Em 2022, Trilha dos Inconfidentes quer fortalecer quatro roteiros

A ideia é trabalhar os roteiros já existentes: o Caminhos de São Tiago, a Rota das Estações, a Rota do Queijo e o Raízes da Marcha


Cidades

José Venâncio de Resende0

Secretários municipais de Cultura e Turismo se reuniram em Tiradentes, no Centro Cultural Yves Alves, no último dia 11 de janeiro (foto Trilha dos Inconfidentes)

Os 26 municípios que compõem a Trilha dos Inconfidentes preparam-se para aproveitar ao máximo os ventos favoráveis à expansão do turismo em Minas Gerais. O estado cresce acima da média nacional e avança na geração de empregos ligados à cadeia turística, de acordo com o relatório de dezembro de 2021 do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG).*

Desde o lançamento, em maio, do Programa Reviva Turismo, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), mais de 27 mil novos empregos diretos foram gerados no setor até novembro de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) citados no relatório. Esse desempenho em sete meses reforça a meta de criação de 100 mil empregos até o fim de 2022, segundo o secretário estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Na última pesquisa do Observatório, a região abrangida pelo Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes “aparece como potencial, mas a gente tem que realmente aparecer como visitante”, ou seja, transformar o potencial em real, como observa Marcus Januário, gestor da Trilha.

Como se beneficiar da expansão do turismo em Minas Gerais? Neste primeiro semestre, a Trilha vai trabalhar intensamente a promoção do turismo na região através do Programa Reviva Turismo, responde Januário. “Nós conseguimos um recurso através do edital do Reviva e, dentro disso, vamos trabalhar dois projetos de promoção e marketing.” Assim, serão investidos na região R$ 290 mil, através do Reviva, para implementar os projetos “Tô na Trilha, tô em Minas” e “Tô na Trilha Negócios”.

“O objetivo do primeiro semestre é fazer a promoção dos nossos roteiros e das nossas cidades”, conta Januário. A ideia é trabalhar os roteiros já existentes: o Caminhos de São Tiago, a Rota das Estações, a Rota do Queijo e o Raízes da Marcha. “São roteiros para serem feitos a pé, de carro e de bicicleta, focados principalmente na atividade ao ar livre. Vamos fortalecer esses roteiros existentes e dar mais visibilidade para as nossas cidades.” 

As principais propostas da Instância de Governança Regional (IGR) Trilha dos Inconfidentes para 2022 são fortalecer os roteiros já existentes (concluir a sinalização e efetivar o aplicativo da Trilha para que todos possam acessar o que acontece na região); trabalhar fortemente a cozinha mineira como “identidade regional” (valorização dos nossos produtos e da nossa cozinha); e participar de feiras nacionais e internacionais (a escolha das feiras vai depender do andamento da pandemia). Em princípio, a intenção é participar de duas ou três grandes feiras: a da ABAV-SP (a maior feira de turismo nacional) e a Festuris Gramado (uma das feiras internacionais), além das ABAVs (feiras da Associação Brasileira das Agências de Viagens), que ocorrerem no Estado de Minas.

Outra possibilidade é a participação na Brastoa (importante feira de turismo da Associação de Operadores de Viagem), em parceria com o Ministério do Turismo, em função da Rota do Queijo. Esse é um dos projetos aprovados no Experiências do Brasil Rural. A Trilha espera apresentar neste mês o catálogo da Rota do Queijo no Experiências do Brasil Rural.   

Três ações serão fortemente trabalhadas neste ano – o turismo rural, o turismo gastronômico (cozinha mineira) e o ciclo turismo, resume Januário. “Essas serão as linhas mestras de trabalho na Trilha dos Inconfidentes. A gente realmente vai entregar bastante coisa para que os municípios possam se destacar cada vez mais, receber mais turistas e, com isso, gerar renda, gerar trabalho e girar a economia da região.”

Essas ações foram discutidas por secretários municipais de Turismo e Cultura em reunião no dia 11 de janeiro promovida pela IGR Trilha dos Inconfidentes. Participaram do encontro secretários das cidades de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Ibituruna, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.


*Reportagem “Minas Gerais desponta em crescimento no Turismo”, jornal Estado de Minas (07/01/2022).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário