Ensino remoto

“O ideal é voltar, mas voltar agora ou depois é uma questão muito difícil de opinar. Lembrando que o principal sempre é a saúde”


Educação

Vanuza Resende0

Desde 2020, com o início da pandemia de Covid-19, o ensino vem acontecendo a distância, assim como inúmeras atividades profissionais. Um desafio tanto para os educadores quanto para os alunos. Silvanda Maria Resende, secretária de Educação de Resende Costa, explica como as atividades estão sendo realizadas na rede municipal. “O município optou por imprimir a apostila para todos os alunos da Rede Municipal porque o alto percentual de famílias sem acesso à internet ou com pacote de dados pré-pagos sem capacidade de utilizar os aplicativos obrigatórios gera uma exclusão do acesso à educação pública de qualidade. Além desses fatores, temos que levar em consideração que somos um país de maioria pobre, portanto sem condições de comprar um computador, ou um smartphone, e muitos sequer têm condições de adquirir um plano de acesso à internet.”

Sandra Belo, diretora da Escola Infantil Aquarela, analisa o longo período em que os alunos permanecem longe das salas de aula, contando apenas com o ensino remoto. “Em nosso município, conseguimos atingir todos os nossos alunos com nossas apostilas. Imprimimos todas as atividades a serem trabalhadas, criamos grupos de Whatsapp com vídeos explicativos curtos a fim de que todos tenham acesso, ou seja, consigam baixar os vídeos e assistir a eles. A principal dificuldade para os professores foi a reinvenção do trabalho pedagógico. Haja vista que eles tiveram que se adequar a uma nova rotina de trabalho, lidar com tecnologias novas, ferramentas de trabalho que antes não eram utilizadas. Em contrapartida, os alunos tiveram que aprender a lidar com a falta de interatividade com o professor, ficando muitas vezes desmotivados a fazer os trabalhos.”

Mesmo com tantas mudanças, Sandra avalia o resultado final como positivo. “Fizemos de tudo para que a aprendizagem ocorresse de forma efetiva e contínua, ressaltando que é muito difícil substituir o contato físico dentro da sala de aula. Nesse contexto mundial, lidamos com o novo e acredito que conseguimos alcançar a aprendizagem, mesmo que esta não tenha ocorrido da mesma forma que alcançaríamos presencialmente. Foi necessário fazer um trabalho diferenciado para manter o vínculo entre aluno e escola. Podemos afirmar que houve uma boa adaptação ao ensino remoto.”

Virginia Daher, diretora da Escola Municipal Paula Assis, no povoado do Ribeirão de Santo Antônio, disse que a entrega dos materiais impressos foi uma forma democrática de contemplar todos os alunos. “Devemos lembrar que uma grande parte dos nossos alunos não tem acesso à internet ou não a tem com potência suficiente para suportar uma plataforma de aulas. A maneira que a rede municipal encontrou para fazer o conteúdo chegar a todos os seus alunos e minimizar ao máximo a defasagem que a quarentena tem proporcionado foi através das apostilas. O conteúdo das apostilas está de acordo com a BNCC, como os livros didáticos. Os professores preparam explicações e exemplos, também nas apostilas, para facilitar o entendimento. Os alunos que têm acesso à internet estão nos grupos de WhatsApp e podem tirar suas dúvidas com os professores”, explica.

Rose Daher, da Escola Municipal Conjurados, destaca as dificuldades encontradas no método de aulas remotas, novidade em tempos de pandemia. “O período de ensino remoto foi, e está sendo, um grande desafio para todos nós profissionais da educação. Todos tiveram que se adaptar ao novo propósito de ensino, intensificando os estudos, separando e analisando as habilidades e competências a serem abordadas no projeto ‘Educalar’, que são as apostilas e todo o material pedagógico que os alunos recebem mensalmente. Todo esse esforço e dedicação é para que possamos atender a todos os alunos da maneira mais simples e objetiva possível, porque o nível de aprendizagem dos alunos é diferente, cada um tem seu tempo para alcançar os objetivos propostos, de acordo com determinado ano escolar. Este ano introduzimos, também, alguns vídeos explicativos para auxiliar os alunos na realização das apostilas, pois percebemos que muitos estavam tendo grande dificuldade na realização das atividades propostas nas apostilas.”

A diretora da Escola Estadual Assis Resende, Roseni Fernandes, avalia que o método de ensino remoto em 2021 houve ganho se comparado ao ano de 2020. “A gente conseguiu uma melhora em relação ao ano passado, que é o que a gente chama de aulas síncronas, que acontecem ao vivo, com alunos, alunas, professor ou professora numa mesma sala virtual. Isso foi um ganho muito grande.Além disso, tivemos também atividades complementares elaboradas pelos professores. No ano passado, tínhamos apenas as apostilas. Mas nada substitui um professor. Por isso eu acredito que temos que começar aos poucos com os alunos na escola, porque os meninos ficaram muito tempo desligados desse ambiente. Sabemos que a educação, assim como outros setores, ficou muito prejudicada com a chegada da pandemia. Mas entra uma questão muito familiar e estrutural. Porque hoje, o ensino ficou na mão da família, não é? O ideal é voltar, mas voltar agora ou depois é uma questão muito difícil de opinar. Lembrando que o principal sempre é a saúde.”

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