Emprego formal melhora em Resende Costa e São João del-Rei


Economia

José Venâncio de Resende0

Tanto em Resende Costa quanto em São João del-Rei, o emprego formal (com carteira assinada) melhorou nos primeiros nove meses de 2017, de acordo com os dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego, coletados e interpretados pelo professor de economia Aluizio Antônio de Barros, aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

A diferença é que, em Resende Costa, o resultado de setembro contrariou a tendência nacional firme de recuperação do emprego, assinala Aluizio Barros. Ainda assim, o emprego formal em Resende Costa cresceu no período janeiro-setembro, com a criação de oito novas vagas. Foram 175 contratações contra 167 demissões, um resultado bem melhor do que no mesmo período do ano passado, quando o saldo foi negativo em 12 vagas.

Em setembro, o emprego com carteira assinada encolheu em duas vagas, indicando redução dos postos formais de trabalho. Foram 20 demissões contra 18 contratações.

Nos nove primeiros meses do ano, os maiores saldos positivos foram verificados nos setores extrativo mineral (6 vagas) e de serviços (5). Já o comércio, o maior empregador, registrou redução de 5 postos de trabalho (68 admissões contra 73 demissões).

Na agropecuária, houve 28 contratações e 28 demissões de empregados com carteira, não alterando o número de empregados (de 100 trabalhadores em 1º de janeiro). Aluizio Barros lembra que o setor também emprega gente sem carteira profissional, especialmente familiares.

No início de 2017, o Caged registrava, no mercado de trabalho de Resende Costa, 919 empregados em 596 estabelecimentos. Desse total, o comércio participava com 362 empregados em 206 estabelecimentos. Aluizio Barros ressalta que os dados do Caged não incluem o setor informal (empregados, trabalhadores por conta-própria, proprietários e empresários).

 

São João del-Rei. De acordo com o Caged, o emprego com carteira assinada apresentou, em setembro, crescimento de 125 postos de trabalho em São João del-Rei.

No acumulado do ano, o emprego apresentou expansão de 308 postos de trabalho, em São João del-Rei. Isto representa um crescimento de 1,9% na oferta de vagas em relação a 1º de janeiro, percentual muito superior ao observado para a economia brasileira, que foi de 0,5%, observa Aluizio Barros.

No período janeiro-setembro, houve 4517 admissões de empregados e 4209 demissões em São João del-Rei. O saldo positivo (308 postos de trabalhos criados no período) contrasta com os números negativos de 2015 e 2016 (-625 e -426).

Apenas o comércio não apresentou crescimento do emprego formal no corrente ano, analisa Aluizio Barros. “O setor vem se recuperando nos últimos meses, porém ainda registra perda de 10 postos de trabalho no ano (janeiro a setembro). Ou seja, o bom aumento do emprego no mês de julho (+65) e setembro (+55) foi insuficiente para anular os resultados negativos dos primeiros quatro meses do ano. A tendência é de melhora no mercado de trabalho do comércio com a proximidade do fim do ano.”

O setor de serviços foi o que apresentou a maior expansão do emprego (181 novos empregos), com destaques para os subsetores de alojamento e alimentação (117), ensino (49) e serviços médicos, odontológicos e veterinários (14). A indústria de transformação aparece em segundo lugar, com 82 empregos gerados. Destaque para os setores de produtos alimentícios (43), em especial laticínios, metalurgia (24) e produtos de minerais não metálicos (16).

A indústria da construção civil também registra números favoráveis: 35 empregos gerados até setembro. No ano passado, foram 180 empregos perdidos no setor, um dos mais sofridos na crise. Entre os destaques por segmentos, aparecem supermercados (96 empregos), metalurgia do alumínio e suas ligas (28), produção de ferro-ligas (14), restaurantes e outros serviços de alimentação (37), educação superior (29), atividades de atendimento hospitalar e serviços de diagnóstico e terapêutica (29), comércio de peças e acessórios de veículos automotores (25) e reparação de veículos automotores (10), fabricação de laticínios (22).

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário