CRAS despede-se de 2018 com confraternização e apresentação de oficinas


Saúde

André Eustáquio0

Apresentação dos monitores e alunos da oficina de Capoeira (Foto divulgação)

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizou, no dia 27 de dezembro, uma festa de confraternização. O evento aconteceu no auditório da Escola Conjurados e contou com a presença de autoridades municipais, membros e usuários do CRAS, monitores e participantes das oficinas, além de inúmeros convidados. De acordo com os organizadores, o objetivo do encontro foi apresentar aos convidados e à comunidade um projeto que vem sendo desenvolvido no município pelo CRAS, denominado “Resgate da Cultura/Artesanato resende-costense e Identidade Afrodescendente”. Em 2018, durante três meses de execução do projeto, foram oferecidas aos usuários do CRAS, na cidade e em comunidades rurais, oficinas de capoeira, artesanato, teatro, música e kung-fu.

Durante a realização do projeto, os técnicos do CRAS realizaram, em consonância com as oficinas, intervenções junto aos usuários, trabalhando os seguintes temas: convivência social, direito de ser; convívio com as diversidades étnico-racial, de gênero, de orientação sexual relacionada às pessoas com deficiência; cultura de paz em oposição à da violência; autocuidado e autorresponsabilidade na vida diária; violações de direitos, tais como o trabalho infantil, a exploração sexual infanto-juvenil, as violências contra crianças e adolescentes, a violência doméstica, as altas taxas de homicídios no Brasil e no mundo, dentre outros; uso prejudicial de álcool e outras drogas; cuidado e proteção ao meio ambiente; participação social, etc.

“A princípio, intitulamos esse projeto de ‘Resgate da Cultura/Artesanato resende-costense e Identidade Afrodescendente’. Através da arte, podemos despertar o interesse dos usuários do Centro de Referência de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Resende Costa, para o desenvolvimento de atividades artísticas, cultura e identidade afrodescendente”, informou a direção do CRAS de Resende Costa.

Durante a confraternização na Escola Conjurados, foram apresentados questionamentos acerca da eficácia da execução do projeto. “Questionamos se o projeto tem alcançado seus objetivos de maneira eficiente, bem como se as oficinas oferecidas pelo programa são de qualidade e se os seus monitores são capacitados.”

 

Fonte: CRAS/Resende Costa – Centro de Referência de Assistência Social.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário