Dia Mundial do Português como Língua de Herança, neste 16 de maio


Educação

José Venâncio de Resende0

O Dia Mundial do Português como Língua de Herança, comemorado neste 16 de maio, foi lançado em 2014 pela organização não-governamental Brasil em Mente. O objetivo da celebração é marcar esta modalidade da língua portuguesa na divulgação de nosso legado linguístico-cultural, diz Maria José Maciel, uma das coordenadoras do Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança. “O português como língua de herança é o resultado da transmissão de nossas crenças, cultura e identidade às gerações descendentes.”

Para comemorar a data, o Elo Europeu realizou um encontro virtual, que conectou mais de 50 pessoas, em mais de 25 países, em cinco continentes. Contou com participantes dedicadas e trabalhando em prol da colaboração e da solidariedade para fortalecer o ensino de português como língua de herança, junto às crianças, aos jovens e às famílias”, disse Andrea Menescal, também coordenadora do Elo Europeu, que dirigiu o encontro.

Onze colaboradoras, junto com Andréa Menescal, Julliane Rüdisser e Dayse Silva, partilharam dessas quatro horas de troca, conhecimento e aprendizado, segundo a coordenadora do encontro. O conteúdo será disponibilizado em alguns vídeos e “já estamos pensando nos próximos”.

O Elo Europeu conta, atualmente, com 38 associações filiadas de 19 países, além de dezenas de pais e mães. Desse total, oito se inscreveram esta semana.

Um dos últimos projetos do Elo Europeu foi a criação de uma página de recursos ( https://eloeuropeu.org/recursos/ ), com centenas de vídeos em mais de 25 categorias (livros, jogos, atividades físicas, artigos, palestras etc.). Um novo projeto voltado à formação (curso) on-line está quase pronto, revela Maria José.

Maria José, que trabalha com Português como Língua de Herança desde 2012, aproveita para convidar associações e organizações de pais e mães, bem como profissionais da área e outros interessados em língua de herança (POLH), a se filiarem ao Elo Europeu.

 
LINKS RELACIONADOS:

Elo Europeu de Educadores de POLH - www.eloeuropeu.org

Mais de 100 representantes de 22 países discutiram português como língua de herança, na Itália - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/mais-de-100-representantes-de-22-paises-discutiram-portugues-como-lingua-de-heranca-na-italia-/2869

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário