Guerra de pesquisas na eleição para prefeito em São João del-Rei

Levantamentos mostram diferença gritante


Política

José Venâncio de Resende0

Resultado de pesquisa que mostra empate técnico entre Aurélio Suenes e Jania Costa (foto divulgação)

Uma pesquisa realizada entre os dias 12 e 17 de agosto, que ouviu 602 eleitores em sete regiões da cidade de São João del-Rei, aponta empate técnico (considerando a margem de erro) entre Aurélio Suenes, da coligação “Renova São João” (PL, Federação PSDB-Cidadania e NOVO), e Jânia Costa, da coligação “Coragem para transformar São João” (PRD, PODE-PODEMOS, Mobiliza, PP e Republicanos), com respectivamente 27,9% e 27,5% das intenções de voto. 

Segundo a pesquisa do Instituto Veritá , divulgada no dia 19 último, Lívia Guimarães, da coligação entre Federação Brasil da Esperança (PT/PV), Solidariedade, Federação Rede/PSOL e PSB, ocupa o terceiro lugar, com 12,6% das intenções de voto. Já Victor Agostini, da coligação “Juntos somos mais fortes” (União Brasil e Democracia Cristã), e Jordano Metalúrgico, do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), registram 3,2% e 2,2%, respectivamente. O índice de eleitores indecisos ou que preferiram não responder atinge 15,5%, e os votos brancos e nulos somam 11,1%. 

Já a pesquisa do Instituto Data Dados, realizada entre os dias 8 e 14 de agosto, aponta Jânia Costa à frente com 42,7% das intenções de votos, seguida de Aurélio Suenes com 14,4%. O levantamento, encomendado pelo jornal Correio da Serra de Barbacena e divulgado no último dia 20, cita Lívia Guimarães, com 12,6%, Victor Agostini (2,9%) e Jordano Metalúrgico (1,6%). Foram ouvidas 620 pessoas em pesquisa espontânea e a margem de erro é de 3,92% para mais ou para menos.

 

Perfil

Na pesquisa do Intituto Veritá, o perfil dos entrevistados era composto por homens e mulheres com idades entre 16 e acima dos 60 anos, divididos pelas 7 regiões de São João del-Rei. Foram levados em conta escolaridade, renda familiar, religião, cor ou raça, ocupação e região onde residem os eleitores. Na pesquisa espontânea, ou seja, quando o eleitor deve mencionar o nome do candidato em que pretende votar, sem receber nenhuma lista de candidatos para escolher, o resultado mostra Aurélio Suenes (PL) com 15,7% das intenções de voto; Jânia Costa (PRD) com 15,5%; Lívia Guimarães (PT) com 5,6%; Jordano Metalúrgico (PSTU), 0,5%; e Victor Agostini (União Brasil), 0,5%.

 

Diferença

Salta aos olhos a discrepância oceânica entre as duas pesquisas. Será que a diferença de metodologias por si só explica resultados tão díspares? Pressupõe-se que na evolução da campanha haja convergência das pesquisas para algum ponto na curva, a fim de que os resultados reflitam a realidade do terreno. Caso contrário, estes levantamentos estarão em xeque, levando à desmoralização das pesquisas eleitorais em São João del-Rei. 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário