Impulso ao tripé cultura, turismo e produção artesanal em 2022


Economia

José Venâncio de Resende0

As principais metas de trabalho, este ano, para o segmento turístico de Resende Costa são a capacitação do trade turístico, a profissionalização da divulgação do município, a melhoria contínua do receptivo turístico e o resgate, a valorização e a maior visibilidade da cultura e da tradição de produção artesanal do município. Em 2021, duas conquistas marcaram a valorização do artesanato no seu aspecto cultural: a cidade foi reconhecida pelo governo do estado como “Capital Mineira do Tear” e o INPI, autarquia federal, concedeu à Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa) um selo de procedência do artesanato local.

Tais ações fazem parte de um trabalho de diagnóstico e de planejamento estratégico para o segmento turístico em Resende Costa, que vem sendo realizado por um grupo de trabalho constituído por quatro entidades: Associação Empresarial e Turística (Asseturc), Sebrae, Sicoob Credivertentes e Prefeitura Municipal (por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura - SETAC e do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR). A essa iniciativa soma-se o CAT (Centro de Atendimento ao Turista), idealizado pela Asseturc e cuja obra, conduzida pela prefeitura, está concluída e prestes a ser inaugurada.

As ações estruturantes no segmento do turismo incluem ainda algumas obras urbanísticas realizadas pelo poder público, como a revitalização do Mirante das Lajes e a abertura da nova avenida de acesso ao centro da cidade. Há ainda a perspectiva de revitalização da Avenida dos Artesanatos, melhorando o trânsito e o conforto dos turistas que visitam as mais de 80 lojas ali concentradas.

 

São João del-Rei

Em 2021, São João del-Rei gerou 1.363 vagas formais (carteira assinada) no mercado de trabalho, resultado da diferença entre 7.595 admissões e 6.232 desligamentos, de acordo com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei (NEPE-UFSJ). Todos os setores foram superavitários na geração de empregos formais. No comércio, o saldo foi de 482 novas vagas; nos serviços, 398 vagas; na construção, 259; na indústria, 217; e na agropecuária; 7 novas vagas.

No final do ano, o estoque de empregos formais no município era de 18.754, dos quais 43% no setor de serviços e 33% no comércio. “Observando-se os resultados de 2020 e 2021, há uma recuperação sistemática do mercado de trabalho no município”, disse a equipe responsável pelo trabalho. “Em junho de 2020, por exemplo, o estoque de empregos formais no município atingiu 16.714, o menor patamar da série histórica. O ano de 2021 finaliza com 18.754 empregos formais, valor 12,2% superior ao mínimo observado.”

 

Otimismo

Depois da instabilidade no comércio em 2021 em virtude da pandemia, a previsão para o novo ano é otimista, “com aumento de faturamento e retomada de investimentos, ao passo que o cenário vai evoluindo para uma estabilidade da pandemia”, diz Anderson Francisco Bento, da União Empresarial do Setor Automotivo de São João del-Rei (UESA). Houve pequena queda no movimento devido à onda da variante ômicron, lembra ele, mas “as pessoas vão ficando mais seguras para poderem viajar e, com isso, cuidar com mais frequência da manutenção dos seus veículos”, na medida em que a situção vai se normalizando.

Já William Silva, da Câmara Setorial de Arte Sacra de São João del-Rei (UniArte), espera que neste ano haja crescimento em torno de 20% nas vendas. Para ele, 2021 “foi um ano de desafios para o segmento de arte sacra, porém, apesar do cenário pessimista geral, as empresas conseguiram sobreviver”. Houve momentos de instabilidade durante o ano, com queda nas vendas, mas, com a flexibilização das medidas de restrições nos municípios, o mercado voltou a reagir, diz ele. “Novos fornecedores foram surgindo e a oferta de produtos aumentou, o que fez com que, em agosto de 2021, os negócios voltassem a acelerar.”

Depois dos empecilhos enfrentados ao longo de quase dois anos, a expectativa é grande com a volta às aulas em 2022, diz Rafael Pires, coordenador da União das Instituições de Ensino Privadas de São João del-Rei (UNIEP). “Com o avanço da vacina para adolescentes e crianças, os alunos puderam voltar às suas atividades nas escolas”, seguindo os protocolos de segurança. As instituições de ensino que não conseguiram trabalhar com recursos próprios tiveram de fazer financiamentos para ultrapassar a fase de pandemia, acrescenta. “A expectativa para este ano é de maior procura por parte do seu público-alvo e um aumento nas matrículas.”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário