Dom José Eudes é empossado bispo da Diocese de São João del-Rei

Cerimônia ocorreu no sábado, 2 de fevereiro


Religião

Vanuza Resende0

Dom Jose Eudes Campos do Nascimento em frente à catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar após a cerimônia de posse. Foto Olivia Lombardi - Diocese de São João del-Rei

Os sinos badalaram, as ruas foram tomadas pelos fiéis – muitos deles emocionados. A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar contou com a presença de 18 bispos de diferentes regiões do estado de Minas Gerais e também dos estados do Paraná e Rio de Janeiro. Também estavam presentes centenas de padres da região do Campo das Vertentes e da Zona da Mata. Após meses de espera, enfim a Diocese de São João del-Rei deu posse a seu novo bispo: Dom José Eudes Campos do Nascimento.

A cerimônia começou por volta das 16h e foi dividida em 14 momentos. Entrada, Acolhida, Hino Nacional, Beijo da Cruz, Visita à Capela do Santíssimo, Posicionamento, Saudação do Metropolita, Leitura das Letras Apostólicas, O cumprimento, Saudação da Igreja, Ato Devocional, Preparação para a missa, Saída e Celebração da Santa Missa.

Já empossado, dom José Eudes caminhou pelas ruas da cidade histórica de São João del-Rei para presidir a Santa Missa. Durante a caminhada entre a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e o Largo da Igreja do Rosário, ele acenou e abençoou os inúmeros fiéis que o receberam com aplausos e dizeres de boas-vindas.

A primeira celebração de dom José Eudes como bispo de São João del-Rei foi campal, no Largo do Rosário. Durante a celebração, o bispo falou sobre a expectativa de assumir a diocese, a importância da paz e da união, além de pedir um minuto de silêncio para as vítimas da tragédia de Brumadinho.

 

Entrevista coletiva

Na manhã do dia 2, o bispo se reuniu com os veículos de comunicação da região e agentes da Pastoral da Comunicação para uma Coletiva de Imprensa no Anfiteatro do Campus Santo Antônio, da Universidade Federal de São João del-Rei.

Dom José Eudes respondeu cerca de 10 perguntas e disse que fará questão de utilizar os meios de comunicação para se manter próximo dos fiéis. O Jornal das Lajes enviou a seguinte pergunta ao bispo: “A cidade de São João del-Rei, especialmente a Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, preserva belas e ricas tradições seculares que unem religiosidade e cultura. Outras cidades da Diocese, como Prados, Resende Costa e Tiradentes, também preservam essas tradições, que têm a música sacra e a liturgia antiga como destaques. Qual a opinião do senhor em relação às tradições de São João del-Rei e de outras cidades da Diocese? Como o senhor pretende preservar e incentivar essas ricas manifestações de religiosidade e cultura?”

Em resposta, dom Eudes afirmou que a história precisa ser incentivada e preservada. “Essas tradições seculares religiosas não podem ser simplesmente abandonadas em nome de modismo sem sentido. Eu já tive a honra de trabalhar na cidade de Ouro Preto e lá eu pude participar dessa bela tradição, das procissões, dos cantos, dos hinos. Tudo isso eu pude experimentar e vivenciar lá em Ouro Preto e até mesmo quando eu estava aqui (em São Joao del-Rei) como aluno. Recebemos essa fé de Jesus Cristo, ela é um dom e é preciso que a gente dê continuidade a tudo isso.”  

O bispo completou a resposta dizendo que essas manifestações religiosas nos ajudam a rezar. “Na primeira Semana Santa, vou poder compartilhar de pertinho essas manifestações, mas sempre acompanho as festividades religiosas da região. Nós vemos belíssimas fotos das tradições e a gente sabe que isso não pode ser deixado de lado e, sim, deve ser preservado na vida da nossa Igreja e das nossas comunidades. Claro que podem ser acrescentadas muitas coisas novas na caminhada do dia a dia. Outro dia eu acompanhava os reinados, grupos de folias, de São Sebastião, uma manifestação belíssima também e que é uma tradição e traz uma mensagem muito rica para quem participa. E isso tudo nos ajuda muito a rezar e continuarmos com a nossa fé.”

Ao final da entrevista, o bispo abençoou os veículos de comunicação ali presentes, agradeceu pela acolhida e reforçou que não se mudou para São João del-Rei sozinho. “Desde que meu pai faleceu, eu convidei a minha mãe para morar comigo. Ela tem 85 anos e uma vida extremamente ativa. Ela já está feliz e ficou emocionada em nossa chegada, na tarde de ontem, com a recepção e os sinos avisando a nossa chegada”, relatou.

 

 1 ano de vacância

Desde o falecimento do então bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart, no dia 19 de janeiro de 2018, a Diocese de São João del-Rei estava sob a responsabilidade do padre Dirceu de Oliveira Medeiros, que exerceu a função de Administrador Diocesano até o sábado, 2 de fevereiro.

O anúncio do novo bispo foi feito no dia 12 de dezembro, data em que o Papa Francisco nomeou dom José Eudes para suprir a vacância da diocese. José Eudes foi transferido da Diocese de Leopoldina e assume a Diocese de São João del-Rei com 42 paróquias, distribuídas em 25 municípios: São João del-Rei, Andrelândia, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Lavras, Luminárias, Madre de Deus de Minas, Minduri, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas e Tiradentes.

 

Dom José Eudes Campos do Nascimento

Dom José Eudes é natural de Barbacena, onde nasceu em 30 de abril de 1966. Teve seu primeiro contato com a região de São João del-Rei no início de sua caminhada vocacional, período em que estudou Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei.  Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Em 27 de junho de 2012, foi nomeado bispo pelo Papa Bento XVI e recebeu sua sagração episcopal no dia 15 de setembro. Dom José Eudes tomou posse na Diocese de Leopoldina no dia 30 de setembro de 2012.

Aos 52 anos, foi nomeado para a Diocese de São João del-Rei. Seu lema episcopal é: “Servus in charitate”, que significa “Servo no amor”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário