Diminuem os furtos na zona rural de Resende Costa


Polícia

Emanuelle Ribeiro0

“Hoje a incidência de furtos na zona rural de Resende Costa é baixa, quase inexistente. O programa ‘Patrulha Rural’, da Polícia Militar, tem contribuído para esse quadro”, declarou o tenente do 3º Pelotão de Polícia Militar, Klaudir Machado. O objetivo da “Patrulha” é garantir a segurança no campo e atinge também os municípios de Coronel Xavier Chaves e Lagoa Dourada, conforme já divulgado pelo Jornal das Lajes em edição passada.

De acordo com dados da Polícia Civil de Resende Costa, em 2013 ocorreram cinco furtos em propriedades da zona rural de Resende Costa, sendo um deles furto de gado: “Todos estes fatos estão sendo investigados pela Polícia Civil, com apoio, inclusive, da Perícia Técnica e Científica da Polícia Civil e da delegacia de Entre Rios de Minas, tendo em vista que um possível autor reside em uma localidade rural daquele município”, explicou o policial civil Gláucio Wallacy.

Em conversa com o tenente Klaudir, ele explicou que a quantidade de casos diminuiu consideravelmente nesse último ano, mas que os moradores ainda precisam estar atentos: “Aconselhamos aqueles que residem na zona rural manter um cachorro nos arredores da casa para dar sinal de qualquer movimentação suspeita. Quem possui imóveis no campo é bom visitá-los com mais frequência ou comunicar alguém próximo para ficar de olho”.

Klaudir disse ainda que os casos mais comuns são de roubos de menor porte, menos preocupantes, além de furtos de criações, visto que seus donos as deixam livres, sem proteção. Ele chamou a atenção também para o caso especial de motocicletas: “São os veículos mais usados para furtos pela facilidade de locomoção. É bom estarem sempre atentos para o aparecimento de algum estranho, que desperte suspeição”.

Os casos registrados pela polícia, de acordo com Klaudir, acontecem em sítios mais próximos à cidade e onde não há moradores: “Os donos demoram a perceber, pois ficam muitos dias sem visitar o imóvel. Quando dão conta, registram o boletim, mas fica difícil para a polícia encontrar algum suspeito”. A Polícia Civil informou que não houve prisão em flagrante e nem em decorrência de mandado de prisão, mas informou ser possível durante o processo investigativo alguma pessoa ser apontada como autora dos delitos e, assim, ser indiciada pelos crimes supostamente cometidos. Gláucio reforçou o conselho do tenente Klaudir: “O que eu gosto sempre de ressaltar e orientar é que os proprietários de casas, sítios e fazendas na zona rural, não deixem suas propriedades sozinhas em hipótese alguma, principalmente aquelas onde possuem em seu interior equipamentos e produtos com algum valor pecuniário”.

O tenente destacou uma nova forma de furto que vem acontecendo na zona rural e que já tem até nome: o “Golpe da Antena”. Segundo ele, os meliantes vão até o sítio oferecer antenas com o objetivo de entrar nas casas e conhecer o local, ver o que há de valor para depois voltarem para furtar: “Geralmente são pessoas bem amigáveis, que não apresentam risco algum. Usam até uniformes de empresas e mandam mulheres. Uma das perguntas que fazem é: ‘você reside aqui?,’ para fazer um reconhecimento da área. Felizmente ainda não aconteceu na nossa região”, completa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário