Instituto Dataminas de pesquisas e análises de mercado chega a SJDR e região

O primeiro produto do Instituto na região foi uma pesquisa de opinião pública sobre o carnaval 2018 em São João del-Rei


Cidades

José Venâncio de Resende0

Carnaval 2018, primeira pesquisa de opinião pública do Dataminas (foto: Thiago Morandi).

Fundado em 2015 em Juiz de Fora, o Instituto Dataminas acaba de transferir sua sede para São João del-Rei. Com experiência em oito municípios mineiros, o Instituto vai atuar na região dos Campos das Vertentes, oferecendo serviços como pesquisa de mercado, pesquisa política, levantamentos de opinião pública, análise de mídias sociais, bem como estudos de interesse social, político e econômico e consultoria/assessoria em comunicação organizacional.

Segundo seu diretor executivo, o resende-costense Fernando Chaves, a principal novidade que o Dataminas traz para a região é uma maior disponibilização de dados científicos acerca da opinião pública, o que impulsiona o melhoramento de serviços públicos e empresariais disponíveis para a população. "Gestores públicos e empresários, que estão atentos à opinião e à visão de mundo dos cidadãos e possíveis clientes, saem sempre na frente. Mas toda a população pode ganhar com a disponibilização de informação científica a respeito da sociedade, do mercado de consumo ou da administração pública".

Assim, o Dataminas ajuda organizações a conhecer bem as demandas de seus públicos e a se comunicar de modo mais eficaz e estratégico, explica Fernando. “O instituto também realiza sondagens e pesquisas que dão visibilidade e publicidade à opinião pública, estimulando práticas políticas e de mercado mais profissionais, éticas e eficientes.”

O Dataminas pretende estabelecer parcerias locais e regionais com o objetivo de produzir e divulgar informação de utilidade pública, diz Fernando. "Possuímos uma equipe qualificada e já identificamos várias entidades e profissionais como possíveis parceiros: instituições de ensino como a UFSJ, o UNIPTAN, o IFET e a UNIPAC, além dos veículos locais e regionais de mídia, órgãos públicos, empresas privadas, associações civis. Produzimos conhecimento útil para o mercado, para o consumidor, o eleitor, empresas e outras entidades.”

Carnaval

O primeiro produto do Instituto na região foi uma pesquisa de opinião pública sobre o carnaval 2018, em São João del-Rei. O Instituto fez 381 entrevistas durante os quatro dias oficiais de carnaval, com o intuito de mapear o perfil socioeconômico do folião presente na cidade, captando também a presença do turista e a avaliação do evento pelo público.

As entrevistas foram aplicadas em vários pontos de concentração de pessoas durante os eventos carnavalescos: a Avenida Tancredo Neves e entornos, incluindo o público dos desfiles das Escolas de Samba, além da concentração de blocos como o Cambalhota, no Largo São Francisco; o Bloco Vamos A la Playa, partindo da Av. Oito de Dezembro; e o Bloco Os Caveiras.

Os dados apontam que 27% dos foliões não residem em São João del Rei. Esses visitantes incluem 6,3% de foliões provenientes de cidades vizinhas, além de 10,2% de foliões vindos de cidades mineiras fora do Campos das Vertentes e 10,5% de foliões de cidades fora de Minas Gerais, sobretudo dos estados do Rio de Janeiro de São Paulo.

A maioria dos foliões (53,81%) é formada por mulheres. A média de idade é de 35 anos, com predominância de faixas etárias entre 30 e 39 anos (23,54%), 40-49 anos (17,99%) e 18-24 anos (17,20%). A média de renda familiar dos foliões é de R$ 3.566,54.

Uma maioria significativa do público aprova o evento em vários quesitos: sonorização, facilidade de circulação, limpeza da cidade e segurança, dentre outros. Por outro lado, a maioria também entende que a qualidade do carnaval vem caindo nos últimos anos. Os foliões também deixam as suas sugestões para o aprimoramento do evento. Dentre algumas das mais recorrentes estão: uma melhor divulgação, mais atrações musicais, como shows, e melhoria dos banheiros.

A íntegra da pesquisa está disponível em https://www.institutodataminas.com.br/

 

 

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