História dos jornais regionais é um dos destaques no oitavo Ciclo de Debates

A valorização do jornalismo no Campo das Vertentes é tema no evento da UFSJ


Cultura

Analu Hansen*0

Da esq. para a dir., André Eustáquio, do Jornal das Lajes, Marcelo Miranda, da Folha de Barbacena, Filomena Bomfim, coordenadora geral do Ciclo de debates e José Antonio, cronista. Foto Hanna Alvarenga.

Na primeira quinzena de maio, ocorreu o 8º Ciclo de debates, com o tema “A história do jornalismo no Campo das Vertentes”.  O evento foi realizado no anfiteatro do Campus Tancredo Neves (Ctan) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ao longo das suas edições, que são realizadas desde 2011, o Ciclo tem constituído uma oportunidade de se conhecer mais profundamente o jornalismo local e suas personalidades, promovendo assim a valorização desse mercado de trabalho.

O evento é uma iniciativa da professora Filomena Bomfim, do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ, que, junto da disciplina História do Jornalismo, organiza todo o Ciclo de debates. O objetivo é estreitar os laços entre o curso de Jornalismo e a mídia regional a fim de melhor atender às demandas de formação do mercado de trabalho para os profissionais recém-formados e em processo de formação.

A edição deste ano contou com quatro mesas de debates e buscou contemplar todos os tipos de mídia. A história de importantes jornais regionais – como o Jornal das Lajes, Folha de Barbacena e Jornal do Poste – foi pauta no Ciclo. Além disso, a programação nos primeiros dias do evento abordou a mulher no jornalismo das Vertentes e o jornalismo literário. Ademais, nos dois últimos dias, o evento foi agraciado com a história de rádios da região – como Rádio Emboabas, Rádio Vertentes e Rádio São João –, a história da TV Integração de Juiz de Fora e o trabalho fotográfico Os guardiões do Patrimônio”, realizado pela professora Kátia Lombardi. 

O Jornal das Lajes já esteve presente em diversas edições do Ciclo. “Eu me lembro de um evento no qual nós fizemos uma mesa somente a respeito do Jornal das Lajes”, afirma Filomena Bomfim. Nessa mesa composta apenas pelo periódico, contracenou André Eustáquio, atual editor-chefe, Rosalvo Pinto, diretor de redação do jornal, e José Venâncio, todos eles falando sobre o jornal como um todo, suas publicações e a rotina de trabalho. A organizadora do evento ressaltou que a presença do jornal no Ciclo vai para além da parceria; é muito pela característica do portal resgatar a memória e cultura regional e informar de uma forma imparcial e livre. “O jornal deixa uma marca na comunidade de Resende Costa e deixa uma marca, também, na comunidade de toda região das Vertentes pela sua isenção, pelo seu comprometimento e pela sua regularidade”, ressalta ela.

A organização do evento foi realizada em equipe, sendo que os alunos da disciplina foram divididos em quatro grupos, um para cada dia do Ciclo. Dentro desses grupos eles se dividiram em subgrupos – apoio aos palestrantes, cerimonial, divulgação e minicurrículo. Dessa forma, os alunos, antes de terem a disciplina ligada à assessoria de comunicação, já possuem experiência de como organizar um evento, que faz parte da formação de um comunicador social. A organizadora geral, Profa. Filomena, comenta que o trabalho realizado pelos alunos é muito intuitivo, mas já traz para eles a noção das dificuldades encontradas na organização de um evento, além de proporcionar muitas trocas de conhecimentos entre áreas distintas. O Ciclo, portanto, carrega uma natureza “educomunicativa”.

A estudante do primeiro período, Hanna Alvarenga, afirmou que a experiência de organizar um evento é muito boa para o início da vida acadêmica, já que eles, alunos, são calouros. Além disso, é muito interessante participar de todos os dias do Ciclo e ter a oportunidade de entrar em contato com as mídias regionais. Devido ao fato de muitos estudantes serem de outros estados, o evento lhes possibilita conhecer esses meios de comunicação para que assim eles tenham uma sensação de pertencimento e conheçam como funciona o jornalismo no Campo das Vertentes.  

“A Professora Filomena há muito vem defendendo uma posição importante e, muitas vezes, relegada a segundo plano por muitos: a valorização das nossas raízes, a importância de voltarmos os olhos para a nossa casa, para o fato de se destacar o jornalismo regional e todas as possibilidades a ele inerentes”, afirma a coordenadora do curso de Jornalismo, Profa. Luciene Tófoli. Nesse viés, o Ciclo, que tem o apoio do curso de Comunicação Social e do curso de Letras, promove o debate e a reflexão em torno da história do jornalismo a partir de uma visão que contempla a transdisciplinaridade e a perspectiva regional.

*Graduanda em Jornalismo na UFSJ.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário