Diocese de São João del-Rei autoriza retomada das celebrações religiosas com presença dos fiéis nas igrejas


Religião

Da redação0

Após quatro meses de suspensão, a Diocese de São João del-Rei autorizou a retomada das celebrações religiosas com presença dos fiéis nas igrejas, após uma reunião remota, realizada no último dia 5, pelo bispo diocesano dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente com o vigário-geral, padre Geraldo Magela, e membros do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral. A medida passa a valer a partir do dia 15 de agosto.

De acordo com o decreto assinado por dom José Eudes e pelo vigário-geral, o limite de lotação para cada celebração deverá ser de 30% da capacidade do templo, assegurando também a distância de dois metros entre os participantes das missas.

Segundo as recomendações, as missas devem ter, no máximo, uma hora de duração e a comunhão deve ser ofertada, única e exclusivamente, na mão dos fiéis. O uso de máscara é obrigatório no interior das igrejas. As coletas e o dízimo deverão sempre ser entregues ao final da solenidade. A recomendação é que pessoas idosas e com fatores de risco ainda não participem presencialmente das celebrações.

O documento ressalta também que as transmissões das missas pelas mídias sociais serão mantidas a fim de que todos tenham oportunidade de assistir a elas. Procissões e missas campais continuam suspensas, assim como as missas de corpo presente. Neste caso, segue em vigor a prática da encomendação no local do velório. Atividades pastorais, como encontros de oração, catequeses e reuniões, permanecem proibidas.

Para participar das celebrações, os fiéis devem fazer um agendamento nas secretarias paroquiais. Em missas com intenções, como aniversário, bodas e sétimo dia, a prioridade deverá ser para os familiares, informa o decreto da diocese, que esclarece também como deve ser organizado o fluxo de pessoas dentro das igrejas, tanto na entrada quanto na saída das missas.

O decreto divulgado pela Cúria Diocesana ressalta que, diante de um possível agravamento da pandemia na região, as atividades religiosas devem ser suspensas novamente.

Em Resende Costa, o prefeito municipal Aurélio Suenes publicou o decreto nº 228, de 6 de agosto de 2020, no qual o município autoriza a reabertura de igrejas e templos. De acordo com o documento, missas e cultos religiosos poderão contar novamente com a presença física dos fiéis, desde que as igrejas sigam o protocolo de segurança, que recomenda distanciamento de dois metros entre as pessoas, uso constante de máscaras e de álcool em gel, entre outras medidas.

É importante destacar que celebrações com participação das pessoas nos templos só acontecerão se as autoridades municipais de cada localidade autorizarem. “Nas cidades e paróquias onde não seja possível a retomada das celebrações em virtude de legislação local, sejam observadas as recomendações das autoridades locais e sanitárias”, ressalta o decreto da Diocese de São João del-Rei. Há cidades na região, como Prados e Ritápolis, onde não foi autorizada a retomada de celebrações religiosas com presença dos fiéis no interior das igrejas.

A íntegra do decreto 228 está publicada no site oficial da Prefeitura Municipal de Resende Costa (www.resendecosta.mg.gov.br).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário