Famoso pelas cachoeiras, Carrancas realiza oitavo Festival Gastrônomico e Cultural


Cidades

José Venâncio de Resende0

Festival Gastronômico de Carrancas em 2017.

Já famoso por suas 70 cachoeiras, o município de Carrancas - na microrregião Campos das Vertentes com sede em São João del-Rei – busca consolidar o binômio gastronomia-cultura. Desde de 2010, promove o seu Festival Gastronômico e Cultural, que em 2014 passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos da Prefeitura Municipal e da Secretaria Estadual de Turismo. O evento é fruto da parceria entre a Associação Carranquense dos Empreendedores de Turismo (Acetur) e a Prefeitura de Carrancas.

Este ano, será realizada, no período de 18 a 22 de julho, a oitava edição do Festival, que contará com uma série de ações gastronômicas e culturais, na expectativa de atrair um público ainda maior de várias partes do Brasil. Renomados cheffs, como Patorroco e Edson Puiati, além da tradicional tenda workshop, vão orientar e conduzir a elaboração de pratos especiais. Outros cheffs aceitaram participar desta “ação social gourmet”.

Também está confirmada a Carreta Escola do Senac, que vai oferecer oficinas gratuitas de gastronomia e de baristas. O evento ocorrerá na Praça Manoel Moreira, no centro da cidade, e estão previstos shows musicais, workshops, espaço kids, espaço gourmet e receptivos turísticos, bem como as indispensáveis apresentações do folclore local como a catira mirim, congada e folia de reis.

Sobre o município

Carrancas está localizado na região sul de Minas Gerais, a 286 km de Belo Horizonte. O município possui mais de 30 atrações mapeadas e cerca de 60 atrativos naturais próximos da cidade, como serras, grutas, poços e cachoeiras.

Algumas cachoeiras são de fácil acesso, ideal para ir com a família. Outras são alcançadas através de trilhas mais estreitas e grandes subidas, convidativas para os amantes de aventuras. Somam-se a isso uma grande diversidade da fauna e uma rica vegetação que encantam. Por isso, o município foi considerado um dos polos de ecoturismo do Estado.

Em 2008, Carrancas foi eleito pela Revista Encontro de Belo Horizonte a 4ª Maravilha de Minas Gerais. A cidade vem sendo utilizada pela Rede Globo como cenário para várias novelas da emissora, como Alma Gêmea (2004), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012) e Império (2014). 

O Rio Capivari nasce na Serra das Carrancas, e está acoplado ao Complexo da Zilda (com cachoeiras, escorregador natural e gruta). Este complexo ecológico – que está no ecótono (área de transição ambiental) Mata Atlântica/Cerrado - consta das áreas de prioridade para conservação da Fundação Biodiversitas.

Por conta das diversas atrações, Carrancas está sendo muito procurado por turistas de diversos estados, como paulistas e cariocas. Para isso, oferece muitas opções de hospedagem, entre pousadas, hotéis-fazenda e campings.

Outras informações sobre o Festival podem ser encontradas em: www.gastronomiaemcarrancas.com.br

Fonte: assessoria de imprensa do evento e Prefeitura Municipal

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário