Covid-19 em Portugal: lar de idosos das Filhas de São Camilo, sem casos da doença


Saúde

José Venâncio de Resende0

Sede do Centro Social, em Lamego, Portugal.

Em meio à pandemia que já matou 820 pessoas (grande parte idosos) em Portugal, o Centro Social Filhas de São Camilo, em Lamego, região norte do país, não registrou até agora qualquer caso de coronavírus (nem infecção nem morte). Com mais de 120 anos de experiência na administração de hospitais e lares de idosos e no tratamento de doentes, as Filhas de São Camilo estão há quase 27 anos em Portugal.

Segundo informações da instituição, de início as irmãs que cuidam do lar agiram rápido, proibindo a visita de familiares. Os dois idosos que precisam de hemodiálise foram isolados; passou-se a adotar máscaras e o distanciamento social. Os funcionários foram divididos em três grupos de sete (trabalham a cada três dias), para evitar o acúmulo de pessoas e também para que possam ficar mais tempo em casa.

Este fato ganha relevância porque os lares e o norte de Portugal estão entre os mais atingidos. O jornal “Correio da Manhã” (15/03) informou que um terço dos mortos no país devido à Covid-19 residia em lares ou instituições de terceira idade, com base em balanço divulgado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. No total, 189 vítimas no conjunto destas instituições no país. A explicação é a idade avançada das pessoas, as doenças de que padecem e a concentração de pessoas no mesmo local – fatores que contribuem para a propagação da doença e para a alta taxa de mortalidade naqueles espaços.

Já o jornal “Público” (19/04) informou que a região Norte do país continuava a ser aquela com mais casos positivos e mais mortes devido ao coronavírus. Nesta data, a região contava com 12.148 casos e 410 mortes. Em seguida, aparecia a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 4.500 positivos e 124 vítimas mortais.

A associação de informações sobre mortes de idosos em lares com as de maior número de mortes na região Norte do país acabou por gerar polêmica em Portugal. Foi vista como um preconceito contra o norte onde grande parte da população é envelhecida, o que acaba por concentrar grande número de lares de idosos. Houve até pedido de desculpas na TVI pelo apresentador do Jornal das 8, o jornalista José Alberto de Carvalho.

Segundo a “Euronews” (23/04), quase 40% das mortes em Portugal por Covid-19 aconteceram em lares de idosos. Já morreram 820 pessoas no país (das quais 327 mortes em lares) por causa do coronavírus e existem 22.353 casos de infecção confirmados. A diretora-geral de Saúde, Graças Freitas, disse na habitual conferência de imprensa sobre a pandemia que viver num lar não é uma fatalidade” e que “a maior parte das pessoas que adoeceu em lares está recuperada.

LINKS RELACIONADOS:

Lar de idosos das Irmãs Camilianas completa 25 anos em Portugal - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/lar-de-idosos-das-irmas-camilianas-completa-25-anos-em-portugal-com-encontro-de-cuidadores/2538

Comitiva das “Filhas de São Camilo”, de Portugal, Espanha e Brasil, na canonização do Vaticano - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/comitiva-das-filhas-de-sao-camilo-de-portugal-espanha-e-brasil-na-canonizacao-do-vaticano/2865

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário