Inaugurado o mineiro “Caminhos de São Tiago”, inspirado em Compostela


Da redação


fotoRepresentantes de Resende Costa durante cerimônia de inauguração na cidade de São Tiago

Neste ano santo jacobeu de Compostela, Minas Gerais ganhou, no dia consagrado ao apóstolo, 25 de julho, o “Caminhos de São Tiago”, entre a histórica Ouro Preto, na região Central do Estado, e a “cidade do café com biscoito”, na região do Campo das Vertentes. Inspirada no místico Caminho de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha), a nova rota turístico-religiosa atravessa 11 municípios numa extensão de 274 quilômetros, a maioria na zona rural.

Devido à pandemia de Covid-19, cada um dos 11 municípios promoveu evento simples de inauguração de seu percurso, contando apenas com a participação de autoridades e idealizadores do caminho e de grupos de ciclistas, cavaleiros e caminhantes. No total, são 360  marcos (tótens) de sinalização indicativa no sentido São Tiago, num passeio que poderá ser feito a pé, de bicicleta, carro, moto ou a cavalo. “As pessoas poderão dormir nas cidades e percorrer o caminho durante o dia”, disse Marcus Vinícius Januário, gestor da Trilha dos Inconfidentes (Estado de Minas, 22/07/2021)*.

Os caminhantes poderão apreciar paisagens, como serras, rios e cachoeiras; conhecer fazendas, casarios coloniais, igrejas barrocas, monumentos históricos e artesanatos; manifestar a sua religiosidade; desfrutar da comida típica e da hospitalidade do povo mineiro. “O objetivo é dinamizar a economia das cidades, especialmente as de menor porte, atrair visitantes e dar maior visibilidade aos pontos de relevância turística”, informou Marcus Januário.

 

Resende Costa

Um dia antes da festa do Apóstolo, no sábado (24), Resende Costa inaugurou o seu trajeto no Caminhos de São Tiago, representado pelos circuitos turísticos Villas e Fazendas e Trilha dos Inconfidentes. A cerimônia de inauguração aconteceu no Mirante das Lajes, ponto turístico e cartão-postal da cidade do artesanato, com a presença de autoridades locais e da região, representantes de associações e conselhos e dos circuitos. Para o evento, a cidade recebeu uma equipe de ciclistas de Lagoa Dourada. E as equipes de ciclistas Lagartixas Bikers e Pedal Sem Fingimento fizeram o pedal inaugural, partindo de Resende Costa com destino à vizinha Coronel Xavier Chaves.

O vice-prefeito municipal em exercício no cargo de Prefeito, Lucas Paulo de Assis Vale, elogiou a iniciativa: “O projeto é importantíssimo para a valorização e o desenvolvimento do turismo em nossos municípios.” E manifestou confiança no seu sucesso: “Acreditamos no potencial e no quanto o turismo vai agregar à nossa cidade, especialmente através do Caminhos de São Tiago.” Também o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio Melo de Oliveira, destacou a importância do projeto: “É um projeto grandioso e ao mesmo tempo ambicioso, pois envolve 11 municípios que têm suas particularidades e características. Mas todos estão de mãos dadas e comprometidos com o sonho comum de consolidar o turismo como fonte de renda, emprego e desenvolvimento.”

No domingo, 25, aconteceu em São Tiago uma comemoração dupla: a celebração do padroeiro e a conclusão da série de inaugurações do roteiro, destacou o prefeito Alexandre Nonato Almeida Vivas. Ele enfatizou a importância do projeto, “tão consistente” e “tão bem conduzido pelo ex-prefeito Denilson Reis”, ressaltando: “o Caminhos de São Tiago não é um ativo cultural e turístico que pertença apenas à administração pública, mas é das comunidades que, a partir de hoje, têm encontro marcado com os caminhantes que circulam pela região.” 

Integram o Caminhos de São Tiago os municípios de Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel  Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. Na praça central de São Tiago, há um marco e uma placa de boas-vindas: “A mais completa rota turística das Minas Gerais, por onde se aventuraram tropeiros e inconfidentes. Um roteiro onde transbordam história, natureza, religiosidade e toda a hospitalidade do povo mineiro. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, Minas tem agora o seu próprio Caminhos de São Tiago.”

 

Parceria

Marcus Januário disse ao jornal Estado de Minas que já estão adiantados os entendimentos para uma parceria entre os caminhos mineiro e europeu. “A ideia é que o trecho percorrido aqui se some ao espanhol, o que totaliza mais de 800 quilômetros, com pontos de partida em Portugal e França. Assim, o caminho mineiro, a exemplo do europeu, que atrai gente do mundo inteiro, também passaria a ter um passaporte para moradores e visitantes registrarem sua participação.”

 

*Caminhos de São Tiago: Minas lança roteiro turístico inspirado na Espanha.

 

LINK RELACIONADO: 

Pandemia reduz ida de peregrinos a Santiago em ano santo jacobeu - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/pandemia-reduz-ida-de-peregrinos-a-santiago-em-ano-santo-jacobeu/3387

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário