Esgoto corre a céu aberto na rua Elisa Daher Resende

A Copasa já instalou a rede coletora no local, mas frequentemente a água transborda causando transtornos aos moradores


Cidades

André Eustáquio0

Esgoto corre a céu aberto na rua Elisa Daher Resende. Além do esgoto, o mato também invadiu a rua (Foto André Eustáquio)

O casal David Marcelo Reis Resende e Mirlene Resende Maia, como tantos outros jovens casais, cultivou o sonho de construir a própria casa. No início de janeiro o sonho deles se realizou: Marcelo e Mirlene mudaram-se para a nova casa na rua Elisa Daher Resende, bairro Nossa Senhora da Penha, em Resende Costa. Aos poucos, porém, os problemas começaram a aparecer. Em frente à casa deles foi instalado pela Copasa um PV (poço de visita) da rede de esgoto, que frequentemente transborda, deixando um rastro de água suja e fétida.

A rua Elisa Daher Resende era conhecida anteriormente por Rua Nova. Sua extensão é pequena, mas os problemas são grandes. Não há calçamento e iluminação, o mato cresce velozmente e frequentemente o esgoto corre a céu aberto em frente às casas. Marcelo e Mirlene esperam, desde o ano passado, pelas obras de pavimentação da rua. “O Aurélio (prefeito Aurélio Suenes) disse que sairia (o calçamento) no ano passado, mas, segundo ele me disse depois, não foram atingidas as metas, ou seja, há outras ruas com prioridade. Eu entendi isso, que vai ficar para este ano”, disse Marcelo Reis.

Além do mau cheiro, o esgoto causa transtornos ao casal que mora na casa número 47. “Para entrar com o carro na minha garagem costuma ser uma dificuldade grande. Quando o esgoto vaza, inunda a frente da minha casa e o carro derrapa na água”, conta Marcelo que, por iniciativa própria, cimentou parte da rua em frente à casa para impedir que a água emposse. “Tive também que fazer um pequeno rego para direcionar a água até a manilha instalada pela prefeitura”, completa. A prefeitura instalou uma manilha no local onde deverão ser construídos um muro de arrimo e a rede de água pluvial.

Enquanto as obras não saem do papel, Marcelo e Mirlene são obrigados a conviver com o mau cheiro e com os transtornos que o esgoto causa a eles, dentro de casa. “O que eu faço é ir até a Copasa e pedir para que eles esvaziem o PV. Eles vêm e esvaziam, mas em poucos dias enche de novo. O banheiro social da minha casa está praticamente sem uso”, diz Marcelo. “Espero que esse problema seja resolvido mais rápido possível, pois, quando chove a situação se agrava e o cheiro fica muito pior”, conclui.

O prefeito municipal Aurélio Suenes assegurou que a rua Elisa Daher Resende será calçada com bloquetes ainda neste ano. “Além do calçamento, está prevista a instalação de um poste com uma luminária. Essa obra já está licitada, aguardando aprovação da CEMIG”, informou o prefeito. Sobre o esgoto que escorre em frente à casa de Marcelo e Mirlene, Aurélio disse que contatou a Copasa a fim de solucionar o problema. “Temos ciência do problema do esgoto na rua. Já cobramos a Copasa e vamos tentar uma solução conjunta para essa situação”.

O JL enviou perguntas à Copasa a fim de obter informações se há previsão para a conclusão das obras de implantação da rede de esgoto no bairro Nossa Senhora da Penha; o que está causando o vazamento de esgoto na rua; quais medidas podem ser tomadas para solucionar esse problema. Até o fechamento desta edição, no dia 7 de março, não obtivemos respostas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário