Expedicionários implanta programa de sócios


Esporte

Vanuza Resende0

 A Diretoria do Expedicionários Sport Club desenvolve um trabalho que vem se consolidando em Resende Costa. As categorias do clube participam de vários campeonatos e os garotos da base estão sempre tendo oportunidades de mostrar o futebol para equipes tradicionais do país. Para dar continuidade ao trabalho, a diretoria criou o sistema de sócios do time. Os associados pagam R$10,00 por mês ao clube e recebem descontos em 11 comércios, sendo 10 em Resende Costa e um na cidade vizinha, Prados.

O projeto que está vigorando há aproximadamente três meses, já conta com mais de 300 sócios. O presidente do clube, Márcio Lelis, fala sobre a iniciativa: “É uma forma de você arrecadar dinheiro e investi-lo dentro do próprio clube. Nós dependemos do empresariado, sem ele não tem como fazer nada. Então, se o empresariado torna-se nosso parceiro, o cliente vai ganhar desconto e esse desconto vai para o Expedicionários em uma forma simples, que é a mensalidade. Com isso, nós podemos administrar e fazer as reformas necessárias ao nosso futebol”.

O secretário Paulo Ricardo explica que estando em dia com as mensalidades os sócios podem usufruir de outros benefícios: “Ao apresentar a carteirinha em dia com as mensalidades, ele tem desconto e ainda concorre a sorteio de brindes. A cada 100 novos sócios a gente faz um sorteio de R$50,00 nos comércios conveniados com o clube”.

Márcio fala sobre o dinheiro já arrecadado: “O dinheiro que a gente arrecada é revertido no próprio campo. Com a primeira arrecadação, nós compramos e instalamos bebedouros. O Expedicionários é de todos, de uma caminhada, pessoas da 3° idade e tantos outros. Com essa política de investir no clube, todos saem ganhando”.

Paulo comenta sobre os projetos financeiros: “A médio e longo prazo, a nossa intenção é fazer uma sauna no Expedicionários, onde os sócios poderiam usar e os não-sócios pagariam para usar o local. Esse é um dos projetos para 2018”.

 A empresária Maura Resende faz parte do grupo de empresários conveniados com o programa de sócios. “Quando me chamaram para fazer parte, eu acreditei que a proposta seria boa principalmente para a recuperação do funcionamento do Expedicionários. Claro, minha resposta foi positiva.  Eles são bem tranquilos e organizados, existe um grupo no WhatsApp para facilitar a nossa comunicação. Digo sempre: Tudo de bom que existiu em Resende Costa e acabou teria que ser reativado! Deixo aqui registrado meus parabéns por essa iniciativa!”.

Solange Lídia mora bem próximo ao Campo do Expedicionários e logo que ficou sabendo do projeto, tornou-se sócia. “Sempre pude conversar com as pessoas da diretoria. Mesmo com dificuldades e infraestrutura precária no passado eles não deixaram de fazer o máximo que podiam para manter tudo funcionando. Resolvi então ser sócia, assim como todos em minha casa. Poderia citar muitos nomes da diretoria, mas vou citar o Márcio, atual presidente, que não media esforços para limpar, carpir, lavar as dependências do Campo sem remuneração. Disse ele um dia: ‘Faço pela sociedade e com um enorme bom grado”.

Solange já usou dos benefícios oferecidos pelo programa, mas, assim como a empresária Maura, ela acredita que o melhor é ajudar a consolidar o trabalho da atual diretoria. “Já usei os benefícios e os classifico como excelentes. Mas, o mais importante é contribuir para que o espaço beneficie a todos. A Prefeitura disponibilizou uma pessoa para manter organizada e limpa as dependências do Campo. Já colocaram bebedouro para que as pessoas que fazem suas caminhadas usufruam do mesmo. A diretoria tem grandes obras a serem feitas, por exemplo, a sauna. Para quem é sócio as vantagens são muitas e sonhos podem se tornar realidade, não é mesmo?! Boa vontade da diretoria não falta, e a eles, aplaudo”.

Os interessados em tornarem-se sócios ou parceiros do clube é só procurar os membros da diretoria. Márcio e Paulo Ricardo reforçam o convite: “A gente está fazendo uma coisa que é boa para todos, queremos beneficiar Resende Costa. Queremos que esse programa de sócio seja interessante para as três partes: clube, associados e comércio. A gente convida a todos para participar com a gente e tornar esse projeto ainda maior em médio e longo prazo”. Solange também reforça o convite: “Aproveito aqui a oportunidade de dizer às pessoas que ainda não são sócias que venham fazer parte desta família. Além dos benefícios, estarão ajudando a manter o espaço organizado para um bem comum”.

 

Dentro de campo

Além de receber benefícios, o trabalho desenvolvido pela diretoria do Expedicionários é um incentivo às pessoas para que se associem. A categoria de base é composta por 180 garotos divididos entre os times Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. Fazer um bom trabalho de base é essencial para que o time colha resultados futuros. Paulo conta que a participação na Copa Dadazinho, campeonato nacional, só foi possível graças à participação das categorias de base do Expedicionários em campeonatos regionais.  “Fomos chamados a disputar a Copa Dadazinho porque disputamos campeonatos na região. Os resultados em campo foram negativos, três derrotas por 2x0, mas o nosso propósito era mostrar o trabalho dos garotos do clube, e três garotos foram chamados para fazer testes em outros clubes. Para o ano de 2018, temos proposta de trazer a primeira fase da competição para ser jogada em Resende Costa, com pelo menos um clube grande sediado aqui. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já oficializou que a partir de 2018 a competição vai passar a ser Campeonato Brasileiro sub-14”.

O clube conta ainda com dois times na categoria amador. O objetivo é criar uma equipe feminina, conforme explica Paulo: “Temos o projeto de treinar times femininos também, atualmente falta tempo para começar o novo projeto, mas vai ser feito”.

 

Campeonatos

Os Campeonatos Regional e Municipal, que estão acontecendo simultaneamente aos domingos em Resende Costa, são um incentivo e uma oportunidade para as pessoas voltarem a prestigiar esses eventos que já foram tradicionais e se perderam com o tempo. Ao mesmo tempo é a chance das novas gerações começarem a prestigiar o futebol de campo. “A gente quer que as pessoas mais velhas, que jogaram futebol antigamente, retornem ao campo e ao mesmo tempo chamem as pessoas mais novas para conhecer o nosso trabalho”, convida Paulo Ricardo.

 

Expedicionários ou Expedicionário?

Várias pessoas, inclusive reportagens do Jornal das Lajes, vêm utilizando o nome do clube, Expedicionário, no singular. De acordo com o secretário do clube, nos registros consta Expedicionário. “Quando fizemos o cadastro do clube na Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), a fim de recebermos verbas diretamente do Estado, sem necessariamente passar pela prefeitura, tivemos de organizar todos os registros. E todos eles nos falavam que era Expedicionário, mas nos registros de fundação está Expedicionários. O clube foi fundado pelo Totonho do Sôbico (Antônio Argamim de Freitas), um ex-combatente da 2° Guerra Mundial. Em homenagem a ele foi colocado Expedicionário, mas nos registros consta Expedicionários”, conclui Paulo.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário