Escola Estadual Assis Resende: 100 anos de história


André Eustáquio*


Salão nobre da E. E. Assis Resende, onde há 100 anos foi realizada cerimônia oficial de inauguração do então Grupo Escolar (Foto Luana Chaves)

No próximo dia 21 de julho, a Escola Estadual Assis Resende completará 100 anos de fundação. O histórico educandário que vem formando, ao longo de um século, inúmeras gerações de resende-costenses foi uma das pioneiras e mais importantes obras realizadas durante a gestão do primeiro administrador municipal de Resende Costa, o coronel Francisco Mendes de Resende.

Em 1912, o então distrito da Lage emancipou-se do município de Tiradentes, adquirindo autonomia política, administrativa e econômica. Homens importantes da localidade, como os coronéis Mendes de Resende e João Evangelista de Sousa Maia, se destacaram à frente do processo de emancipação política de Resende Costa e deram os primeiros passos para que o novo município se estruturasse.

A educação da população local foi priorizada e incentivada pelos primeiros administradores. Poucos anos depois de a população da Lage comemorar a emancipação, outro histórico acontecimento agitou a pequena vila (como ainda era chamada Resende Costa até a década de 1930). Em 21 de julho de 1919, autoridades políticas, municipais e religiosas, representantes do governo do Estado, professores, a população local e convidados se reuniram no salão nobre do novo grupo escolar para a cerimônia solene de inauguração. O escritor resende-costense José Maria da Conceição Chaves, o Juca Chaves, detalha em seu livro “Memórias do Antigo Arraial de Nossa Senhora da Penha de França da Lage (amiRCo 2014)”, no capítulo dedicado ao “Grupo Escolar”, a criação da escola e as festividades de inauguração do então Grupo Escolar Assis Resende, atual Escola Estadual Assis Resende.

 

Criação do Grupo Escolar

“O Grupo Escolar Assis Resende, criado pelo Decreto Estadual nº 3.885, de 29 de abril de 1912, inscreve-se nas realizações do período governamental do ínclito estadista coronel Júlio Bueno Brandão, que pouco antes nos conferia a autonomia administrativa. A esse acontecimento que vinha marcar novos rumos à instrução popular, concorreram com seus esforços e prestígio os defensores de nossas aspirações políticas, o deputado Abeilard Rodrigues Pereira e os coronéis Francisco Mendes de Resende e João Evangelista de Sousa Maia.”

Juca Chaves descreve as dificuldades financeiras do novo município em arcar com as despesas de construção de um prédio que abrigasse a escola – exigência do governo do Estado para instalar oficialmente na Vila o Grupo Escolar criado em 1912. “Somente em 1916, quando o erário municipal desafogava-se de seus encargos, é que foi dado começo à construção pelo presidente da Câmara e agente executivo, coronel Francisco Mendes de Resende, após o contrato firmado com o estado.” Após algumas dificuldades com a execução da obra, sobretudo financeiras, dirigida por Cristóvão Gonçalves Pinto, que, segundo Juca, “preservou a solidez das linhas arquitetônicas da construção”, as obras foram concluídas. No dia 10 de julho de 1919, o Estado recebeu a doação oficial do edifício.

 

Inauguração

Na página 110 de seu livro sobre a história de Resende Costa, Juca Chaves relata com precisão de detalhes a cerimônia de inauguração do Grupo Escolar Assis Resende.

“A 21 de julho (de 1919), estando já presente o seu diretor, professor José Augusto de Rezende, inaugurava-se o Grupo Escolar com várias e solenes festividades. Aproximando-se, às 14 horas, no salão de honra do estabelecimento, realizou-se a magna sessão de instalação, à qual compareceram as autoridades, povo, convidados e delegações das comunidades vizinhas. Momentos antes, era entronizado naquele recinto um quadro do Sagrado Coração de Jesus, ofertado pelo vigário Antônio Cardoso Damasceno, que sendo oficiante dessa solene e expressiva consagração, levou tão precioso mimo às mãos do professor Rezende para ser posto no seu lugar.

Logo a seguir, obedecendo ao cerimonial previamente ordenado, teve início a sessão inaugural, no decurso da qual se instalaram na Casa os retratos dos propugnadores de sua fundação: Abeilard Rodrigues Pereira, Francisco Mendes de Resende e João Evangelista de Sousa Maia, cujas efígies foram descerradas da cortina que os velava ao som do Hino Nacional e sob vibrantes palmas da assistência (...).

Formaram o primeiro corpo docente do Grupo Escolar Assis Resende as professoras Matilde Rios, Maria José de Oliveira, Dulce Lara, Flordeliz de Morais e Adelaide Vale. As suas aulas se iniciaram com a matrícula de 424 alunos, realizando-se a 30 de novembro daquele ano de sua fundação a entrega dos certificados de aprovação da primeira turma de seus graduandos: José Jacinto Lara, Francisco Diogo Eugênio, Antônio Rafael da Silva, José Macedo Filho, Aurélio de Assis Coelho, Julieta de Assis Resende, Alzira de Lourdes, Elvira Augusta da Conceição e as irmãs Maria Rita e Julieta de Melo – ex-discentes das extintas escolas reunidas – que se submeteram às provas finais ante o examinador padre Dionísio Francisco das Chagas, coadjutor da Paróquia.”

 

100 anos depois

Na secretaria da Escola Estadual Assis Resende, entre tantos documentos, encontram-se preservados os primeiros livros de ata que registram os anos iniciais do educandário centenário. Ao lado da atual diretora da escola, professora Roseni Fernandes, tive a oportunidade de examinar algumas atas antigas, as primeiras, escritas, obviamente, a mão, com perfeita caligrafia. O secretário (algumas vezes o próprio diretor José Augusto de Rezende) que redigiu as primeiras atas e movimentações escolares do Assis Resende não deixou escapar nenhum detalhe. Constam na documentação as primeiras turmas, os nomes dos primeiros formandos, o número de alunos matriculados, as disciplinas estudadas, os exames de fim de ano etc. Porém, não encontramos o documento que julgávamos ser o mais importante para a nossa pesquisa: a ata da cerimôniade inauguração da escola, realizada em 21 de julho de 1919, conforme registrou Juca Chaves em seu livro publicado em 2014 pela amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa). Será que foi lavrada uma ata dessa cerimônia? Na documentação da Câmara Municipal também não há nenhum registro.

Cem anos se passaram. O belo e imponente prédio – construído com muito sacrifício, sobretudo do primeiro administrador público da localidade, coronel Francisco Mendes de Resende, que empregou recursos próprios a fim de que a obra fosse concluída –constitui-se referência, um marco histórico da educação no município de Resende Costa. No grande salão nobre ainda se encontram os retratos daqueles que o escritor Juca Chaves chama em seu livro de “propugnadores de sua fundação”: Francisco Mendes de Resende e seu pai, o coronel Francisco Pinto de Assis Resende, antigo proprietário do terreno onde foi erguido o Grupo Escolar e tornou-se, com justiça, patrono da escola.

Atualmente, ao lado dos retratos dos propugnadores do Assis Resende, encontra-se um quadro com a foto do monsenhor Nelson Rodrigues Ferreira, outro baluarte da educação em Resende Costa. Destaca-se, contudo, entre eles a antiga moldura com a efígie do Sagrado Coração de Jesus, que há 100 anos foi solenemente entronizada no Grupo Escolar Assis Resende pelo Cônego Cardoso, simbolizando com respeito e reverência a fé que sustenta a vida, a formação cidadã e a história do povo resende-costense.

 

*Jornalista, editor-chefe do Jornal das Lajes e ex-aluno da Escola Estadual Assis Resende.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário