Estoques de sangue registram queda de 30% devido à pandemia

População pode procurar hemocentros para fazer doação voluntária


Saúde

Vanuza Resende0

fotoSede do Hemominas de São João del-Rei (Foto Elaine Maciel)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizados 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo a OMS, cerca de 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. Esse número está dentro dos parâmetros definidos pela instituição. Contudo, é preciso melhorar. Desde março de 2020, existe um outro agravante para a diminuição do número de doações de sangue: a pandemia da covid-19.

Mesmo sem números consolidados, o Ministério da Saúde estima que, em 2020, houve uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019. O estado de Minas Gerais parece ter sentido ainda mais a ausência da população nos hemocentros e calcula que as doações caíram pela metade. A sede do Hemominas em São João del-Rei, que atende 14 hospitais, incluindo 24 cidades, entre elas Resende Costa, calcula uma redução de pelo menos 30% de doadores no período da pandemia. Um dos motivos da queda é a apreensão da população de ir até uma unidade de saúde.

A coordenadora da unidade de São João del-Rei, Elisabeth Santos, assegura que os voluntários não precisam ficar receosos de irem aos hemocentros e que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas nesse momento de pandemia. “O Hemominas está tomando todas as providências necessárias nessa questão da pandemia. O doador chega, tem máscara e álcool em gel à disposição. As bancadas, os bancos, as maçanetas de portas a todo momento estão sendo higienizados. Estamos seguindo o distanciamento entre um doador e outro. O processo é muito seguro, tanto para os nossos funcionários quanto para os doadores”, garante a coordenadora.

Elisabeth destaca que, na contramão das baixas, a procura é alta. “A demanda tem aumentado muito nesse período. De dezembro para cá, houve um aumento muito grande na necessidade de transfusão de sangue de pacientes internados. A gente precisa de mais doadores. Nós temos uma capacidade de 30 doadores por dia. Por causa da pandemia, a gente limitou o número de doadores por dia e estamos precisando muito de doações voluntárias, porque nem todos os dias nós conseguimos atingir esse número de doadores, que seria o mínimo ideal.” De acordo com a coordenadora, para atender toda a demanda, o ideal seria que o número de doadores aumentasse pelo menos 20%.

 

Como fazer a doação

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário o doador estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado, alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo novo coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação. Aqueles que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico de infecção pela covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

As pessoas que são imunizadas contra a covid-19 precisam se programar para fazer a doação antes de tomarem a vacina, já que após a aplicação é necessário esperar um período para estarem novamente aptas. No caso da vacina CoronaVac/Butantan, o prazo de espera é de 48 horas após a aplicação. Já para a AstraZeneca/Oxford, o prazo de inaptidão é de 7 dias. Quando a pessoa não sabe qual tipo de imunizante tomou, também é necessário aguardar 7 dias para que a doação possa ser feita.

 

Agende a doação

No momento atual, para evitar aglomerações, o ideal é que seja feito o agendamento das doações através do telefone: (32) 3322-2915, ou pelo site: hemominas.mg.gov.br 

O Hemominas funciona nas segundas-feiras, das 13h e 30min às 17h; de terça a sexta-feira, das 7h e 30min às 11h e 30min.

O Hemominas de São João del-Rei está localizado na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, número 175, bairro Segredo. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (32) 3322-2900.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário