Grupo Possibilidades completa 1 ano de existência

O grupo faz parte das ações do Programa Bem Viver – Atenção à Saúde Mental


Cidades

André Eustáquio0

Grupo Possibilidades comemorou 1 ano de existência em evento na Biblioteca Municipal de Resende Costa

No dia 21 de novembro, aconteceu na Biblioteca Municipal de Resende Costa a comemoração de 1 ano de fundação do Grupo Possibilidades – Atenção a Usuários e Familiares de Álcool e Drogas. “O Grupo Possibilidades surgiu da necessidade de se criar um grupo de apoio não apenas a usuários de álcool e drogas, como também às famílias assoladas por esse drama”, disse a psicóloga Mara Sade, coordenadora do grupo.

O Grupo Possibilidades faz parte das ações do Programa Bem Viver – Atenção à Saúde Mental, ligado à Secretaria Municipal de Saúde de Resende Costa. A iniciativa surgiu em abril de 2002 a partir da união de alguns psicólogos de prefeituras da microrregião do Campo das Vertentes. De acordo com Mara Sade, os psicólogos sentiram necessidade de se unirem e de se fortalecerem para que pudessem oferecer novas ações em prol da saúde mental. “O programa foi criado com o apoio do CISVER (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Campo das Vertentes) e atende às demandas de atenção em psiquiatria, neurologia, psicologia e terapia ocupacional a pessoas com transtorno mental”, explica Mara.

Em Resende Costa, o Serviço de Saúde Mental do Programa Bem Viver situa-se à Avenida Ministro Gabriel Passos, 160, Centro. O programa é coordenado pelas psicólogas Rosângela e Mara Sade e oferece consultas mensais com a psiquiatra Ana Cláudia Galvão e com o neurologista Rodrigo Ferreira. Quinzenalmente, o terapeuta ocupacional Marcelo Lima contribui com Oficinas Terapêuticas.

 

Oferecendo novos caminhos

“Toda segunda-feira acontecem reuniões com pessoas que apresentam dificuldades no uso controlado de álcool e/ou drogas. Aparecem pessoas com problemas com o álcool, cocaína, maconha ou até crack e que já passaram por várias formas de tratamento. O grupo mostra possibilidades, novos caminhos, novos vínculos, agora mais saudáveis. Mas é preciso que a pessoa queira e busque ajuda. Sem preconceitos ou tabus, a conversa é aberta e o apoio é mútuo. Nessa união e cumplicidade, o grupo vem crescendo e se fortalecendo”, diz a psicóloga Mara. As reuniões do grupo acontecem semanalmente.

Nas quartas-feiras o encontro é com os familiares dos dependentes químicos, que buscam apoio no grupo. “A família busca apoio no grupo para lidar com seu familiar doente, pois os familiares são co-dependentes. Sofrem com seu familiar que vive nas drogas e que muitas vezes recusa tratamento. No grupo aprendem juntos, através de vivências e de trocas de experiências, que é possível sim conviver com um dependente sem adoecer com ele”, destaca Mara Sade.

Durante a comemoração de 1 ano do grupo, no dia 21 de novembro, foi realizada uma palestra com a psicóloga Fátima Rocha do Carmo, que abordou o tema Valorização da Vida. “A psicóloga enfatizou a Psicologia Positiva, refletindo com os participantes sobre a importância da gratidão e do perdão. Depois foi realizada uma meditação que conduziu os participantes a um lugar tranquilo e seguro o qual podem acessar sempre que sentirem necessidade”, esclareceu Mara. A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu um lanche especial aos convidados no encerramento do evento comemorativo.

 

Para conhecer melhor ou participar

Se você tem problemas com álcool e drogas e deseja conhecer ou participar do Grupo Possibilidades, basta comparecer à Casa Bem Viver, às 17h e 30min, nas segundas-feiras. E se você é familiar de algum dependente químico e necessita de apoio, entre em contato com o grupo nas reuniões das quartas-feiras.

Maiores informações pelo telefone (32) 3354-1909 ou pelo WhatsApp da psicóloga Mara Sade (32) 99938-1749.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário