Enquete mostra que 75% dos resende-costenses desejam a continuidade do isolamento social

O levantamento foi feito pelo jornalista e analista político Fernando Chaves em suas redes sociais. O prefeito de Resende Costa, Aurélio Suenes, disse que as medidas restritivas continuarão no município


Saúde

André Eustáquio0

Resultado da enquente realizada pelo jornalista Fernando Chaves em suas redes sociais

O isolamento social, como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus, vem mudando o comportamento das pessoas e a paisagem urbana. As ruas das cidades estão mais vazias e a circulação de pessoas diminuiu com o fechamento do comércio, com a suspensão das aulas e de atividades de entretenimento.

Em Resende Costa, o feriado prolongado da Semana Santa, entre os dias 9 e 12 de abril, foi muito diferente dos anos anteriores, quando a cidade se acostumou a receber centenas de turistas e visitantes que vêm participar das tradicionais solenidades da Semana Santa. Neste ano, as celebrações aconteceram somente dentro da igreja matriz de Nossa Senhora da Penha, sem a presença dos fiéis. As ruas ficaram vazias; bares, lojas e pousadas permaneceram fechados.

Passado o feriado de Páscoa, na segunda-feira, 13, a pergunta que todos faziam foi unânime: até quando permaneceremos em isolamento social? Quando a vida voltará à normalidade? Essa pergunta foi, inclusive, capa de reportagem especial da edição de 8 de abril da revista Veja. De acordo com a revista, “as previsões mais otimistas indicam pelo menos mais um mês de quarentena – desde que todo mundo faça sua parte, agora, e fique em casa”.

No Brasil, a continuidade do isolamento social vem dividindo as opiniões das pessoas e já se transformou em embate político. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contrariando as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, vem fazendo campanha aberta para o fim do isolamento social, mostrando-se preocupado somente com os efeitos da crise na economia.

Já o Ministério da Saúde, chefiado pelo médico Luiz Henrique Mandetta e amparado em evidências científicas, insiste que o isolamento social é, no momento, a melhor medida para se combater o avanço do novo coronavírus, uma vez que ainda não há remédios comprovadamente eficazes e uma vacina. De acordo com a grande maioria das autoridades de saúde do Brasil e do mundo, incluindo médicos e pesquisadores, acabar com o isolamento social, neste momento, seria um risco iminente e poderia causar um colapso gigantesco no sistema público de saúde.

Enquete

No entanto, as opiniões não são unânimes e polarizam também entre cidadãos que não sabem se se preocupam com a saúde ou com a renda de sustento das suas famílias. O jornalista e analista político Fernando Chaves fez uma enquete em suas páginas nas redes sociais (Facebook e Instagram), perguntando aos resende-costenses se as restrições ao comércio e ao acesso à cidade deveriam continuar. A maioria das pessoas que participaram da enquete votou pela continuidade do isolamento social em Resende Costa.

O resultado da enquete no Facebook mostrou que 77% das pessoas querem a continuidade das medidas restritivas em Resende Costa, enquanto 23% desejam que as medidas de isolamento social sejam diminuídas. No Instagram, os números foram praticamente iguais aos do Facebook: 76% votaram pela manutenção do isolamento social, e 24% pela diminuição das restrições.

O JL conversou com o jornalista Fernando Chaves sobre a sua enquete e a difícil decisão do poder público de flexibilizar ou não as medidas de isolamento social. “Acredito que (flexibilizar o isolamento social) seja uma questão muito técnica para ser definida somente pela opinião pública. Ela (opinião pública) pode contar como um dos fatores para essa tomada de decisão dos prefeitos, mas considerando, sobretudo, o posicionamento de órgão técnicos, como o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19”, opinou o jornalista.

Sobre a enquete em suas redes sociais, Fernando ponderou que não se trata de uma pesquisa fundamentada em metodologia. “É uma enquete muito simples, sem amostra estatística ou probabilística e que foi feita dentro de uma ‘bolha virtual’ determinada pelas minhas redes de contato. Mesmo assim, ela consegue refletir uma tendência de aprovação das medidas de restrição pela opinião pública local, pois uma maioria significativa (mais de 75%) votou a favor de se manter as medidas restritivas. Há também pesquisas de abrangência nacional que contribuem para considerarmos o resultado da enquete minimamente factível, como um levantamento publicado pelo DataFolha no dia 04 de abril, que também mostra números de aprovação ao isolamento social superiores a 75%. Para ter resultados mais precisos e confiáveis, os órgãos públicos podem organizar seus próprios levantamentos”, disse Fernando Chaves, que trabalha há 8 anos com métodos de levantamento e análise da opinião pública, além de assessorar órgãos públicos na tomada de decisão e na construção de políticas públicas.

Continuidade do isolamento social

O isolamento social em Resende Costa está vigorando desde o dia 23 de março, quando o Executivo Municipal publicou o decreto nº 72 que restringe atividades do comércio local e garante o funcionamento, durante a pandemia, de serviços públicos e do comércio que são essenciais à população.

O prefeito municipal de Resende Costa, Aurelio Suenes (PSD), informou ao JL que o isolamento social permanecerá no município de Resende Costa pelo menos nas próximas duas semanas. “Por enquanto nós não vamos flexibilizar (as medidas de isolamento social). A gente está acompanhando a evolução dos números e, a partir desses números, estamos entendendo que o problema maior ainda está por vir. Temos que tentar continuar prolongando esse período para evitar um colapso, uma sobrecarga no sistema público de saúde. Portanto, num primeiro momento, a flexibilização do isolamento social ainda não está sendo pautada. E se for para acontecer, a gente vai levar ao conhecimento do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 para podermos caminhar juntos. Vamos prosseguir da forma como está pelo menos, calculo, nas próximas duas semanas. Até porque a tendência é prolongar, tendo em vista os números que estão se apresentando (em Minas Gerais). Minas Gerais ainda não atingiu o pico de infecções. Portanto, se a gente afrouxar agora pode atrapalhar muito o resultado positivo que já conseguimos”, disse o prefeito Aurélio.

“Para conseguirmos manter a cidade sem casos positivos para Covid-19, no momento precisamos reforçar o isolamento social e não flexibilizar. Ainda não existe data prevista para a reabertura do comércio”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Geórgia Araújo Resende. De acordo com ela, Resende Costa está seguindo as orientações do Ministério da Saúde para conter o avanço do novo coronavírus: “Seguimos as recomendações do Ministério da Saúde, que reforça a importância do isolamento social”.

Feriado da Semana Santa

Durante o feriado da Semana Santa foram vistos circulando em Resende Costa diversos veículos com placas de municípios de outros estados e também de Minas Gerais onde a disseminação do novo coronavírus é considerada comunitária, ou seja, já não se pode rastrear os contágios. O fato causou preocupação a muitos moradores da cidade, que questionavam se essas pessoas vindas de outros municípios estavam seguindo as regras de isolamento e distanciamento social vigentes em Resende Costa. “Realmente recebemos alguns carros de fora durante o feriado da Semana Santa, mas todas as pessoas foram orientadas na barreira. E aqueles que chegaram após o término da blitz muitas vezes foram denunciados pelos vizinhos. Durante o feriado, a equipe (agentes de saúde) deslocou-se várias vezes até residências para orientar essas pessoas.  A maioria dizia que estava seguindo as normas, pois sabia dos riscos”, esclareceu a secretária municipal de Saúde, Geórgia Araújo.

Medidas eficazes

“Apesar das diversas orientações dadas à população durante a pandemia do novo coronavírus, a população ainda tem mostrado ‘certa’ resistência em aderir ao isolamento social”, lamenta Geórgia Araújo. Porém, os números mostram que as medidas de isolamento social e o trabalho preventivo que estão sendo realizados em Resende Costa, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, têm surtido efeito. O último informe epidemiológico divulgado, na tarde de ontem, mostrou que no município, até agora, não há nenhum caso confirmado para Covid-19. Quatro casos suspeitos foram descartados.

A população precisa se conscientizar ainda mais sobre a importância do isolamento social e colaborar. Só assim conseguiremos controlar a disseminação do novo coronavírus e voltarmos logo à normalidade da vida.

Leia mais: https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/isolamento-social-deve-ser-mantido-na-regiao-das-vertentes-/2999

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário