Credi entrega 250kg de alimentos à APAE

Doações foram arrecadadas durante a 1ª Caminhada da Cooperação


Informe Publicitário Sicoob Credivertentes

0

Dia C

Quando uma caminhonete branca lotada de mantimentos estacionou em frente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Tiago, um simpático e sempre alegre Uanderson Santos abriu ainda mais o sorriso: “É pra gente?”, quis saber. Com a resposta afirmativa, começou a fazer planos com tudo o que via, incluindo almoços com muito macarrão e festinhas de aniversário cheias de empadas.

Não foi, porém, o único a comemorar na instituição que assiste 84 pessoas e, em 11 de julho, recebeu 250kg de alimentos não-perecíveis. As doações foram resultado da 1ª Caminhada da Cooperação, promovida pelo Sicoob Credivertentes no sábado, 6 de julho, marcando o lançamento do projeto Minas + Vertentes. A iniciativa compõe o Dia de Cooperar (Dia C), um mutirão nacional e transformador organizado pelo Sistema Ocemg. “Conseguimos mesclar Responsabilidade Ambiental a Ação Social. Para nós, foi como levar a filosofia do cooperativismo ao pé da letra”, comenta a supervisora de Comunicação e Marketing da Credi, Elisa Coelho.

 

Minas + Vertentes

O projeto, realizado numa parceria entre a cooperativa e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), visa proteger nascentes em propriedades rurais da região através de cercamento. Nessa proposta, o IEF entra com consultoria técnica e legal enquanto a Credi arca com materiais e mão-de-obra.

No primeiro ano serão selecionadas áreas em Resende Costa, Ritápolis e São Tiago. As inscrições para os interessados em integrar o Minas + Vertentes começam ainda neste semestre.

 

Caminhada da Cooperação

No dia 6 de julho, o evento marcou o lançamento do projeto ambiental reunindo cerca de 250 pessoas que foram juntas à Fazenda Santo Antônio, a 3km de São Tiago. A propriedade tem uma nascente cercada e seus proprietários validaram, numa palestra rápida, a importância de ações simples na proteção das minas que garantem o fluxo de água e, por isso mesmo, a vida. “Temos que nos conscientizar quanto à perenidade desses recursos naturais para que possamos cuidar deles e utilizá-los dos empreendimentos rurais à indústria, passando por nossas casas, de maneira sustentável”, defendeu o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivertentes, João Pinto de Oliveira.

A fisioterapeuta Pâmela Fische, que participou da caminhada ao lado do marido e da filha, Melina, de 9 meses, concordou. Foi um momento de descontração em família, contato com a natureza e muito aprendizado. Com certeza o projeto lançado pelo Sicoob Credivertentes terá impacto mais do que positivo em um futuro breve”, avaliou.

 

Solidariedade

Para marcar presença na atividade, cada participante doou um quilo de alimento não-perecível com destinação à APAE de São Tiago, que recebeu os mantimentos cinco dias depois.

“A luta pela manutenção da entidade, em prol dos seus 84 assistidos e de sua inserção social é diária. Para nós, a compreensão dos nossos esforços, o acolhimento de cada um e doações como essa fazem toda a diferença”, disse a diretora  Luciane Silva.

Aluna da instituição, Maria de Fátima fez questão de falar em público mesmo garantindo ser “muito muito tímida”. “Unido e organizado caminha-se fácil”, frisou.

 

Dia C

Em 2010, o Sicoob Credivertentes aderiu ao Dia de Cooperar (Dia C), uma proposta do Sistema Ocemg voltada a ações de cidadania e integração em comunidades de todo o país. Até 2015, a cooperativa adotava um projeto itinerante com ruas de lazer, exames rápidos, emissão de documentos, oficinas, salões de beleza, oficinas e mostras culturais, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.

No ano seguinte, na primeira reformulação do Dia C na região, um mutirão solidário terminou com um carro 0km e mais de 3,5 mil litros de leite doados à Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac). Mais de 300 pacientes foram beneficiados. As maratonas de suporte a entidades filantrópicas seguiram em 2017 e 2018.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário