Cuidando da casa e da mente


Artigo

Maria Lucia Nascimento Reis (Zuzu)*0

fotoLucia Zuzu

A necessidade de proteção transformou nossa casa em abrigo, no sentido real da palavra, onde tentamos resgatar a nossa vida. O tempo, que antes era escasso, agora nos causa ansiedade por não saber o que fazer e como agir nesse momento. Diante desse novo cenário, voltar o olhar para a organização dos ambientes da casa pode ser uma alternativa para ocupar o tempo e driblar sentimentos negativos que nos rodeiam.

O processo precisa acontecer de forma leve, pois o objetivo é realizar as atividades com prazer e não por obrigação, respeitando seu limite. Tenha calma, comece por uma gaveta, uma porta do armário, uma parte da estante. Retire tudo do espaço e analise cada objeto.

Pratique o desapego separando o que vai descartar, o que vai doar e o que vai consertar. O desapego é fundamental, pois, ao livrar-se do excesso, consegue-se visualizar o que é realmente importante e nos traz felicidade. Após essa etapa, crie categorias agrupando objetos semelhantes (calças, blusas, livros). Em seguida, setorize esses itens criando “casinhas”, ou seja, locais fixos para retornar cada grupo de peças.

À medida que ocupamos nossa mente e nos empenhando na realização das atividades em nosso lar, conseguimos ter mais clareza e tranquilidade, pois a organização externa harmoniza nosso interior e a família. Vendo os resultados, passamos a nos envolver mais na manutenção da nova rotina da casa.

 

*Personal Organizer - https://www.instagram.com/zuzuorganizer/

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário