Covid-19: cientistas avaliam as consequências da pandemia na família e na comunidade


Especiais

Da redação 0

Um questionário de âmbito mundial, com o objetivo de compreender e avaliar as consequências que a pandemia de Covid-19 está tendo nas relações familiares, sociais e comunitárias, foi elaborado por uma equipe de pesquisadores (investigadores) da Universidade de Coimbra (UC), Portugal, fundada em 1290. A pesquisa é coordenada pela professora catedrática Paula Santana, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT-UC).

O questionário online está disponível em: https://surveys.uc.pt/index.php/992535?lang=pt. Tem «tradução em 13 línguas, esperando, desta forma, conseguir chegar a indivíduos de diferentes territórios do mundo, com idade igual ou superior a 18 anos», explica a responsável pela equipe de investigação, que apela à participação dos cidadãos.

«Para além das características do indivíduo, da habitação e da área envolvente, queremos avaliar de que forma os contextos de vida, trabalho/estudo e lazer e o acesso e utilização de cuidados de saúde estão a ser afetados pela pandemia de Covid-19”, destaca Paula Santana. Outro aspecto relevante, que sairá das respostas a este questionário, refere-se à perceção dos cidadãos sobre o papel das autarquias (administrações municipais) na minimização dos impactos sociais e econômicos, de acordo com a pesquisadora.

A equipe de pesquisadores garante a confidencialidade dos dados e o anonimato dos inquiridos. «Não haverá qualquer divulgação ou comunicação de resultados individuais. Os dados recolhidos serão exclusivamente utilizados para fins de investigação científica fundamental e aplicada», esclarece a coordenadora do estudo.

Fonte: Cristina Pinto e CEGOT-UC

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário