Iniciada a primeira fase das obras de construção da nova avenida de acesso a Resende Costa

A nova via receberá investimento de R$1.400.000,00 mas ainda não tem data para ser inaugurada


Cidades

Vanuza Resende 0

Nova avenida está em fase de terraplenagem. Não há previsão para a conclusão das obras (Foto Vanuza Resende)

Em dias normais já tornou-se complicado trafegar pela Avenida Alfredo Penido, principal via de acesso a Resende Costa e onde localiza-se a maioria das lojas de artesanato. Carros estacionados nos dois lados da avenida, intenso fluxo de turistas e de veículos de transportadoras agravam ainda mais o congestionamento na Alfredo Penido, que já não comporta o movimento diário, especialmente, durante o período de férias e feriados. O turista que visita as lojas de artesanato não encontra, na maioria das vezes, estacionamento e informações.

Em entrevista ao Jornal das Lajes, logo depois que assumiu seu segundo mandato como prefeito municipal, Aurélio Suenes falou da construção da nova avenida como prioridade em seu plano de governo. “Uma prioridade essencial é construir uma nova avenida alternativa de acesso à cidade e revitalizar a Avenida Alfredo Penido, oferecendo maior conforto para os moradores e turistas que frequentam as lojas de artesanato na entrada da cidade.”

A obra de abertura da nova avenida, que começa na Rua São João del-Rei, no bairro Canela, já começou, mas ainda não há previsão de término. No momento, a prefeitura está realizando o serviço de terraplanagem utilizando-se dois caminhões e uma retroescavadeira. Concluída essa etapa, terão início as obras de água e esgoto, liberando para que a empresa vencedora da licitação inicie a execução da ordem de serviço. O prazo máximo dado à empresa é até o fim de novembro, no entanto, o prefeito Aurélio diz que pretende iniciar antes: “Dia 30 de novembro é o nosso prazo máximo. Mas, a gente quer que seja bem antes disso. Até porque vai começar o período de chuvas, então queremos que (as obras) iniciem o mais rápido possível.”

 

Investimento

A obra contará com recursos próprios do município e do Ministério das Cidades. “Nós fizemos um projeto parcial com o recurso que recebemos do Ministério das Cidades, 700 mil reais. Nós fizemos essa primeira etapa e o Ministério já depositou 50% da verba na conta. Portanto, estamos autorizados a começar a obra. Essa primeira etapa vai pegar a Rua São João del-Rei e vai até a Rua Juscelino Kubitschek. Não temos previsão de término porque precisamos do depósito dos outros 50% na conta”, diz o prefeito.

Após a conclusão da primeira etapa da obra, o restante ficará sob a total responsabilidade da prefeitura. “A etapa restante da Rua Juscelino Kubitschek até onde vira para a Capela de Nossa Senhora Aparecida (bairro Dois de Junho) vai ser executada com recurso próprio do município e encontra-se em fase de elaboração do projeto. A gente tem uma reserva de 700 mil reais para esse trecho”, informa Aurélio. 

Um milhão e 400 mil reais é o valor estimado para a realização das obras de pavimentação, deixando a avenida totalmente urbanizada. “Uma avenida de 20 metros de largura, com canteiro central, dois passeios de dois metros cada, asfaltada, com água pluvial, rede de água e esgoto. Neste valor não está incluída a parte de energia elétrica, que precisará de um novo projeto. A intenção é que a Alfredo Penido seja uma avenida somente de entrada de veículos, ou seja, mão única para entrar. Quem for sair da cidade necessariamente terá que passar pela nova avenida. Se quiser retornar terá quatros pontos de retorno”, explica o prefeito municipal.          

Para o mecânico Alexandre César da Silva, o Rocha, a construção da nova avenida é “ótima, pois vai desafogar o trânsito da avenida principal, onde o fluxo de veículos atualmente é muito intenso. Passaremos a contar com vias de mão única. Vai ser bom demais.”

O prefeito Aurélio acredita que além de cumprir um objetivo, que é a reestruturação da principal avenida de acesso à cidade, a revitalização da Alfredo Penido valorizará o comércio local. “Eu acredito que, a médio prazo, vai ser uma avenida comercial, inclusive, já há pessoas que têm planos de abrir mais lojas. Acredito que será bom para a cidade. É necessário resolvermos essa situação”, conclui o prefeito.

Para o empresário Edson Ribeiro, a nova avenida terá papel fundamental no desenvolvimento de Resende Costa. “Essa avenida vai trazer grandes benefícios para a cidade. Não é uma rua, é uma avenida que vai atrair comércios e, com isso, toda a cidade vai ganhar”.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário