Eleição ACI del-Rei: Definida a primeira chapa para o triênio 2018-2020

Oposição aposta em parcerias, se vencer em outubro


Economia

José Venâncio de Resende0

fotoSede da centenária ACI del-Rei.

Atualizado em 10/09/2017

O candidato à presidência da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei), Wallace Moisés Rodrigues, acaba de divulgar a chapa “União é força, todos na mesma direção”, com os nomes e respectivos cargos. O prazo final para registro de chapas é 25 de setembro e a eleição da nova diretoria para o triênio 2018-2020 está prevista para acontecer em 25 de outubro.

A chapa “União é força, todos na mesma direção” tem a seguinte composição: Presidente: Wallace Rodrigues (Serraria Paulo Márcio); 1º Vice Presidente: João Afonso (BBB Colchões); 2º Vice Presidente: Luiz Carlos Costa (Ótica Colonial); Diretor Administrativo: Paulo Lourenço (Paulo Papeis); 2º Diretor Administrativo: Luiza Sartório (Esteio Madeiras); Diretor Financeiro: Fábio Nascimento (Supermercado Skinão); 2º Diretor Financeiro: João Victor Monteiro (Supermercado Monterey); Diretor de CPD: Evandro Borges (Casa do Fax-fone); Diretor de Relações Publicas: Fernando Fernandes (Delfor Motors); Diretor de SPC: Mauro Castro (Padaria Trigo de Ouro); 2º Diretor de SPC: Afonso Henrique (Greenville Móveis); Diretor de Patrimônio: Jair José da Silva (Pipocão); Diretor de Promoções: Luiz Alberto Moraes Cardoso (Facifesta); Diretor Social: Cristiane Costa (Ótica Colonial II); Diretor de Turismo: Ricardo Alves de Souza; 2º Diretor de Turismo: Helder José de Oliveira (Gells Confecções); Conselho Fiscal: Heliete de Castro (Tiradentes Turismo); Jorge Vitorelii (Vitolima); Ana Cristina (Loja Árabe); Anthony Bassi Lourenz (Gráfica Thuagibelle); Luiz Otávio, Pilo (Posto Maxxi); e Diego Otávio (Del Rei Solar).

FECIC

A Feira do Comércio, Indústria e Mostra Cultural (FECIC) - encerrada em 2015 depois de nove edições – poderá ser retomada em 2018 a partir de acordo com comerciantes e a diretoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), se Wallace Moisés Rodrigues, 51 anos, vencer as próximas eleições da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei) previstas para outubro. É preciso buscar “uma total harmonização de sua estrutura (da FECIC) com o nosso patrimônio”, garante o empresário.

Wallace Rodrigues é o primeiro candidato lançado oficialmente à presidência da ACI del-Rei. Ele integra o grupo liderado por João Afonso Farias, que dirigiu a entidade em vários períodos e fará parte de sua chapa como candidato a vice. Em entrevista ao JL, o empresário falou da FECIC e de outros assuntos.

Wallace considera que, se for reativada, a FECIC terá de “fazer valer o seu nome, valorizando não só o comércio mas também a arte e a cultura locais. Temos que colocar a FECIC como uma feira tradicional e somente com comerciantes de nossa região, valorizando o comércio regional”.

Parcerias

Uma das principais preocupações de Wallace é justamente a preservação do patrimônio histórico. “O nosso patrimônio histórico tem que ser totalmente preservado, mas a preservação não implica na falta de exploração turística dessa nossa riqueza.”

Para isso, pretende estreitar a colaboração com o Instituto Histórico e Geográfico (IHG) de São João del-Rei. “Precisamos ter uma parceria forte com os dirigentes do IHG para que juntos possamos encontrar o caminho certo para preservar e fazer valer o potencial turístico de nossa região. São João del-Rei tem que deixar de ter o complexo de Patinho Feio e fazer valer seu valor histórico, desenvolvendo o turismo de forma sustentável e com total preservação. Para isso, espero contar com a colaboração dos dirigentes do IHG e do IPHAN.”

Aliás, a palavra chave da administração de Wallace será “parceria”. “Acredito que somente com boas parcerias poderemos encontrar o caminho para o fomento de nosso comércio e o desenvolvimento da região. Para se criar essas parcerias, temos que estar de coração e mente abertos para deixar de lado toda e qualquer vaidade.”

Wallace pretende fomentar parcerias tanto com as associações do campo das Vertentes como também com as confederações e federações de comércio em todo Brasil. “Precisamos reativar a parceria com a prefeitura municipal e todas as suas autarquias e, principalmente, com as polícias militar e civil de nossa região.”

Experiência

O ex-radialista Wallace Rodrigues é proprietário da Madeireira do Paulo Márcio que seu pai fundou há 30 anos. “Eu trabalho desde os 12 anos de idade sempre acompanhando meu pai que tinha uma fábrica de móveis coloniais.” Atualmente, ele administra a empresa junto com a esposa Raquel Teixeira Rodrigues com quem é casado há 26 anos.

Há 17 anos, Wallace é representante exclusivo da multinacional de produtos para Telhados Tégula. “Eu sou o representante mais antigo de Minas Gerais e o segundo mais antigo no Brasil a trabalhar com essa empresa que pertence ao Grupo Eternit.”

Wallace participou, como diretor administrativo, no período 2010-2014 da diretoria da ACI del-Rei, comandada pelo empresário João Afonso Farias. “Com isso, adquiri mais conhecimento sobre o funcionamento da entidade assim como me apaixonei mais ainda pelo associativismo.”

O empresário considera essa experiência “muito gratificante” e um requisito importante para o cargo que pleiteia. “Eu aprendi com o grupo do João Afonso a trabalhar em equipe, buscando sempre o mesmo objetivo do bem comum da classe que defendemos. João Afonso será meu vice-presidente nesta chapa.”

Associativismo

O candidato à presidência da ACI del-Rei diz acreditar na importância do associativismo como instrumento de fortalecimento da classe e motor do desenvolvimento. “Eu sempre tive um espírito associativista, sempre acreditei e fomentei o associativismo em todas as minhas atividades.”

Dessa forma, pretende contribuir com o desenvolvimento da região através da ACI del-Rei, exercitando inclusive seu “espírito conciliador”. “E pretendo no nosso mandato conciliar os poderes públicos e privados para juntos trabalharmos para o desenvolvimento de São João del-Rei e de toda região. Não tenho nenhuma pretensão política, quero apena deixar após o meu mandato um legado de desenvolvimento, crescimento e fortalecimento do empresariado e, consequentemente, toda região.”

Sem definição

O Jornal das Lajes recebeu a informação de que José Primeiro Teixeira Neto, o Zezito, seria candidato à presidência da ACI del-Rei. A reportagem tentou entrar em contato com ele, mas não obteve retorno.

Consultada pelo JL, a presidente da ACI del-Rei, Aparecida Olga da Silva, informou através de sua assessoria que ainda não há, da parte da situação, candidato à presidência nem composição de chapa à direção da entidade empresarial.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário