Descoberta do Estreito de Magalhães em 1520, tema de moeda comemorativa


Cultura

José Venâncio de Resende0

foto

Moeda alusiva à descoberta e travessia por Fernando de Magalhães, em 1520, do estreito que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, através do continente americano e que foi batizado com o nome do navegador português, foi lançada, nesta terça-feira (20), pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) de Portugal.

Esta é a segunda moeda da série que dá relevo aos episódios mais marcantes da expedição empreendida por Fernão de Magalhães no século XVI, um dos maiores feitos da história da Humanidade.

A moeda, desenhada por Luís Filipe Abreu, apresenta no seu reverso dois pinguins, animais que terão sido avistados pela primeira vez por europeus durante essa travessia, em 1520; episódio este do qual resultou o nome da espécie pinguim-de-magalhães (Spneniscus magellanicus).

Primeira moeda

A primeira moeda (esta, corrente) comemorativa aos “500 Anos da 1.ª Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães”, com valor facial de 2 euros, foi colocada em circulação no dia 8 de maio de 2019 pelo Banco de Portugal. A moeda apresenta, na face comum, o desenho europeu utilizado nas moedas de euro destinadas à circulação.

Na face nacional, e envolvida pelas 12 estrelas da União Europeia, a moeda traz a representação da efígie de Fernão de Magalhães, circundada pela legenda “2019.Portugal” e (embaixo) as inscrições “1519 Fernão.de.Magalhães” e “Circum Navegação”.
 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário