Dia Internacional da Mulher: lançamento em Lisboa de coletâneas de Poesia e Prosa e Conto

O lançamento das obras fará parte do “1º Mulherio das Letras Portugal”, entre os dias 7 e 10 de março.


Cultura

José Venâncio de Resende0

O Dia Internacional da Mulher será comemorado, em Lisboa, com o lançamento, no dia 10 de março, da antologia “Mulherio das Letras Portugal” - coletâneas “Poesia” e “Prosa e Conto” - que reúne mais de 120 autoras brasileiras e portuguesas. A obra é coordenada e produzida pela In-Finita, empresa que presta assessoria literária para autores e editores de livros.

O lançamento das obras fará parte do “1º Mulherio das Letras Portugal”, que será realizado na Universidade Nova de Lisboa e no Palácio Baldaya, entre os dias 7 e 10 de março. O evento, organizado por Beth Olegário, Naomi Alfieri e Adriana Mayrinck, é fruto da colaboração entre o Centro de Humanidades (CHAM) e o Palácio de Baldaya, enquadrando-se no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género».

Segundo as organizadoras, o encontro tem como principal objetivo a promoção e integração entre escritoras, pesquisadoras, jornalistas, editoras, livreiras, tradutoras, produtoras, compositoras, designers, historiadoras e outras profissionais, propondo a discussão de questões da mulher nas áreas da literatura, arte e cultura. “O evento tenciona propor uma abordagem da literatura de autoria feminina que possa estabelecer um diálogo entre a academia e a sociedade civil, entre as escritoras e as leitoras.” Visa, assim, “alargar as fronteiras da literatura e da arte, bem como perceber dinâmicas identitárias.”

Está prevista a participação de escritoras portuguesas, como Maria Teresa Horta, Lídia Jorge e Maria João Cantinho, e da angolana Ana Paula Tavares. O encontro deverá contar, também, com a presença de autoras brasileiras que moram no Brasil, Alemanha, Suíça e Bruxelas.

As atividades serão descentralizadas, parte ocorrendo na NOVA FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - da Universidade Nova de Lisboa e parte, no Palácio Baldaya, em Lisboa.

O “I Mulherio das Letras - Portugal” tem como inspiração o “I Encontro Nacional do Mulherio das Letras”, que ocorreu de 12 a 15 de Outubro de 2017, em João Pessoa, no Nordeste do Brasil.”

Além da In-finita, o evento tem o apoio da Associação dos Escritores Portugueses e da Mbooks. Mais informações podem ser obtidas em http://www.cham.fcsh.unl.pt/ac_actividade.aspx?ActId=852.

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário