Estelionatários tentam aplicar golpe no comércio de Resende Costa


Cidades

Vanuza Resende0

Através de contatos via telefone, pessoas se apresentam como funcionários que prestam serviços para uma empresa telefônica e solicitam que seja feita uma atualização de dados. Essas pessoas frisam a todo momento que a atualização não tem custos para o empresário. Empresas do comércio de Resende Costa sofreram, nos últimos meses, tentativas de golpe de estelionatários que utilizam desse método para conseguirem dinheiro.

 Os golpistas agem rápido, pedem aos empresários ou funcionários de lojas que confirmem dados básicos, como endereço, telefone, e-mail e, eventualmente, CNPJ. Os estelionatários já estão com todos esses dados em mãos, o que gera ainda menos desconfiança.

 Os comerciantes recebem um e-mail de confirmação ou um arquivo pelo WhatsApp, que já vem assinado por um membro da quadrilha, estipulando o pagamento mensal de R$448,00 durante 24 meses. Na maioria das vezes, as pessoas só leem o contrato depois que assinam e retornam o documento aos estelionatários. Foi exatamente o que aconteceu com a funcionária do “Artesanato Trem Mineiro”, Talita Roberta. Ela assinou o contrato, e só percebeu que envolvia valores depois que reenviou o suposto documento. 

Talita chegou a entrar em contato com a suposta empresa para esclarecer sobre o valor cobrado. Eles afirmaram que já estava tudo acordado com a proprietária do estabelecimento e que não havia motivo para preocupação.

Depois de uma semana, os golpistas ligam novamente e ameaçam colocar a empresa no Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, se porventura a primeira parcela ou os 40% de juros para cancelamento do serviço não forem quitados. A tentativa real do golpe acontece depois de exatos sete dias.

Talita falou sobre a situação: “Eu fiquei muito nervosa, nunca tinha lidado com essa situação. A gente se coloca no lugar de uma pessoa idosa. Porque nós que somos novos, que estudamos e sabemos que isso acontece, mesmo assim a gente cai. A gente acha que é só pessoa boba, leiga que cai nesse tipo de golpe. Não, a gente cai também. E, naquele momento, podemos tomar atitudes que possam dar mais errado ainda. Infelizmente, essas coisas acontecem”.

O “Artesanato Trem Mineiro” não pagou nenhuma das prestações e fez um boletim de ocorrência para que medidas sejam tomadas. A Polícia Civil informou que já estão sendo feitas investigações sobre o ocorrido e orienta as pessoas a agirem sempre com prudência em casos como esse: “Retorne a ligação para a empresa legítima e confirme se estão mesmo fazendo alguma atualização. Não passe informações a terceiros via canais como telefone, e-mail e outros. Desconfie de atitudes suspeitas!”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário