Estudante resende-costense é selecionada para encontro nacional de matemática

Bárbara Lana, 15 anos, vai participar em Florianópolis do encontro de talentos da matemática


Educação

Vanuza Resende0

Bárbara participou como ouvinte do Congresso de Engenharias da UFSJ (Foto arquivo particular)

Os jovens que se destacaram no Programa de Iniciação Cientifica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares (OBMEP) reúnem-se, entre os dias 20 e 25 de novembro, em Florianópolis (SC), para uma maratona de palestras, oficinas, minicursos, jogos e desafios matemáticos no Encontro do Hotel de Hilbert, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Em 2018, entre os estudantes selecionados, está a resende-costense Bárbara Lana de Resende,15 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Assis Resende.

Bárbara explica como conseguiu se destacar entres os vários brasileiros participantes do projeto. “No ano de 2017, eu fui medalhista de bronze da OBMEP e ganhei a participação na 13° edição do Programa de Iniciação Científica em 2018. Participei de 14 aulas divididas em sete ciclos (cada um composto por duas aulas). Essas aulas aconteciam aos sábados pela manhã através de uma sala de conferência online. Ao final de cada ciclo, eram liberadas no site do programa uma tarefa e uma avaliação – ambas com o valor de 10 pontos – que tratavam do tema estudado no ciclo recém-concluído. Meu desempenho ficou entre os melhores do país e, portanto, fui selecionada para a edição do EHH deste ano.”

No fechamento desta edição, Bárbara nos informou que acabara de receber a informação de que havia conseguido a Medalha de Bronze na OMQ (Olimpíada Mineira de Química).

Na visão da professora que leciona matemática para Bárbara, Goretti Resende, ter alunos com conquistas tão importantes é motivo de orgulho. “Em tempos em que muitos não valorizam a escola e os professores, ter alunos que estão se destacando pelo estudo nos dá muito orgulho e não nos faz desistir da educação e de um mundo melhor construído através dela”, diz a professora Goretti. 

A professora cita a dedicação dentro e fora do ambiente escolar e o apoio da família como pontos fundamentais para o desenvolvimento do aluno. “A Bárbara é uma aluna muito inteligente, educada e estuda muito além da sala de aula. Percebo nela uma maturidade em matemática bastante desenvolvida. Outro ponto a ser destacado é o incentivo que a gente percebe que ela recebe da família”, elogia Goretti.

 

Uma trajetória de medalhista

 Bárbara também foi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2018). A jovem obteve destaque e está participando de uma seleção para a Olimpíada Internacional de Astronomia. Neste ano, ela também foi selecionada para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). “Fui a única do município, dessa forma tive a oportunidade de representar a cidade de Resende Costa nessa competição, que ocorreu no dia 20 de Outubro de 2018”, conta a estudante.

Bárbara explica que, além das aulas de matemática, ela estuda em casa e conta com o apoio do Instituto Científico de Resende Costa (IC-RC). “Semanalmente há encontros presenciais para a realização de aulas disponibilizadas pelo IC-RC. Também há o acompanhamento online em grupos de whatsApp. Além disso, também tenho uma rotina própria, costumo estudar alguns dias da semana (três a quatro horas por dia) determinadas matérias. Sempre vario essas matérias pensando na necessidade atual.”

 A jovem estudante destaca alguns dos benefícios da participação no evento que reúne estudantes de matemática de todo o Brasil. “Essas premiações enriquecem fortemente meu currículo, abrindo portas para que eu faça parte de sérios grupos de pesquisa no futuro. Também me favorecem em processos seletivos e concursos na área acadêmica, como mestrado, doutorado e programas de intercâmbio”, planeja Bárbara.

Goretti diz que todas essas conquistas são muito importantes para a escola e são vistas como inspirações. “Acho muito importante para a escola ter uma aluna participando de um evento nacional. Serve de exemplo para muitos outros. Esses alunos que se destacam em matemática ficam com o caminho trilhado para outras conquistas, não só na matemática, mas em outras áreas também”, conclui a professora.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário