Criadores da raça Girolando realizam exposição em Resende Costa

“O nosso objetivo é colocar Resende Costa no calendário da produção de leite no Brasil”


Cultura

André Eustáquio0

Os pecuaristas Luiz Fernando Reis (Esq.), José Humberto de Resende (dir.) e o representante da empresa Matsuda, Marcelo Fernandes (centro) (Fotos André Eustáquio)

Resende Costa sediou, entre os dias 21 e 25 de março, a I Exposição Girolando do Campo das Vertentes e a Copa de Marcha do Mangalarga Marchador (Nucave). O evento aconteceu no Parque de Exposições e reuniu criadores da raça Girolando de Resende Costa, Ritápolis, Oliveira, Florestal, Sete Lagoas, São Tiago e Itaúna.  Ao todo, 90 animais participaram da exposição e 81 do julgamento morfológico. “O julgamento se dá a partir do padrão morfológico. Os animais são agrupados por idade e graus de sangue para avaliação”, explica o pecuarista resende-costense Luiz Fernando Reis, 2º secretário financeiro da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e um dos organizadores da exposição.

O Girolando é uma raça resultante do cruzamento entre bovinos das raças Holandês e Gir. Os animais se destacam pela elevada produção de leite, rusticidade e longevidade. “O Girolando é uma raça essencialmente brasileira, que se adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil”, diz Luiz Reis, que também é criador da raça Girolando em Resende Costa. “O objetivo dessa exposição é mostrar o melhoramento genético da raça. Nós temos, por exemplo, um programa de melhoramento que busca a evolução dos chamados touros melhoradores. As crias desses touros são acompanhadas até o final da lactação”, explica Reis.

Resende Costa já conta com seis criadores da raça Girolando. De acordo com Luiz Reis, a ideia de realizar a exposição regional surgiu a partir do desejo desses criadores. “A ideia partiu dos criadores de Resende Costa e Ritápolis. Pensávamos inicialmente em fazer uma exposição regional, aí os criadores concordaram em realizá-la aqui”. O apoio do Núcleo Girolando das Gerais foi essencial para a realização do evento. “O Núcleo apoiou e convidou outros produtores do estado para participar”, destacou Reis. “A gente fica muito feliz em participar de um evento tão prestigiado. Estou vendo aqui animais de muita qualidade”, elogiou Alexandre Lacerda, presidente do Núcleo Girolando das Gerais. Ele destacou a importância do evento para os criadores: “Esse evento é uma grande vitrine, oportunidade para os produtores mostrarem e valorizarem o produto. É, especialmente, um incentivo ao pequeno produtor, que se sacrifica bastante quando sai da sua rotina na propriedade para trazer seus animais para a exposição”.

 

Tecnologia e parcerias

Alexandre Lacerda e Luiz Reis falaram sobre as novas tecnologias que estão surgindo e colaborando decisivamente para o desenvolvimento do setor. “Estamos experimentando novas tecnologias. Os animais da raça estão sendo mais produtivos e eficientes”, analisou Lacerda. “Temos espaço para crescer ainda mais no Brasil através do melhoramento genético. Isso certamente irá influenciar na economia da fazenda, os animais se tornarão cada vez mais longevos e produtivos”, prevê Reis.

José Humberto Resende é criador de Girolando em Resende Costa e um dos maiores produtores de leite do município. Enquanto presidente da comissão organizadora da I Exposição de Girolando, ele destacou a importância do evento para o município e para os produtores. “Os criadores da Girolando daqui conseguiram organizar essa primeira exposição. É um evento muito importante para a evolução técnica do nosso rebanho. Tivemos palestras muito interessantes e contamos com a presença significativa dos produtores”.

A I Exposição Girolando do Campo das Vertentes aconteceu junto com a etapa da Copa Nucave do Mangalarga Marchador (Nucave) em Resende Costa. O evento teve o apoio de empresas do setor agropecuário, da Prefeitura e Câmara Municipal de Resende Costa e do Clube dos Cavaleiros. “Chegamos à conclusão de que na fazenda o melhor cavalo é o Mangalarga e o melhor gado leiteiro é o Girolando. Por isso temos que caminhar juntos (risos)”, afirmou Luiz Fernando Reis.

O objetivo dos organizadores é fortalecer a exposição nos próximos anos. “O grande apoio que tivemos de 22 empresas significa que Resende Costa já tem prestígio em relação à produção de leite. O nosso setor está crescendo e esse evento vai se fortalecer ainda mais. Não é uma festa que tem como objetivo trazer shows, nosso foco é a exposição e apresentação de novas técnicas visando a evolução do rebanho”, disse José Humberto. “O nosso objetivo é colocar Resende Costa no calendário da produção de leite no Brasil”, conclui Luiz Fernando Reis.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário