IPHAN-Brasília, esperança para acelerar retorno de portada da antiga igreja do Matosinhos


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoPortada da antiga igreja do Matosinhos em fazenda do interior paulista.

Circula no facebook carta de José Antônio de Ávila - membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e da Academia de Letras de São João del-Rei – enviada à presidente nacional do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Santos Bogea. Ele solicita informações sobre procedimentos relativos à recuperação da portada da igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de final do século XVIII – “criminosamente demolida no início da década de 1970” – que se encontra na Fazenda São Martinho da Esperança, em Campinas (SP).

Ao decidir por enviar a correspondência a Brasília, sede do IPHAN, José Antônio fala de descaso, de demora, de “imobilidade funcional e operacional daqueles que teriam o dever agir efetivamente neste caso” e de “incertezas a respeito do demoradíssimo processo de retorno da portada da primitiva Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (em São João del-Rei - MG)”.

José Antônio, que também foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) do município, iniciou, em 2003, a “provocação” do processo (número 2009.38.15.000812-0) que visava recuperar o que considera um “bem patrimonial de imenso valor para a mineira cidade de São João del-Rei”.

Na carta à presidente do IPHAN, ele reclama dos “entraves que emperram o retorno da referida peça para o local de onde ela nunca deveria de ter sido retirada. Pelo que avalio, já era tempo de a portada estar reintegrada ao patrimônio desta urbe e devidamente reinstalada no local de onde foi subtraída, no Bairro Matosinhos”.

“No entanto – prossegue - as informações que tenho são as que creditam à ausência de procedimentos técnicos-operacionais do IPHAN, os quais não sendo realizados retardam a volta da referida portada; sei que já foram feitos contatos com o Escritório Técnico do IPHAN desta cidade e com a 13ª. SR do IPHAN (Belo Horizonte-MG), ambos sem os resultados esperados.”

Breve histórico*

O portal entalhado em pedra-sabão – “parte do patrimônio histórico arrancado de Minas Gerais” - foi montado em frente à pequena capela ao lado da sede da fazenda do advogado e banqueiro Mário Pimenta Camargo, falecido em 1996.

A peça foi alvo de ação do Ministério Público mineiro, que reivindica sua devolução, e “está longe de ser a única antiguidade transplantada para a luxuosa propriedade do interior paulista”, diz José Antônio. “Embora cheio de teias de aranha, com resquícios de uma caixa de marimbondo na porção esquerda e uma lasca quebrada na porção direita, o portal de aproximadamente seis metros de altura por três de largura está em bom estado.”

Em 07 de outubro de 2003, a presidência do IHG solicitou formalmente a interveniência do Ministério Público no sentido de ajudar a recuperar para a comunidade são-joanense a portada original do templo. “Aquela era uma peça valiosa, de amplo significado histórico, religioso e cultural para a memória da cidade e do Bairro de Matosinhos, patrimônio que fora nebulosamente negociado pelo afoito padre demolidor da referida Igreja, no ano de 1970”, relata José Antônio.

Segundo José Antônio, o “repatriamento” daquela portada de Campinas para São João del-Rei está sendo esperado para qualquer momento. “O fato que mais nos interessa é que em breve haveremos de recuperar a portada! Mas esta situação, ainda que auspiciosa, nos apresenta um outro embaraço: aonde ela será reinstalada?”

No entendimento de José Antônio, “a portada, por justiça e por sapiência, deveria e mereceria ser recolocada como um símbolo no local exato onde existiu a igreja que foi demolida; se isto não for possível, deveria ficar o mais próximo possível do lugar de onde ela nunca deveria de ter saído, na praça recém-reformada”.

* Algumas ponderações sobre o processo de recuperação da portada da primitiva Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - http://patriamineira.com.br/ver_pdf.php?id_noticia=1200&id=3

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário