“Resende Costa é uma cidade favorecida porque tem como filhos pessoas íntegras, de grande caráter, trabalhadoras e que, em sua maioria, buscam o melhor para nossa terra.” (Aurélio Suenes de Resende – prefeito municipal)


André Eustáquio


Prefeito Aurélio Suenes (centro) e autoridades presentes na cerimônia oficial do aniversário de Resende Costa (Foto Cássio Almeida)

Resende Costa completou 106 anos de emancipação política no dia 2 de junho último. Diversas atividades políticas e culturais marcaram a programação comemorativa que se estendeu durante todo o feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 31 de maio e 3 de junho, quando aconteceu também a 6ª edição da Mostra de Artesanato e Cultura. O JL conversou com o prefeito municipal de Resende Costa Aurélio Suenes de Resende (PSD), que destacou o lançamento oficial do programa Habitação Solidária.

Resende Costa completou 106 anos de emancipação política. Qual a mensagem que o senhor deixa aos resende-costenses? Primeiro, gostaria de destacar que tenho muito orgulho e satisfação de ser resende-costense e poder ajudar a escrever alguns capítulos da história de Resende Costa, tão rica e cheia de triunfos. Uma história tecida por inúmeras mãos. Resende Costa é uma cidade favorecida, porque tem como filhos pessoas íntegras, de grande caráter, trabalhadoras e que, em sua maioria, buscam o melhor para nossa terra. A gente vive um momento muito complicado no país, de instabilidade econômica e política, vemos muitas coisas que nos assustam. E é importante que todos saibam que a crise também tem seus efeitos em Resende Costa. Os recursos diminuem, fica mais difícil administrar. Porém, estamos conseguindo superar muitas adversidades e avançar em vários setores. Acabamos de implantar a terceira equipe de PSF (Programa de Saúde da Família), estamos investindo 800 mil reais em calçamentos e asfaltamentos de ruas, estamos lançando um programa que idealizamos na Assistência Social. Enfim, seguimos andando para a frente. É fundamental que tenhamos o apoio da população, pois não é um momento para medirmos forças, estarmos divididos. É um momento de união, pois só assim cresceremos juntos. Queremos fazer sempre mais e estamos trabalhando para isso porque nosso povo merece. Quero parabenizar todos pela determinação e coragem e desejar força para que superemos juntos as dificuldades. Apesar delas, temos muito a comemorar.

Na abertura da cerimônia oficial do aniversário da cidade, o senhor destacou a boa relação entre os poderes Executivo e Legislativo de Resende Costa. Isso tem sido importante para o governo do município? Sem dúvidas. Em especial, pelo momento difícil do Brasil. São muitas incertezas quanto ao nosso futuro. Mas uma certeza: se permanecermos unidos, estaremos mais fortes para passar pelos obstáculos. É muito importante, em qualquer área, ter opiniões diferentes. E assim é na política. A oposição é fundamental para que tenhamos pontos de vista diferentes e possamos reconhecer o que não está funcionando. Mas não se pode criar empecilhos para tudo, precisamos pensar no bem coletivo. E a boa relação que temos com o Legislativo em Resende Costa é um dos motivos que nos fazem avançar. Conseguimos ter um diálogo bom e andarmos para frente. Essa união eu considero muito importante para tempos instáveis como esse. Todos trabalhando juntos com o único objetivo de beneficiar os resende-costenses.

Durante a cerimônia, foi lançado oficialmente o programa Habitação Solidária. Fale sobre o programa. O Programa Habitação Solidária é algo que idealizamos durante a última campanha. A Assistência Social é um setor que está desenvolvendo projetos interessantes em nosso município. E pensamos, nesse modo, em como ajudar as famílias carentes de Resende Costa a ter um lar. É o mínimo que todos nós sonhamos. E isso será feito com a ajuda de um padrinho, alguém do município que tenha condições e deseja ajudar. Nós abrimos as inscrições para as primeiras famílias em dezembro do ano passado com a previsão de doar até 50 lotes, no bairro Tijuco, de acordo com as inscrições aprovadas. Alguns critérios foram estabelecidos: as famílias deveriam residir em Resende Costa há – pelo menos – cinco anos, estar cadastradas no CAD-ÚNICO e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Além disso, os interessados deveriam apresentar nomes de “padrinhos” – pessoas que tenham capacidade financeira para colaborar na construção das moradias. Qualquer pessoa com condição e vontade de ajudar poderá ser padrinho. Após as inscrições, foram analisados os documentos e fiscalizada a real situação de cada família para divulgarmos a lista com os primeiros beneficiados. Vale destacar que a classificação dos inscritos no programa seguiu rigorosamente as regras aprovadas em lei e teve a participação decisiva do Conselho Municipal de Habitação. Também precisamos nos reunir com os padrinhos, que deverão assinar um termo de compromisso. Eles têm um prazo de 24 meses para terminar a obra e precisam apresentar o projeto do imóvel, que deverá ser aprovado pela Prefeitura. Vamos indicar alguns modelos também. Estamos avançados na parte burocrática e agora seguiremos para a fase executiva. Para que o programa Habitação Solidária tenha sucesso, precisamos mobilizar nossa comunidade para que o espírito solidário desperte e as pessoas ajudem essas famílias a realizarem o sonho de ter uma casa própria.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário