Grupo de caminhantes percorreu 22 quilômetros até o topo da Serra do Mané Chico, zona rural de Resende Costa

O local vem atraindo inúmeros visitantes por suas belezas naturais, pelas estações da via-sacra e pelo mirante


Cidades

André Eustáquio0

Participantes da caminhada se reuniram para foto no alto da Serra do Mané Chico (Foto divulgação Caminhada Feminina)

A Serra do Mané Chico, situada próximo ao povoado do Ribeirão, zona rural de Resende Costa, é hoje um dos lugares do município mais visitados por quem deseja contemplar a natureza e maravilhar-se com um horizonte de tirar o fôlego. O percurso até o topo da serra, onde existe fixado um cruzeiro com os símbolos da Paixão de Jesus, atrai caminhantes, ciclistas, motociclistas e peregrinos que realizam no local os exercícios espirituais da via-sacra.

Há três anos, foram construídas, do pé ao alto da serra, as 14 estações da via-sacra, que remontam os passos de Jesus – da Sua condenação ao suplício no Calvário. Uma vez no ano é celebrada missa no alto da Serra do Mané Chico. A celebração reúne centenas de fiéis.

No dia 17 de agosto último, um grupo de 67 pessoas, incluindo adultos, crianças e equipe de apoio, organizou uma caminhada ao topo da Serra do Mané Chico. De acordo com Luciene Assis, uma das organizadoras da caminhada, a subida à serra foi a 7ª edição da Caminhada Feminina, organizada por um grupo de mulheres que têm suas raízes no povoado do Ribeirão. “Eu sou a organizadora, mas conto com um grande número de apoiadores. Meu pai Zé do Dico (vereador em Resende Costa), a Cíntia Maria, o Pablo Resende e a Rosa Fernandes me ajudam muito. Ao todo, somos 58 mulheres que realizam a Caminhada Feminina”, informou Luciene Assis.

 

Percurso

Os participantes da caminhada à Serra do Mané Chico saíram de Resende Costa no sábado, 17 de agosto, às 5 horas da manhã. Ainda era noite quando o pessoal se reuniu para dar início ao percurso de pouco mais de 22 quilômetros. Os caminhantes passaram por estradões de terra, cruzaram o povoado do Ribeirão e uma localidade próxima chamada Tabocas até chegarem ao destino. Mas antes de subirem a serra, os caminhantes fizeram uma breve pausa para o almoço. “Paramos para almoçar na casa do senhor Totonho e da senhora Dalila, que nos ofereceram a sua casa. Nós ficamos muito agradecidos a eles”, disse Luciene.

A chegada à serra aconteceu por volta das 13h e 30min. Em seguida, o grupo participou da missa celebrada às 14 horas. “Eu participo há cinco anos das missas na Serra do Mané Chico. Neste ano, tinha muita gente. Acredito que mais ou menos umas 500 pessoas”, disse Luciene. Ainda segundo ela, a religiosidade de grande parte dos participantes, especialmente dos construtores e idealizadores das estações da via-sacra, motivou a caminhada à Serra do Mané Chico. “Foi uma caminhada saudável. Na Caminhada Feminina a gente conta também com a presença de pessoas de várias denominações religiosas. É muito gratificante”, elogia Luciene.

 

Divulgar os atrativos e as belezas naturais

Além da motivação religiosa, a caminhada teve o propósito de divulgar as belezas naturais da Serra do Mané Chico. “A Caminhada Feminina surgiu há três anos, quando nós fizemos as estações da via-sacra no pé da serra até o cruzeiro. E, conversando, pensamos em promover alguma coisa para movimentar e mostrar as belezas naturais da serra, uma vez que o lugar já vem atraindo grande número de visitantes de três anos para cá”, relata Luciene.

O grupo que organiza a Caminhada Feminina divulga, através de fotos e postagens nas redes sociais, os atrativos dos destinos para onde vai. “A gente sempre tem como objetivo em nossas caminhadas divulgar as belezas naturais dos lugares. Tiramos muitas fotos e divulgamos nas redes sociais para mostrar ao pessoal os atrativos naturais do município de Resende Costa”, conta Luciene. As meninas da Caminhada Feminina já organizaram caminhadas para outras localidades além do povoado do Ribeirão, como o Barro Vermelho e a região de divisa entre Resende Costa e Coronel Xavier Chaves. “No caso específico da Serra do Mané Chico, o nosso objetivo foi levar as pessoas a conhecerem as belezas do lugar”, completou Luciene.

 

Caminhada Feminina

Conforme informou Luciene Assis, o grupo organiza frequentemente caminhadas para diversos pontos do município, em datas divulgadas e combinadas previamente entre os participantes. Algumas caminhadas são abertas e outras oferecidas apenas às mulheres que fazem parte do grupo. “Têm surgido muitos convites para a gente fazer caminhadas abertas aos povoados e casas. Mas o grupo realiza também caminhadas fechadas”, concluiu Luciene, que em maio deste ano participou da organização de uma romaria resende-costense à cidade de Ritápolis, por ocasião do Jubileu de Santa Rita de Cássia.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário