Festa de Nossa Senhora da Penha 2017

A devoção dos resende-costenses à padroeira traduz-se, a cada 1º de Setembro, em alegria, emoção, carinho e fé.


André Eustáquio


Imagem de Nossa Senhora da Penha, esculpida em meados do século 19, é venerada pelos resende-costenses (Foto André Eustáquio)

Em 1749, uma pequenina capela foi erguida no alto de um rochedo dando início ao primitivo Arraial da Lage, hoje Resende Costa. Poucas casas construídas de pedra ladeavam a pequenina capela que tinha como padroeira Nossa Senhora da Penha de França. Conta-nos a tradição que nas décadas seguintes à construção da capela, um virtuoso sacerdote chamado Antônio de Pádua e Costa esculpiu em madeira a bela imagem da padroeira de Resende Costa, que hoje é venerada pelos resende-costenses.

Séculos se passaram e uma rica história de fé e devoção à Virgem da Penha foi sendo edificada. A cada ano, a novena da padroeira de Resende Costa atrai mais devotos, reunindo no majestoso templo a ela dedicado fiéis vindos de todas as partes do município. Olhares piedosos e suplicantes contemplam a veneranda imagem que, com sua beleza incomum, toca os corações dos devotos.

Neste ano, a paróquia escolheu como tema da festa de Nossa Senhora da Penha o belíssimo hino “Magnificat: O Senhor fez em mim Maravilhas, Santo é o seu nome” (Lc 1, 49). Para cada dia da novena, que aconteceu entre os dias 23 e 31 de agosto, a equipe de liturgia da paróquia preparou uma homenagem a Nossa Senhora, ajudando os fiéis a refletirem sobre o tema proposto. Profundas reflexões sobre Maria, os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, nas águas do Rio Paraíba e também sobre a família, foram proferidas pelos sacerdotes da Diocese de São João del-Rei que participaram da novena: padres Eder Sebastião Santos, Claudir Possa Trindade, Ilton de Paula Resende, Nélio José dos Santos, dom Waldemar Chaves de Araújo (bispo emérito), Paulo Marcelo Daher Gomes Filho, Javé Domingos da Silva, João Rodrigues Dantas, José Nacif Nicolau e José Bittar.

Mais uma vez, a participação das comunidades rurais, dos bairros da cidade e dos movimentos e pastorais abrilhantou a novena, confirmando que a festa da padroeira é um momento singular de unidade da paróquia. Padre Fábio Rômulo elogiou a participação da comunidade: “Importante a participação das comunidades, pastorais e irmandades da paróquia. A festa de Nossa Senhora da Penha significa os filhos e filhas da paróquia celebrando a sua padroeira”.

 

Dia Maior

O dia 1º de Setembro, feriado municipal em Resende Costa, amanheceu frio. No entanto, as homenagens dos resende-costenses à padroeira da cidade foram calorosas desde as primeiras horas da manhã, com foguetes, repique de sinos e alvorada festiva pela Banda de Música Municipal Santa Cecília. Às 8h, foi celebrada na igreja matriz a primeira missa do dia com a participação da APAE e do Coral Sagrada Família.

A missa solene foi celebrada às 10h pelo resende-costense padre Adriano Tércio Melo de Oliveira, pároco da Paróquia de Sebastião e São João Batista de Ingaí, e concelebrada pelo pároco de Resende Costa Fábio Rômulo Reis, o vigário paroquial Rodrigo Coimbra Ladeira e pelo pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia de Ritápolis, Nélio José dos Santos. A brilhante participação da Orquestra e Coro Mater Dei tornou a celebração ainda mais bela, confirmando a célebre frase de Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja: “Quem canta reza duas vezes”. Em sua homilia, fundamentada na Teologia Mariana, padre Adriano destacou o papel fundamental de Maria na história da Salvação.

O bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart presidiu a missa festiva das 18h, que foi concelebrada pelo bispo emérito de São João del-Rei, dom Waldemar Chaves de Araújo e pelos sacerdotes Fábio Rômulo Reis, Rodrigo Coimbra Ladeira e Adriano Tércio Melo de Oliveira. A igreja matriz recebeu centenas de fiéis que participaram da celebração eucarística, abrilhantada pelo Coral Anjos de Deus.

Após a missa festiva, a imagem da padroeira de Resende Costa saiu em procissão pelas ruas da cidade. Em cada esquina e rua por onde passou a procissão uma homenagem especial arrebatou os fiéis. Apresentações musicais de jovens da paróquia, queima de fogos, casas ornamentadas... Os devotos de Nossa Senhora da Penha não pouparam criatividade e bom gosto para demonstrar carinho e fé à sua padroeira.

Na chegada da imagem à igreja matriz, mais um momento de muita emoção. Uma grande queima de fogos atraiu os olhares e a admiração dos fiéis que lotaram a praça Cônego Cardoso, saudando Nossa Senhora. O Coral Anjos de Deus recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha de França no interior da matriz com uma homenagem especial, encerrando as festividades de 2017 da padroeira de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário