Eleições municipais 2016: com os candidatos definidos, começou a campanha eleitoral

Conheça os candidatos de Resende Costa, São João del-Rei, Lagoa Dourada e São Tiago


Política

André Eustáquio e José Venâncio de Resende0

Imagem da internet

No dia 2 de outubro, os brasileiros irão às urnas para elegerem prefeitos e vereadores. O prazo para as convenções partidárias encerrou-se no dia 5 agosto e os partidos tiveram até o dia 15 para registrarem as candidaturas. No dia 16 iniciou oficialmente a campanha eleitoral que, de acordo com as novas regras eleitorais estabelecidas pela Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015, irá até à véspera das eleições.

Em Resende Costa, praticamente não houve surpresas em relação às candidaturas majoritárias. Somente dois candidatos disputarão o cargo de prefeito do município. O PSD oficializou a candidatura do atual prefeito Aurélio Suenes de Resende que disputará a reeleição. O partido lidera a Coligação “Unidos por Resende Costa”, formada por PMDB, PSDB e PSD. José Gouvea Filho, o Zinho Gouvea (PSDB), é o candidato a vice-prefeito.

Os partidos da Coligação “Unidos por Resende Costa” optaram por lançar isoladamente os candidatos a vereador. O PMDB lançará 13 candidatos, o PSDB 9 e o PSD 14.

O ex-prefeito Adílson Avelino de Resende vai disputar a eleição pelo Partido dos Trabalhadores, tendo como vice o também ex-prefeito e atual vereador pela legenda, doutor Luiz Antônio Pinto. O PT, que não compôs coligação com nenhum outro partido, lançará 13 candidatos a vereador.

 

São João del-Rei

A surpresa das convenções partidárias de São João del-Rei foi o lançamento da candidatura da vice-prefeita Cristina Lopes pelo PT, em substituição a Helvécio Reis que desistiu de disputar a reeleição. O PT fará coligação com PCdoB, Rede, PTdoB, PSDC, PRB, PTN e PEN.

O candidato do PSDB, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Rômulo Viegas, vai formar chapa com o vereador Fábio da Silva (PSB), numa coligação que inclui ainda PPS, PTB, PTC, PV, PP, Democratas e Solidariedade.

Já o ex-prefeito Nivaldo José Andrade (PSL) vai disputar a eleição em dobradinha com o vice de outras eleições, Jorge Hannas (PDT). A coligação terá ainda as siglas PSC, PMDB, PMB, PPL e PHS.

Outra candidatura confirmada é a da vereadora Jânia Costa (PSD) que entra na disputa em coligação com o PROS. Também já está definido o nome de Jordano Carvalho dos Santos (PSTU), em coligação com PCB, para concorrer ao cargo de prefeito.

Estimam-se que as coligações vão apresentar cerca de 200 candidatos para disputar as 13 vagas de vereadores da Câmara Municipal são-joanense.

 

Lagoa Dourada

O PMDB de Lagoa Dourada vai tentar manter o controle da Prefeitura com a chapa puro-sangue formada por Manoel Geraldo de Resende, o Canguru, e o candidato a vice Alex Magno Goddi. O PT continuará na coligação, que vai lançar 18 candidatos a vereador.

Já a chapa da oposição será encabeçada por Ronald Pereira Dutra (PSDB), tendo como candidato a vice Edson Assis Andrade Melo, o Cisinho (PR). Além dos dois partidos, o Democratas integra a coligação, que vai lançar 27 candidatos a vereador.

 

São Tiago

Outra surpresa vem de São Tiago, onde PSDB e PT vão enfrentar-se pela primeira vez, com a desistência do prefeito Irimar Mendes (PMDB) de tentar a reeleição, segundo o jornal online “Trem de Ler”.

O PSDB deve disputar a eleição com a chapa formada pelo ex-prefeito Denilson Silva Reis e o vice Marino da Assunção Coelho. Compõem a coligação PRTB, PPS, PSB e o Democratas.

Vander Luis de Oliveira será o candidato do PT, formando chapa com Ozório da Silva Neto, do PR. Fazem parte da coligação o PMDB, o PSD e o PSC.

 

Mais informações: www.tre-mg.jus.br e página no Facebook do Cartório Eleitoral de Resende Costa (cartório da 232 zona eleitoral).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário