Iepha-MG inicia a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural

Diversos municípios participaram das atividades promovidas pelo Instituto, que visitou igrejas, fazendas e se reuniu com violeiros da região


Cultura

0

Santana dos Montes recebeu a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural do IEPHA

Santana dos Montes, cidade localizada no território das Vertentes, a 130 quilômetros da capital Belo Horizonte, recebeu, nos dias 7 e 8 de março, a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural. A equipe do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), acompanhada do secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, esteve no município e se reuniu com diversos representantes públicos municipais para discutir preservação,  promoção, salvaguarda e gestão do patrimônio cultural mineiro.

No primeiro dia, foram realizadas visitas técnicas em igrejas históricas importantes da região, como a Capela de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Santo Antônio, em Piranga, protegidas por tombamento pelo Iepha-MG desde 1989. Encerrando o dia, violeiros locais também marcaram presença na Rodada, e contribuíram com o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, por meio de seminário realizado pelo Iepha em parceria com a Prefeitura de Santana dos Montes.  A presidente do Instituto, Michele Arroyo, destacou no encontro a importância das violas em Minas Gerais: “É uma oportunidade única para o Iepha, iniciando aqui em Santana dos Montes, o reconhecimento das violas, não apenas como modo de tocar, mas também como modo de fazer. Iniciamos aqui esses encontros que serão realizados em diversas regiões do Estado e esperamos até o fim do ano reconhecer a viola como patrimônio imaterial do Estado”, concluiu a presidente.

As fazendas da Posse e Fonte limpa, ambas em Santana dos Montes e tombadas pelo Iepha, fizeram parte do roteiro de visitação e receberam, no segundo dia, a equipe do Instituto, juntamente com o secretário Angelo Oswaldo. A programação contou ainda com a Rodada do ICMS Patrimônio Cultural, que reuniu secretários, conselheiros e outros servidores de vinte municípios. 

O núcleo histórico de Santana dos Montes, já protegido pelo município, também esteve no roteiro, já que passa por estudo para receber tombamento estadual.

ICMS Patrimônio Cultural

Mais de 40 gestores municipais marcaram presença, na última quarta-feira (8), em Santana dos Montes, no evento realizado pelo Iepha-MG para tirar dúvidas sobre o ICMS Patrimônio Cultural, único programa no Brasil de incentivo à municipalização de ações de política pública de preservação do patrimônio. O diretor de promoção do Iepha, Fernando Pimenta Marques, iniciou o evento destacando a importância do programa para os municípios. “O ICMS Patrimônio Cultural é um incentivo de suma importância para a gestão dos bens históricos municipais protegidos e oferece à população uma política pública efetiva de preservação desse patrimônio”, disse o diretor. 

 Para Angelo Oswaldo, secretário de Estado de Cultura, a diversidade cultural e o tamanho de Minas Gerais são levados em consideração pelo governo do Estado para ações integradas. “Como dizia Guimarães Rosa, ‘Minas são muitas’, e o governo do Estado está atento a essa diversidade para criar ações conjuntas entre as secretarias, gerando emprego e renda à população”, salientou Angelo.

Felipe Resende, secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Entre Rios de Minas, também esteve presente em Santana dos Montes para saber mais sobre o ICMS Patrimônio Cultural. “Participar desse evento foi fundamental, pois volto ao meu município, que possui mais de 300 anos de história, com novas ideias para a gestão do patrimônio cultural”, afirmou empolgado o jovem secretário.

As atividades realizadas em Santana dos Montes contaram com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Associação do Circuito de Villas e Fazendas de Minas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário