas ao público. No entanto, o poder de voto é restrito somente aos membros titulares.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário