Cooperativismo é pauta da Valor Investe com taxas competitivas e atendimento humanizado

Levantamento aponta que crédito no Sicoob é o mais vantajoso


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

“Enquanto as fintechs (startups de serviços financeiros, ganham força), um modelo antigo de instituição financeira, do início do século XX, vem conquistando espaço: as cooperativas de crédito. Essas entidades crescem oferecendo os mesmos produtos e serviços que os bancos, mas a taxas menores e com educação financeira”, aponta artigo assinado por  Júlia Lewgoy.

Segundo o texto, o Brasil tem hoje 925 cooperativas de crédito e elas somaram R$137 bilhões em Ativos Totais em 2018. Isto é, 18% acima da marca batida no ano anterior e superando em 11% o crescimento do sistema financeiro como um todo.

Esses resultados, somados à tecnologia sem perder o atendimento personalizado e à filosofia humanista do cooperativismo, fazem crescer também o número de adeptos a ele. Em dezembro de 2018, 9,9 milhões de pessoas eram associadas a uma cooperativa de crédito (9% a mais que na comparação a 2017). Em meio a isso, a abertura de contas para Pessoa Jurídica ampliou, com alta de 18%. “Os dados refletem a busca das entidades do setor por profissionalização, ganhos de escala e diversificação de produtos e serviços”, explicou Lewgov, citando ainda uma fala do diretor de desenvolvimento e supervisão do Sicoob Confederação, Francisco Reposse Junior: “O nome técnico ainda é cooperativa de crédito, mas hoje falamos em cooperativa financeira. Temos todos os produtos e serviços de um banco”.

O texto destacou, ainda, que uma diferença é essencial entre o setor bancário comum e o cooperativismo.  “Enquanto os bancos precisam dar lucro aos acionistas, as cooperativas distribuem resultados para os próprios cooperados. Ao abrir uma conta em uma cooperativa, você se torna um sócio dela”, continuou a jornalista do Valor Investe.

 

Menores taxas

Um dos maiores objetivos das cooperativas é incluir financeiramente os mais de 45 milhões de brasileiros fora do sistema bancário. No Campo das Vertentes, por exemplo, isso acontece quando nossa instituição abre agências em locais até então esquecidos ou mesmo abandonados por corporações tradicionais. De 2018 para cá, aliás, foram inaugurados três Pontos de Atendimento em comunidades da região.

Outro fator importante está na oferta de crédito. E disso o Sicoob entende. De acordo com números do Banco Central citados pela Valor Investe, as taxas do nosso sistema, comparadas às dos bancos, são até 71% mais baixas. Entre outras instituições cooperativistas, esses valores são até 49% mais baratos no bolso dos associados.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário