Em favor da preservação das tradições religiosas e culturais da Festa do Rosário


Editorial

0

A Festa de Nossa Senhora do Rosário, realizada neste ano entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro, é destaque de capa desta edição do Jornal das Lajes. Novamente o JL abre espaço para essa festividade tradicional de Resende Costa por entender tratar-se de uma das mais importantes manifestações da cultura religiosa de Minas Gerais, tão forte em nossa região.

Não é presunção afirmar que a Festa do Rosário de Resende Costa vem se consolidando como uma das melhores da região. Neste ano, houve participação recorde de bandas de congado no domingo, 3, Dia Maior da Festa. Segundo a organização do evento, 31 bandas de diversas cidades e comunidades rurais da região participaram da Festa do Rosário 2019.

Porém, nos últimos anos, o crescimento do número de barracas na Praça Coronel Sousa e na rua do Rosário trouxe sérios transtornos para a organização da festa e, especialmente, para moradores dos arredores da igreja do Rosário. Trânsito obstruído, acúmulo de lixo, poluição sonora e visual, riscos causados por instalações elétricas precárias são apenas alguns dos problemas constatados devido à presença do comércio de ambulantes.

A insatisfação de parte da população e os riscos que a falta de organização e de infraestrutura trazem aos moradores da cidade, aos frequentadores da festa e aos próprios comerciantes que montam suas barracas na rua e nas calçadas levaram a organização do evento a criar neste ano uma comissão representativa com o intuito de discutir e planejar melhor as festividades de Nossa Senhora do Rosário.

O jornalista e ex-secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, Fernando Chaves, que também integrou de forma voluntária a comissão organizadora da Festa do Rosário, escreveu um artigo publicado nesta edição, no qual avalia as modificações realizadas na edição 2019 da festa. Além de apontar os desafios que foram enfrentados e elogiar as melhorias alcançadas, Fernando Chaves sugere mais investimento na preservação das tradições religiosas e culturais que sustentam, há décadas, a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

Dentre as importantes sugestões dadas por Fernando Chaves, o JL destaca e endossa a proposta de registro da Festa de Nossa Senhora do Rosário como bem cultural imaterial do município de Resende Costa. Já passou da hora de o município tomar essa iniciativa juntamente com a Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França, responsável pela realização da festa. Não é necessário esperar que o evento se torne ainda mais conhecido e frequentado. A devoção a Nossa Senhora do Rosário, as tradições populares e religiosas presentes na cultura negra e celebradas com fervor pelos congados e a preservação de elementos genuínos do folclore mineiro justificam uma iniciativa das autoridades municipais (leia-se Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural) de iniciar o processo de registro da festa como bem imaterial.

Há muito vem-se discutindo sobre melhorias na infraestrutura da festa (espaço para barraquinhas, banheiros, praça de alimentação etc.). Comparando-se a isso, pouco se ouve acerca de mais investimento no resgate e na preservação dos elementos religiosos e culturais que sustentama Festa de Nossa Senhora do Rosário. É isso o que realmente interessa, pois, sem os ternos de congado e suas danças típicas, sem as celebrações religiosas, sem o levantamento dos mastros, sem a procissão da veneranda e histórica imagem de Nossa Senhora do Rosário, não há festa.

Portanto, que tal se ao invés de se preocupar tanto com a infraestrutura de barracas que incentivam o comércio ilegal, a comissão organizadora da Festa do Rosário, o poder público e a paróquia se unissem e investissem no resgate e valorização das tradições e numa ampla e estratégica divulgação da festa?

O JL reitera sua opinião exaustivamente explicitada neste espaço em edições passadas: a Festa de Nossa Senhora do Rosário não pode se tornar comércio, mas deve, acima de tudo, se fortalecer como importante e precioso evento religioso e cultural do município de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário