Estudo do Sebrae aponta caminhos para turismo em Resende Costa


Cidades

José Venâncio de Resende0

fotoRepresentantes das intituições parceiras que realizaram o Estudo da Oferta Turística na cidade de Resende Costa (foto Prefeitura Municipal de Resende Costa)

A criação de espaços turísticos, como museu do artesanato, sítio arqueológico da Inconfidência Mineira, programa de turismo rural, rotas das capelas e de ciclismo, além do resgate dos teares e dos carros de boi, “como motivos para experiências turísticas”, é a proposta do “Estudo da Oferta Turística da cidade de Resende Costa”, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Sicoob Credivertentes e a Prefeitura Municipal de Resende Costa, tendo também o apoio da Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa). O estudo foi apresentado no último dia 15 de março no Salão Multiuso Lilia Lara, na Escola Municipal Conjurados Resende Costa. De acordo com o relatório, “os segmentos turísticos de maior vocação (em Resende Costa) são o Turismo Religioso, o Turismo na Natureza, o Turismo Rural, o Turismo Pedagógico e, principalmente, os de Compras e o Cultural.”

O estudo, apresentado pelo seu autor, o turismólogo e consultor Flávio Vitarelli, está dividido em: (1) diagnóstico (aspectos gerais, indicadores socioambientais e turísticos, levantamento de dados gerais e mapeamento dos atrativos turísticos e suas conectividades) e (2) estudo de tendências e vocação turística (cenários futuros, produtos turísticos, temáticas para criação de produtos, análise de vocação e diretrizes norteadoras e estudo de conectividades).

Uma das etapas foi “a transferência de tecnologia e capacitação com vistas a aprimorar a capacidade local do município de Resende Costa para produzir informação, analisar dados e atualizar seu registro de atrativos turísticos com autonomia e conhecimento técnico”. As tendências de comportamento do mercado e dos consumidores foram pesquisadas, “para auxiliar na criação de novos produtos e nas tomadas de decisões para o desenvolvimento do destino turístico. A partir das combinações entre as tendências e o potencial turístico do destino, foi possível definir diretrizes norteadoras para o planejamento estratégico do turismo, incluindo a formatação de novas rotas, inovações nos serviços e produtos turísticos, melhoria do diferencial competitivo e do posicionamento da marca do destino”.

 

Tendências

O estudo considerou as mudanças conjunturais apresentadas pela pandemia, pelas transformações tecnológicas, pelas mudanças na comunicação e na promoção turística e pelas novas formas de relacionamentos entre as pessoas e delas com o trabalho e o lazer. Assim, apresenta algumas tendências, como a importância dos preços na decisão; a transparência nas políticas de cancelamento, reembolso, seguro-viagem etc.; a preferência por deslocamentos mais curtos, de preferência de carro; maior atenção às medidas sanitárias (precauções para evitar contaminação); maior contato com a natureza e os espaços abertos (atividades ao ar livre, busca por destinos rurais, mais opções sustentáveis de turismo, tipo de acomodação); “bleasure” (união entre viagens a trabalho e lazer ou “business” e pleasure).

Com base nas transformações e nos cenários futuros, o estudo aponta as seguintes temáticas para a criação de produtos turísticos: Capital do Artesanato Têxtil, Mata Atlântica, Serra das Vertentes, Inconfidentes, Inconfidência Mineira, natureza, empreendedorismo, religiosidade, ruralidade, cicloturismo, gastronomia, Campo das Vertentes, lajes/geologia, tropeirismo, teares, Estrada Real e Caminho de São Tiago.

Face à vocação e as diretrizes norteadoras, o documento propõe a seguinte segmentação: turismo religioso (rota de igrejas e capelas, por exemplo); rural (curso agente de turismo rural do SENAC, programa de turismo rural integrado ao cicloturismo); cultural (museu do artesanato, parque arqueológico dos Inconfidentes, rota do artesanato, valorização do carro de boi); compras (campanha de mobilização dos empresários, ordenar o fluxo turístico, ordenar o trânsito, realizar cursos, capacitar e escutar os guias, missão a cidades com boas práticas no turismo de compras, sistema de controle dos visitantes, rota de compras interligando municípios junto ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes); eventos e negócios (calendário de eventos, display com as possibilidades de passeios turísticos e atividades de meio dia e de um dia inteiro para hotéis, estudo dos eventos e integração turística); pedagógico (trazer escolas da região com foco na história, na arquitetura, no meio ambiente, no agronegócio, na Inconfidência Mineira, no artesanato etc., carta de atividades pedagógicas fora das salas de aula, integrar cultura, artesanato, agronegócios, geologia e economia); natureza (rotas de cicloturismo, revitalização do Horto Florestal, eventos de aventura, esporte e inverno, cabanas de montanha, gastronomia de montanha, travessias).

 

Prioridades

Entre as prioridades para Resende Costa, o estudo aponta:

  1. Avenida do Artesanato:  campanha de mobilização dos empresários e moradores (pesquisas e seminários, valorização da cultura empreendedora dos comerciantes, catálogo de compras); projeto de engenharia de trânsito; ordenamento do fluxo turístico; capacitações (montagem de vitrines, decorações para comemorações, capacitação e escuta dos guias, ética, políticas de comissionamento, hospitalidade, estudo de demanda turística); boas práticas (missão a uma cidade com boas práticas no turismo de compras); shopping a céu aberto (projeto de revitalização das fachadas, muros e lotes vagos, ordenamento do fluxo, vitrines, segurança, informação, áreas de convivência, varandas comunitárias, projetos decorativos das festividades, paisagismo e jardinagem etc.); valorização econômica da avenida); sinalização turística (indicativa, educativa/informativa, promocional).
  2. Conexão da Capital Mineira do Artesanato Têxtil com as demais cidades do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes: Place Branding; divulgação local do Place Branding; informação nas rodovias e trevos; portal turístico; comunicação via agências de receptivo de Tiradentes e São João del-Rei.
  3. Cicloturismo: rotas de cicloturismo (iniciantes, intermediários e avançados); capacitação dos empreendimentos dos percursos; publicações e divulgação.
  4. Ruínas da Fazenda Campos Gerais: projeto de transformação do local em Sítio Arqueológico e cuidado com o acesso às ruínas.
  5. Caverna da Laje (Buraco do Inferno): melhoria do acesso, revitalização e intervenções de segurança; limpeza, intervenções físicas, sinalização, preparação de guias, estudo da espeleologia.

O estudo conclui que “Resende Costa é uma cidade pequena, limpa, segura, com um acervo arquitetônico eclético, destacando residências e edifícios em estilo colonial, art decô e neoclássico, mas o destaque principal é ser considerada a Capital Mineira do Artesanato Têxtil. São dezenas de lojas de artesanato e quase toda a população tem alguma relação com a produção e a venda de artesanato”. Destaca ainda a presença da Serra das Vertentes, com formações rochosas, no centro da cidade, conhecidas como “lajes” e enfatiza que a cidade é “referência na Inconfidência Mineira, devido a dois inconfidentes que residiam no município”.

Com localização privilegiada, o “município possui um território rural extenso, com um distrito e vários povoados, onde são realizadas festas tradicionais, alguns deles resgatando a cultura do carro de boi, com desfiles, além de músicas e gastronomia típica do interior mineiro. A presença da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, juntamente com diversas capelas, atraem devotos de toda região, principalmente durante a Semana Santa, quando os Passos da Paixão são abertos e a cidade se transforma numa grande festa católica”. Outro destaque vai para os padroeiros das capelas e os santos juninos, bem como a presença na rota turística, criada recentemente, pelo Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes – Caminho de São Tiago –, interligando as cidades de Ouro Preto a São Tiago.

 

Manifestações

Estiveram presentes no evento o prefeito em exercício Lucas Paulo; Cristhiane Fam, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Luiz Henrique Garcia, do Sicoob Credivertentes; Weksley Resende Maia, da Associação Empresarial e Turística de Resende Costa (ASSETURC); Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, prefeito de Coronel Xavier Chaves; e André Eustáquio, secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura. Também compareceram empresários, membros de associações e conselhos municipais, vereadores e servidores públicos.

Lucas Paulo enfatizou as parcerias, a necessidade de união para tornar realidade o potencial existente, a importância de crescer junto com os outros municípios e ainda fez um balanço dos projetos em andamento. Luiz Henrique, da Credivertentes, destacou a importância crescente dos serviços nas economias do mundo inteiro, com preponderância do turismo, e a riqueza dos pontos turísticos da região. “Estamos com a faca e o queijo na mão”, concluiu. Marcos Januário, gestor da Trilha dos Inconfidentes, anunciou que um grande evento de turismo na região está sendo discutido com o Sebrae e que uma rota das estações ferroviárias e o “Raízes da Marcha” estão sendo analisados. Também citou o modelo de sinalização turística de baixo custo (140 placas, de início) que está sendo feito em Resende Costa.

Fúvio Pinto, prefeito de Coronel Xavier Chaves, anunciou a pavimentação asfáltica, ainda este ano, de um trecho de, aproximadamente 4,5 km, da estrada que liga Coronel Xavier Chaves à rodovia de Resende Costa, na altura do Hotel Rochedo, o que seria um grande avanço para a melhoria da infraestrutura do turismo nas duas cidades vizinhas.

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